Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Maria Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Vânia Machado dos, Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1134
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33708
Resumo: Mathematics should be seen by the student as a knowledge of its reasoning, its expressive power, his aesthetic sensibility and his imagination, hence the importance of games in mathematical literacy. They have elements of playfulness, the challenge that attract and delight children and promote a more significant learning. Thus, this study aims to explore the influence of games as facilitators of learning in mathematics literacy, given that education through games has become a methodological strategy of extensive research, used and discussed on various aspects. There is no teaching without learning to occur, and this happens by processing, facilitating action by the teacher in the pursuit of knowledge your student process. So the game is gaining ground as an ideal learning tool, in that it proposes to stimulate student interest.
id UFLA_d670a3ac0444d08467f790b2b49d962c
oai_identifier_str oai:localhost:1/33708
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemáticaThe games as learning tools in math literacyAlfabetização matemáticaLudicidadeAprendizagemJogos lúdicosMathematical literacyLearningPlayfulnessMathematics should be seen by the student as a knowledge of its reasoning, its expressive power, his aesthetic sensibility and his imagination, hence the importance of games in mathematical literacy. They have elements of playfulness, the challenge that attract and delight children and promote a more significant learning. Thus, this study aims to explore the influence of games as facilitators of learning in mathematics literacy, given that education through games has become a methodological strategy of extensive research, used and discussed on various aspects. There is no teaching without learning to occur, and this happens by processing, facilitating action by the teacher in the pursuit of knowledge your student process. So the game is gaining ground as an ideal learning tool, in that it proposes to stimulate student interest.A Matemática deve ser vista pelo aluno como um conhecimento do seu raciocínio, de sua capacidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação, daí a importância dos jogos na alfabetização matemática. Eles apresentam elementos de ludicidade, de desafio que atraem e encantam as crianças além de promover uma aprendizagem mais significativa. Sendo assim, a partir deste relato de experiência pretendese refletir sobre a influência dos jogos como auxiliadores no processo de aprendizagem na alfabetização matemática, tendo em vista que, a educação por meio de jogos tem se tornado uma estratégia metodológica bastante pesquisada, utilizada e abordada sobre vários aspectos. Não existe ensino sem que ocorra a aprendizagem e, esta, acontece pela transformação, pela ação mediadora do professor no processo de busca do conhecimento do seu aluno. Assim, o jogo ganha espaço como ferramenta ideal de aprendizagem, na medida em que propõe estímulo ao interesse do aluno.Universidade Federal de São Carlos2019-04-23T13:31:46Z2019-04-23T13:31:46Z2018-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSILVA, A. M. F.; SANTOS, V. M. dos; GOULART, I. do C. V. Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, v. 11, n. 22, jan./jun. 2018.http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1134http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33708Cadernos da Pedagogiareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLASilva, Ana Maria FerreiraSantos, Vânia Machado dosGoulart, Ilsa do Carmo Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-23T13:31:47Zoai:localhost:1/33708Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-04-23T13:31:47Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática
The games as learning tools in math literacy
title Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática
spellingShingle Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática
Silva, Ana Maria Ferreira
Alfabetização matemática
Ludicidade
Aprendizagem
Jogos lúdicos
Mathematical literacy
Learning
Playfulness
title_short Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática
title_full Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática
title_fullStr Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática
title_full_unstemmed Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática
title_sort Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática
author Silva, Ana Maria Ferreira
author_facet Silva, Ana Maria Ferreira
Santos, Vânia Machado dos
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
author_role author
author2 Santos, Vânia Machado dos
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Maria Ferreira
Santos, Vânia Machado dos
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização matemática
Ludicidade
Aprendizagem
Jogos lúdicos
Mathematical literacy
Learning
Playfulness
topic Alfabetização matemática
Ludicidade
Aprendizagem
Jogos lúdicos
Mathematical literacy
Learning
Playfulness
description Mathematics should be seen by the student as a knowledge of its reasoning, its expressive power, his aesthetic sensibility and his imagination, hence the importance of games in mathematical literacy. They have elements of playfulness, the challenge that attract and delight children and promote a more significant learning. Thus, this study aims to explore the influence of games as facilitators of learning in mathematics literacy, given that education through games has become a methodological strategy of extensive research, used and discussed on various aspects. There is no teaching without learning to occur, and this happens by processing, facilitating action by the teacher in the pursuit of knowledge your student process. So the game is gaining ground as an ideal learning tool, in that it proposes to stimulate student interest.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01
2019-04-23T13:31:46Z
2019-04-23T13:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, A. M. F.; SANTOS, V. M. dos; GOULART, I. do C. V. Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, v. 11, n. 22, jan./jun. 2018.
http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1134
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33708
identifier_str_mv SILVA, A. M. F.; SANTOS, V. M. dos; GOULART, I. do C. V. Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, v. 11, n. 22, jan./jun. 2018.
url http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1134
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos da Pedagogia
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439067087634432