O lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar para jovens do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Henrique Luis Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172139
Resumo: Como parte importante da cultura de diversos jovens no contexto social atual, os Jogos Eletrônicos (JE) são apontados por estudos como pertencentes ao conteúdo da Educação Física Escolar. A presente pesquisa tem como objetivo compreender a aplicabilidade dos Jogos Eletrônicos na Educação Física Escolar, a partir das manifestações dos estudantes do ensino médio. Os dados aqui apresentados e discutidos surgiram das manifestações de 8 estudantes do ensino médio de uma escola de Porto Alegre / RS. Através de entrevista semiestruturada, esta pesquisa qualitativa buscou entender a visão dos alunos entrevistados sobre o lugar dos JE nas aulas de Educação Física. A análise das entrevistas mostrou que a ideia de utilizar os JE na Educação Física é plausível para os estudantes, por apresentar algo novo que pode contribuir com a motivação dos mesmos em participar mais das aulas. Como estratégia metodológica para se atingir objetivos pertinentes à Cultura Corporal de Movimento, os JE podem vir a ser um diferencial no processo de ensino e aprendizagem, encaixando-se adequadamente no contexto da cibercultura.
id UFRGS-2_157750d59e4d310c5ed1b1b02a5033db
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172139
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Henrique Luis RibeiroBossle, Fabiano2018-01-24T02:30:57Z2017http://hdl.handle.net/10183/172139001057239Como parte importante da cultura de diversos jovens no contexto social atual, os Jogos Eletrônicos (JE) são apontados por estudos como pertencentes ao conteúdo da Educação Física Escolar. A presente pesquisa tem como objetivo compreender a aplicabilidade dos Jogos Eletrônicos na Educação Física Escolar, a partir das manifestações dos estudantes do ensino médio. Os dados aqui apresentados e discutidos surgiram das manifestações de 8 estudantes do ensino médio de uma escola de Porto Alegre / RS. Através de entrevista semiestruturada, esta pesquisa qualitativa buscou entender a visão dos alunos entrevistados sobre o lugar dos JE nas aulas de Educação Física. A análise das entrevistas mostrou que a ideia de utilizar os JE na Educação Física é plausível para os estudantes, por apresentar algo novo que pode contribuir com a motivação dos mesmos em participar mais das aulas. Como estratégia metodológica para se atingir objetivos pertinentes à Cultura Corporal de Movimento, os JE podem vir a ser um diferencial no processo de ensino e aprendizagem, encaixando-se adequadamente no contexto da cibercultura.As an important part of the culture of several young people in the current social context, Electronic Games (EG) are pointed out by studies as an integral part of the range of contents of Physical School Education. The present research has the objective to analyze the applicability of Electronic Games in Physical School Education, based on the manifestations of high school students. The data here presented and discussed came from the manifestations of 8 high school students from a school in Porto Alegre / RS. Through a semi-structured interview, this qualitative research sought to understand the vision of the students interviewed about the place of the EG in the classes of Physical Education (PE). An analysis of the manifestations presented during the interviews showed that the idea of using EG in Physical Education is plausible for students because it presents something new that can contribute to their motivation to participate more in class. As a methodological strategy to achieve the objectives pertinent to Movement Body Culture, the EG can become a differential in teaching and learning process, fitting appropriately in the context of cyberculture.application/pdfporEducação físicaEnsino médioJogos eletrônicosCiberculturaPhysics educationHigh schoolEletronic gamesVideogamesCybercultureO lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar para jovens do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057239.pdf001057239.pdfTexto completoapplication/pdf497811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172139/1/001057239.pdf0b8952ceb5509d2c1260d050c004580eMD51TEXT001057239.pdf.txt001057239.pdf.txtExtracted Texttext/plain52353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172139/2/001057239.pdf.txtcc66f9c9c1560b682c98e338d3799e36MD52THUMBNAIL001057239.pdf.jpg001057239.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172139/3/001057239.pdf.jpgc6b9d305a453bb359e3837a2265a7cf2MD5310183/1721392022-06-29 04:42:17.480989oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172139Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-29T07:42:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar para jovens do ensino médio
title O lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar para jovens do ensino médio
spellingShingle O lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar para jovens do ensino médio
Machado, Henrique Luis Ribeiro
Educação física
Ensino médio
Jogos eletrônicos
Cibercultura
Physics education
High school
Eletronic games
Videogames
Cyberculture
title_short O lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar para jovens do ensino médio
title_full O lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar para jovens do ensino médio
title_fullStr O lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar para jovens do ensino médio
title_full_unstemmed O lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar para jovens do ensino médio
title_sort O lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar para jovens do ensino médio
author Machado, Henrique Luis Ribeiro
author_facet Machado, Henrique Luis Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Henrique Luis Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bossle, Fabiano
contributor_str_mv Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino médio
Jogos eletrônicos
Cibercultura
topic Educação física
Ensino médio
Jogos eletrônicos
Cibercultura
Physics education
High school
Eletronic games
Videogames
Cyberculture
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics education
High school
Eletronic games
Videogames
Cyberculture
description Como parte importante da cultura de diversos jovens no contexto social atual, os Jogos Eletrônicos (JE) são apontados por estudos como pertencentes ao conteúdo da Educação Física Escolar. A presente pesquisa tem como objetivo compreender a aplicabilidade dos Jogos Eletrônicos na Educação Física Escolar, a partir das manifestações dos estudantes do ensino médio. Os dados aqui apresentados e discutidos surgiram das manifestações de 8 estudantes do ensino médio de uma escola de Porto Alegre / RS. Através de entrevista semiestruturada, esta pesquisa qualitativa buscou entender a visão dos alunos entrevistados sobre o lugar dos JE nas aulas de Educação Física. A análise das entrevistas mostrou que a ideia de utilizar os JE na Educação Física é plausível para os estudantes, por apresentar algo novo que pode contribuir com a motivação dos mesmos em participar mais das aulas. Como estratégia metodológica para se atingir objetivos pertinentes à Cultura Corporal de Movimento, os JE podem vir a ser um diferencial no processo de ensino e aprendizagem, encaixando-se adequadamente no contexto da cibercultura.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-24T02:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172139
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001057239
url http://hdl.handle.net/10183/172139
identifier_str_mv 001057239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172139/1/001057239.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172139/2/001057239.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172139/3/001057239.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b8952ceb5509d2c1260d050c004580e
cc66f9c9c1560b682c98e338d3799e36
c6b9d305a453bb359e3837a2265a7cf2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224542523228160