Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calderón, Adolfo-Ignacio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borges, Regilson Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49888
Resumo: The article approaches the confrontation between the State of São Paulo government and the three universities of São Paulo, about teacher education, in higher education courses, as a result of deliberation no. 111/2012, which forced them to adopt, in the curricular matrices, a more practical and less theoretical dimension. For this purpose, documentary analysis of legislation and manifestations produced by the various involved actors was carried out, as well as analysis of the testimonies of representative actors, in the light of the paradigms of consensus and conflict. It was observed a highly polarized scenario, epistemic community with corporatist nuances and relativization of university autonomy.
id UFLA_ced46ba6bcf0617348b200b0e3cd6df2
oai_identifier_str oai:localhost:1/49888
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010Formação de professoresEducação básicaPolíticas educacionaisTeacher trainingBasic educationEducational policiesThe article approaches the confrontation between the State of São Paulo government and the three universities of São Paulo, about teacher education, in higher education courses, as a result of deliberation no. 111/2012, which forced them to adopt, in the curricular matrices, a more practical and less theoretical dimension. For this purpose, documentary analysis of legislation and manifestations produced by the various involved actors was carried out, as well as analysis of the testimonies of representative actors, in the light of the paradigms of consensus and conflict. It was observed a highly polarized scenario, epistemic community with corporatist nuances and relativization of university autonomy.Aborda-se o confronto entre o governo do Estado de São Paulo e as três universidades paulistas, em torno da formação de professores, em nível superior, em decorrência da deliberação n° 111/2012, que as obrigou a adotarem, nas matrizes curriculares, uma dimensão mais prática e menos teórica. Para tanto, analisaram-se documentos e depoimentos de atores representativos. Constatou-se cenário altamente polarizado, comunidade epistêmica com matizes corporativistas e relativização da autonomia universitária.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-05-06T21:33:37Z2022-05-06T21:33:37Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 132-157, jan./abr. 2021. DOI: 10.21573/vol37n12021.105106.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49888Revista Brasileira de Política e Administração da Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCalderón, Adolfo-IgnacioBorges, Regilson Macielpor2022-05-06T21:33:38Zoai:localhost:1/49888Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-05-06T21:33:38Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010
title Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010
spellingShingle Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010
Calderón, Adolfo-Ignacio
Formação de professores
Educação básica
Políticas educacionais
Teacher training
Basic education
Educational policies
title_short Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010
title_full Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010
title_fullStr Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010
title_full_unstemmed Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010
title_sort Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010
author Calderón, Adolfo-Ignacio
author_facet Calderón, Adolfo-Ignacio
Borges, Regilson Maciel
author_role author
author2 Borges, Regilson Maciel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calderón, Adolfo-Ignacio
Borges, Regilson Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação básica
Políticas educacionais
Teacher training
Basic education
Educational policies
topic Formação de professores
Educação básica
Políticas educacionais
Teacher training
Basic education
Educational policies
description The article approaches the confrontation between the State of São Paulo government and the three universities of São Paulo, about teacher education, in higher education courses, as a result of deliberation no. 111/2012, which forced them to adopt, in the curricular matrices, a more practical and less theoretical dimension. For this purpose, documentary analysis of legislation and manifestations produced by the various involved actors was carried out, as well as analysis of the testimonies of representative actors, in the light of the paradigms of consensus and conflict. It was observed a highly polarized scenario, epistemic community with corporatist nuances and relativization of university autonomy.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-06T21:33:37Z
2022-05-06T21:33:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 132-157, jan./abr. 2021. DOI: 10.21573/vol37n12021.105106.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49888
identifier_str_mv CALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 132-157, jan./abr. 2021. DOI: 10.21573/vol37n12021.105106.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784549979600191488