Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Tania Regina de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Casais, Allysson Augusto Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39845
Resumo: This article discusses the construction of language teachers identity, based on an autobiography written by a teacher of English, former immigrant in the U.S.A. The focus, through qualitative analysis, is on personal struggles experienced while learning English and trying to fit in the foreign culture, and the meanings construed in initial teaching experiences. Discussions on the intricate nature of language teacher identity (Barkhuizen, 2017) and the role of agency in personal development (Lantolf and Thorne, 2006) underlie the study. The narrative is also linguistically analyzed according to the system of Appraisal. Results reveal the relevance of emotions in identity development.
id UFLA_e794cf5cbd855a108eae6c2b214b39d2
oai_identifier_str oai:localhost:1/39845
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigranteIdentity construction in the process of learning language and culture in an immigrant autobiographyIdentidade docenteProfessor de línguasAutobiografiasAvaliatividadeTeacher identityLanguage teacherAutobiographiesAppraisalThis article discusses the construction of language teachers identity, based on an autobiography written by a teacher of English, former immigrant in the U.S.A. The focus, through qualitative analysis, is on personal struggles experienced while learning English and trying to fit in the foreign culture, and the meanings construed in initial teaching experiences. Discussions on the intricate nature of language teacher identity (Barkhuizen, 2017) and the role of agency in personal development (Lantolf and Thorne, 2006) underlie the study. The narrative is also linguistically analyzed according to the system of Appraisal. Results reveal the relevance of emotions in identity development.Este artigo discute o processo de construção identitária do docente de línguas, partindo de autobiografia de um professor de inglês, ex-imigrante nos E.U.A. Dentro de enquadre qualitativo, enfoca embates pessoais vivenciados durante a aprendizagem do inglês e de inserção na cultura estadunidense, bem como significações construídas em experiências docentes iniciais. Sustentam o estudo conceituações sobre a intricada natureza da identidade do professor de línguas (Barkhuizen, 2017) e o papel da agência para o desenvolvimento pessoal (Lantolf e Thorne, 2006). A narrativa é, ainda, analisada linguisticamente com base no Sistema de Avaliatividade. Resultados apontam o protagonismo das emoções na constituição identitária.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP2020-04-06T18:14:14Z2020-04-06T18:14:14Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROMERO, T. R. de S.; CASAIS, A. A. S. Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante. DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 1-28, dez. 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39845DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicadareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRomero, Tania Regina de SouzaCasais, Allysson Augusto Silvapor2023-05-08T13:06:09Zoai:localhost:1/39845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:06:09Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante
Identity construction in the process of learning language and culture in an immigrant autobiography
title Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante
spellingShingle Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante
Romero, Tania Regina de Souza
Identidade docente
Professor de línguas
Autobiografias
Avaliatividade
Teacher identity
Language teacher
Autobiographies
Appraisal
title_short Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante
title_full Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante
title_fullStr Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante
title_full_unstemmed Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante
title_sort Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante
author Romero, Tania Regina de Souza
author_facet Romero, Tania Regina de Souza
Casais, Allysson Augusto Silva
author_role author
author2 Casais, Allysson Augusto Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
Casais, Allysson Augusto Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade docente
Professor de línguas
Autobiografias
Avaliatividade
Teacher identity
Language teacher
Autobiographies
Appraisal
topic Identidade docente
Professor de línguas
Autobiografias
Avaliatividade
Teacher identity
Language teacher
Autobiographies
Appraisal
description This article discusses the construction of language teachers identity, based on an autobiography written by a teacher of English, former immigrant in the U.S.A. The focus, through qualitative analysis, is on personal struggles experienced while learning English and trying to fit in the foreign culture, and the meanings construed in initial teaching experiences. Discussions on the intricate nature of language teacher identity (Barkhuizen, 2017) and the role of agency in personal development (Lantolf and Thorne, 2006) underlie the study. The narrative is also linguistically analyzed according to the system of Appraisal. Results reveal the relevance of emotions in identity development.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2020-04-06T18:14:14Z
2020-04-06T18:14:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROMERO, T. R. de S.; CASAIS, A. A. S. Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante. DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 1-28, dez. 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39845
identifier_str_mv ROMERO, T. R. de S.; CASAIS, A. A. S. Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante. DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 1-28, dez. 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835150600372224