Para além dos limites dos jogos eletrônicos: ampliando as possibilidades educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Yves de Andrade e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29002
Resumo: In this work we briefly present the concept of Game, followed by the the history of Videogames. Posteriorly, we present a quantitative analysis of the academic works published in CAPES platform, searched by the keywords "Eletronic Game" and "Videogame". Thus, we demonstrate the number of productions related to the referred terms and the main scientific areas which addressed about the issue. From this, our objective consisted in elaborate the following categorization: Videogames as impossibility: The violence and consumption/alienation through the Culture Industry, based on the theoretical reference of Psychoanalysis and the Critical Theory; and the Educational Possibilities of the Videogames: Musicality, symbol, Ritual and Ethic, taking us on basis of the theoretical reference of Phenomenology of Husserl (1980) and, still, appealing to the Adornian method of the constellation of concepts, present in his work Negative Dialetics (ADORNO, 2009). In this sense, our intent was to make explicit that the Videogames include themselves, while object, the educative potentiality, which can be subjectively signified as positives in relation to subject and object.
id UFLA_d5ad36550f067fc3265451e48c13e02a
oai_identifier_str oai:localhost:1/29002
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Para além dos limites dos jogos eletrônicos: ampliando as possibilidades educacionaisBeyond the Limits of Videogames: Expanding Educacional PossibilitiesJogo eletrônicoVideogameEducaçãoIndústria culturalFenomenologiaEletronic gameVideogameEducationCulture industryPhenomenologyEducaçãoIn this work we briefly present the concept of Game, followed by the the history of Videogames. Posteriorly, we present a quantitative analysis of the academic works published in CAPES platform, searched by the keywords "Eletronic Game" and "Videogame". Thus, we demonstrate the number of productions related to the referred terms and the main scientific areas which addressed about the issue. From this, our objective consisted in elaborate the following categorization: Videogames as impossibility: The violence and consumption/alienation through the Culture Industry, based on the theoretical reference of Psychoanalysis and the Critical Theory; and the Educational Possibilities of the Videogames: Musicality, symbol, Ritual and Ethic, taking us on basis of the theoretical reference of Phenomenology of Husserl (1980) and, still, appealing to the Adornian method of the constellation of concepts, present in his work Negative Dialetics (ADORNO, 2009). In this sense, our intent was to make explicit that the Videogames include themselves, while object, the educative potentiality, which can be subjectively signified as positives in relation to subject and object.Neste trabalho apresentamos brevemente o conceito de Jogo, seguido da História dos Jogos Eletrônicos. Posteriormente, apresentamos uma análise quantitativa dos trabalhos acadêmicos publicados na Plataforma CAPES, encontrados com as palavras chave “Jogo Eletrônico” e “Videogame”. Desse modo, demonstramos o número de produções em relação aos referidos termos e as principais áreas científicas as quais se debruçaram sobre o assunto. A partir disso, nosso objetivo consistiu em elaborar a seguinte categorização: Jogos Eletrônicos como Impossibilidade: A Violência e o Consumo/Alienação através da Indústria Cultural, partindo do referencial teórico da Psicanálise e da Teoria Crítica; e as Possibilidades Educacionais dos Jogos Eletrônicos: Musicalidade, Símbolo, Ritual e Ética, utilizando-nos do referencial teórico da Fenomenologia de Husserl (1980) e, ainda, recorrendo ao método adorniano da constelação dos conceitos, presente em sua obra Dialética Negativa (ADORNO, 2009). Assim, nosso intuito foi sugerir que os Jogos Eletrônicos incluem em si, enquanto objeto, a potencialidade educativa, que podem ser subjetivamente significadas como positivas na relação do sujeito com o objeto.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em EducaçãoUFLAbrasilDepartamento de EducaçãoReis, Fábio Pinto Gonçalves dosCarneiro, Kleber TüxenScaglia, Alcides JoseTeixeira, Yves de Andrade e2018-04-10T12:35:30Z2018-04-10T12:35:30Z2018-04-102017-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Y. de A. e. Para além dos limites dos jogos eletrônicos: ampliando as possibilidades educacionais. 2018. 114 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2019-04-30T19:45:46Zoai:localhost:1/29002Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-04-30T19:45:46Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além dos limites dos jogos eletrônicos: ampliando as possibilidades educacionais
Beyond the Limits of Videogames: Expanding Educacional Possibilities
title Para além dos limites dos jogos eletrônicos: ampliando as possibilidades educacionais
spellingShingle Para além dos limites dos jogos eletrônicos: ampliando as possibilidades educacionais
Teixeira, Yves de Andrade e
Jogo eletrônico
Videogame
Educação
Indústria cultural
Fenomenologia
Eletronic game
Videogame
Education
Culture industry
Phenomenology
Educação
title_short Para além dos limites dos jogos eletrônicos: ampliando as possibilidades educacionais
title_full Para além dos limites dos jogos eletrônicos: ampliando as possibilidades educacionais
title_fullStr Para além dos limites dos jogos eletrônicos: ampliando as possibilidades educacionais
title_full_unstemmed Para além dos limites dos jogos eletrônicos: ampliando as possibilidades educacionais
title_sort Para além dos limites dos jogos eletrônicos: ampliando as possibilidades educacionais
author Teixeira, Yves de Andrade e
author_facet Teixeira, Yves de Andrade e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
Carneiro, Kleber Tüxen
Scaglia, Alcides Jose
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Yves de Andrade e
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo eletrônico
Videogame
Educação
Indústria cultural
Fenomenologia
Eletronic game
Videogame
Education
Culture industry
Phenomenology
Educação
topic Jogo eletrônico
Videogame
Educação
Indústria cultural
Fenomenologia
Eletronic game
Videogame
Education
Culture industry
Phenomenology
Educação
description In this work we briefly present the concept of Game, followed by the the history of Videogames. Posteriorly, we present a quantitative analysis of the academic works published in CAPES platform, searched by the keywords "Eletronic Game" and "Videogame". Thus, we demonstrate the number of productions related to the referred terms and the main scientific areas which addressed about the issue. From this, our objective consisted in elaborate the following categorization: Videogames as impossibility: The violence and consumption/alienation through the Culture Industry, based on the theoretical reference of Psychoanalysis and the Critical Theory; and the Educational Possibilities of the Videogames: Musicality, symbol, Ritual and Ethic, taking us on basis of the theoretical reference of Phenomenology of Husserl (1980) and, still, appealing to the Adornian method of the constellation of concepts, present in his work Negative Dialetics (ADORNO, 2009). In this sense, our intent was to make explicit that the Videogames include themselves, while object, the educative potentiality, which can be subjectively signified as positives in relation to subject and object.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-29
2018-04-10T12:35:30Z
2018-04-10T12:35:30Z
2018-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Y. de A. e. Para além dos limites dos jogos eletrônicos: ampliando as possibilidades educacionais. 2018. 114 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29002
identifier_str_mv TEIXEIRA, Y. de A. e. Para além dos limites dos jogos eletrônicos: ampliando as possibilidades educacionais. 2018. 114 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835070228070400