Democratização ou manutenção de privilégios nas instituições de ensino superior: o caso dos cursos noturnos em uma universidade federal.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40067 |
Resumo: | O acesso ao ensino superior público no Brasil sempre foi permeado por exclusões e desigualdades de acesso. De acordo com a tipologia utilizada na teoria de Bourdieu, o ensino superior se tornam espaços naturais para as classes superiores e médias de acordo com os habitus e capitais cultural, social e econômico. Já para as classes populares a exclusão e o não acesso se tornaram naturalizadas pelo distanciamento do capital adquirido por elas no decorrer de sua trajetória. Como diminuição desse sistema excludente, o ensino superior noturno se torna um fator importante para a diminuição das desigualdades educacionais, ao possibilitar que diversas classes sociais continuem a sua trajetória educacional, podendo conciliar o estudo ao trabalho. O papel do Estado, neste sentido, se torna fundamental para criar políticas públicas que impulsionem uma educação pública democrática. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI criado em 2007, veio ao encontro dessa necessidade de tornar a educação superior pública possível para classes populares que até então não tinham o direito a continuação da trajetória escolar garantido. Entre diversas ações possibilitadas pelo programa, uma foi a abertura de cursos noturnos no ensino superior público. O objetivo deste trabalho, portanto, foi analisar se, por meio da implementação dos cursos noturnos em uma universidade federal do interior de Minas Gerais, houve maior democratização de acesso à formação em nível superior. Para tanto, foi disponibilizado um questionário online para a participação dos estudantes dos quatro cursos criados pelo REUNI na IES estudada (Direito, Física, Matemática e Sistemas da Informação). A partir das análises teóricas e dos resultados obtidos pelas falas dos respondentes, traçamos uma reflexão de até que ponto foi democratizado o acesso ao ensino superior e de como se dá a permanência dos estudantes de classes populares no ensino superior público brasileiro, entendendo que há outros fatores relacionados à ruptura do processo democrático educacional, além da ausência do Estado na garantia desse direito. Através das análises identificamos que um desses fatores se dá na manutenção de privilégios de classes superiores e médias no ensino superior, através do funcionamento do sistema de ensino de forma exclusória que garante trajetórias educacionais distintas dos estudantes, desta maneira, a expansão democrática se faz limitante, é necessário ir além da abertura de vagas e propiciar possibilidades de permanência no ensino superior para os mais diversos estudantes que compõem esses espaços, garantindo assim um acesso democrático e irrestrito. |
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