Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39845 |
Resumo: | This article discusses the construction of language teachers identity, based on an autobiography written by a teacher of English, former immigrant in the U.S.A. The focus, through qualitative analysis, is on personal struggles experienced while learning English and trying to fit in the foreign culture, and the meanings construed in initial teaching experiences. Discussions on the intricate nature of language teacher identity (Barkhuizen, 2017) and the role of agency in personal development (Lantolf and Thorne, 2006) underlie the study. The narrative is also linguistically analyzed according to the system of Appraisal. Results reveal the relevance of emotions in identity development. |
id |
UFLA_e794cf5cbd855a108eae6c2b214b39d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/39845 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigranteIdentity construction in the process of learning language and culture in an immigrant autobiographyIdentidade docenteProfessor de línguasAutobiografiasAvaliatividadeTeacher identityLanguage teacherAutobiographiesAppraisalThis article discusses the construction of language teachers identity, based on an autobiography written by a teacher of English, former immigrant in the U.S.A. The focus, through qualitative analysis, is on personal struggles experienced while learning English and trying to fit in the foreign culture, and the meanings construed in initial teaching experiences. Discussions on the intricate nature of language teacher identity (Barkhuizen, 2017) and the role of agency in personal development (Lantolf and Thorne, 2006) underlie the study. The narrative is also linguistically analyzed according to the system of Appraisal. Results reveal the relevance of emotions in identity development.Este artigo discute o processo de construção identitária do docente de línguas, partindo de autobiografia de um professor de inglês, ex-imigrante nos E.U.A. Dentro de enquadre qualitativo, enfoca embates pessoais vivenciados durante a aprendizagem do inglês e de inserção na cultura estadunidense, bem como significações construídas em experiências docentes iniciais. Sustentam o estudo conceituações sobre a intricada natureza da identidade do professor de línguas (Barkhuizen, 2017) e o papel da agência para o desenvolvimento pessoal (Lantolf e Thorne, 2006). A narrativa é, ainda, analisada linguisticamente com base no Sistema de Avaliatividade. Resultados apontam o protagonismo das emoções na constituição identitária.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP2020-04-06T18:14:14Z2020-04-06T18:14:14Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROMERO, T. R. de S.; CASAIS, A. A. S. Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante. DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 1-28, dez. 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39845DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicadareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRomero, Tania Regina de SouzaCasais, Allysson Augusto Silvapor2023-05-08T13:06:09Zoai:localhost:1/39845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:06:09Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante Identity construction in the process of learning language and culture in an immigrant autobiography |
title |
Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante |
spellingShingle |
Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante Romero, Tania Regina de Souza Identidade docente Professor de línguas Autobiografias Avaliatividade Teacher identity Language teacher Autobiographies Appraisal |
title_short |
Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante |
title_full |
Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante |
title_fullStr |
Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante |
title_full_unstemmed |
Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante |
title_sort |
Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante |
author |
Romero, Tania Regina de Souza |
author_facet |
Romero, Tania Regina de Souza Casais, Allysson Augusto Silva |
author_role |
author |
author2 |
Casais, Allysson Augusto Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romero, Tania Regina de Souza Casais, Allysson Augusto Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade docente Professor de línguas Autobiografias Avaliatividade Teacher identity Language teacher Autobiographies Appraisal |
topic |
Identidade docente Professor de línguas Autobiografias Avaliatividade Teacher identity Language teacher Autobiographies Appraisal |
description |
This article discusses the construction of language teachers identity, based on an autobiography written by a teacher of English, former immigrant in the U.S.A. The focus, through qualitative analysis, is on personal struggles experienced while learning English and trying to fit in the foreign culture, and the meanings construed in initial teaching experiences. Discussions on the intricate nature of language teacher identity (Barkhuizen, 2017) and the role of agency in personal development (Lantolf and Thorne, 2006) underlie the study. The narrative is also linguistically analyzed according to the system of Appraisal. Results reveal the relevance of emotions in identity development. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2020-04-06T18:14:14Z 2020-04-06T18:14:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROMERO, T. R. de S.; CASAIS, A. A. S. Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante. DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 1-28, dez. 2019. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39845 |
identifier_str_mv |
ROMERO, T. R. de S.; CASAIS, A. A. S. Construção identitária no processo de aprendizagem de língua e cultura em autobiografia de imigrante. DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 1-28, dez. 2019. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439182669021184 |