Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49888 |
Resumo: | The article approaches the confrontation between the State of São Paulo government and the three universities of São Paulo, about teacher education, in higher education courses, as a result of deliberation no. 111/2012, which forced them to adopt, in the curricular matrices, a more practical and less theoretical dimension. For this purpose, documentary analysis of legislation and manifestations produced by the various involved actors was carried out, as well as analysis of the testimonies of representative actors, in the light of the paradigms of consensus and conflict. It was observed a highly polarized scenario, epistemic community with corporatist nuances and relativization of university autonomy. |
id |
UFLA_ced46ba6bcf0617348b200b0e3cd6df2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/49888 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010Formação de professoresEducação básicaPolíticas educacionaisTeacher trainingBasic educationEducational policiesThe article approaches the confrontation between the State of São Paulo government and the three universities of São Paulo, about teacher education, in higher education courses, as a result of deliberation no. 111/2012, which forced them to adopt, in the curricular matrices, a more practical and less theoretical dimension. For this purpose, documentary analysis of legislation and manifestations produced by the various involved actors was carried out, as well as analysis of the testimonies of representative actors, in the light of the paradigms of consensus and conflict. It was observed a highly polarized scenario, epistemic community with corporatist nuances and relativization of university autonomy.Aborda-se o confronto entre o governo do Estado de São Paulo e as três universidades paulistas, em torno da formação de professores, em nível superior, em decorrência da deliberação n° 111/2012, que as obrigou a adotarem, nas matrizes curriculares, uma dimensão mais prática e menos teórica. Para tanto, analisaram-se documentos e depoimentos de atores representativos. Constatou-se cenário altamente polarizado, comunidade epistêmica com matizes corporativistas e relativização da autonomia universitária.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-05-06T21:33:37Z2022-05-06T21:33:37Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 132-157, jan./abr. 2021. DOI: 10.21573/vol37n12021.105106.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49888Revista Brasileira de Política e Administração da Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCalderón, Adolfo-IgnacioBorges, Regilson Macielpor2022-05-06T21:33:38Zoai:localhost:1/49888Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-05-06T21:33:38Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010 |
title |
Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010 |
spellingShingle |
Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010 Calderón, Adolfo-Ignacio Formação de professores Educação básica Políticas educacionais Teacher training Basic education Educational policies |
title_short |
Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010 |
title_full |
Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010 |
title_fullStr |
Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010 |
title_full_unstemmed |
Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010 |
title_sort |
Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010 |
author |
Calderón, Adolfo-Ignacio |
author_facet |
Calderón, Adolfo-Ignacio Borges, Regilson Maciel |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Regilson Maciel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calderón, Adolfo-Ignacio Borges, Regilson Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação básica Políticas educacionais Teacher training Basic education Educational policies |
topic |
Formação de professores Educação básica Políticas educacionais Teacher training Basic education Educational policies |
description |
The article approaches the confrontation between the State of São Paulo government and the three universities of São Paulo, about teacher education, in higher education courses, as a result of deliberation no. 111/2012, which forced them to adopt, in the curricular matrices, a more practical and less theoretical dimension. For this purpose, documentary analysis of legislation and manifestations produced by the various involved actors was carried out, as well as analysis of the testimonies of representative actors, in the light of the paradigms of consensus and conflict. It was observed a highly polarized scenario, epistemic community with corporatist nuances and relativization of university autonomy. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-05-06T21:33:37Z 2022-05-06T21:33:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 132-157, jan./abr. 2021. DOI: 10.21573/vol37n12021.105106. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49888 |
identifier_str_mv |
CALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 132-157, jan./abr. 2021. DOI: 10.21573/vol37n12021.105106. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1784549979600191488 |