Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentício
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/348 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9134 |
Resumo: | This study aimed to analyze aspects that influence the exporter behavior of the Brazilian company of food sector located in the Minas Gerais State, concerning the theory about the motivational and strategic aspects of internationalization of the firm. It is admitted that such aspects are connected and reveal the way of the international activities are being developed in different foreign markets. The paper can be characterized as a case study that used the semi-structured interview as the main technique to data collection. The sampling of the research was composed by directors of the Brazilian exporting company and the trading company in charge of exporting activities of the company researched. The results showed that in spite of the exporting company revealing beliefs with the possibility to obtain profit with the international business, that aspect does not seem lined up to very important organizational factors to the exporting performance, for example, international experience, resources commitment and international marketing strategies |
id |
UFLA_ec40188f375d0b779d312814fe694c12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/9134 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentícioMotivational and strategical determinants of the exporting behavior of a Minas Gerais state company in the food sectorInternacionalizaçãoNegócios internacionaisComportamento exportadorMotivação internacionalProcesso de formação estratégicaInternationalizationInternational businessExporter behaviorInternational motivationProcess of strategy formationThis study aimed to analyze aspects that influence the exporter behavior of the Brazilian company of food sector located in the Minas Gerais State, concerning the theory about the motivational and strategic aspects of internationalization of the firm. It is admitted that such aspects are connected and reveal the way of the international activities are being developed in different foreign markets. The paper can be characterized as a case study that used the semi-structured interview as the main technique to data collection. The sampling of the research was composed by directors of the Brazilian exporting company and the trading company in charge of exporting activities of the company researched. The results showed that in spite of the exporting company revealing beliefs with the possibility to obtain profit with the international business, that aspect does not seem lined up to very important organizational factors to the exporting performance, for example, international experience, resources commitment and international marketing strategiesObjetivou-se, neste artigo, analisar aspectos facilitadores e dificultadores do comportamento exportador de uma empresa mineira do setor alimentício, tendo em vista a teoria sobre aspectos motivacionais e estratégicos da internacionalização da firma. Reconhece-se que tais aspectos estão interligados e que eles podem revelar o modo como as atividades internacionais são realizadas em diferentes mercados estrangeiros. O artigo pode ser caracterizado como um estudo de caso que utilizou a entrevista semiestruturado como a principal técnica de levantamento de dados. Foram entrevistados dois diretores da empresa exportadora e uma diretora da trading company responsável pelas atividades de exportação da empresa pesquisada. Pelos resultados percebe-se que, apesar da exportadora participante do estudo manifestar aspirações e expectativas gerenciais com a possibilidade de obter lucros com os negócios no exterior, esse aspecto não se mostra alinhado a certas características organizacionais importantes para o desempenho exportador bem sucedido, isto é, experiência internacional, comprometimento de recursos e estratégias de marketing internacional.Organizações Rurais & Agroindustriais2011-09-202015-05-04T13:47:59Z2015-05-04T13:47:59Z2015-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/348MOURA, M. L. C. de; HONÓRIO, L. C. Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentício. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 2, p. 214-226, 2011.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9134Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 13, n. 2 (2011)2238-68901517-3879reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/348/314Moura, Magno Luiz Coelho deHonório, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-15T18:42:27Zoai:localhost:1/9134Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2016-01-15T18:42:27Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentício Motivational and strategical determinants of the exporting behavior of a Minas Gerais state company in the food sector |
title |
Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentício |
spellingShingle |
Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentício Moura, Magno Luiz Coelho de Internacionalização Negócios internacionais Comportamento exportador Motivação internacional Processo de formação estratégica Internationalization International business Exporter behavior International motivation Process of strategy formation |
title_short |
Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentício |
title_full |
Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentício |
title_fullStr |
Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentício |
title_full_unstemmed |
Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentício |
title_sort |
Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentício |
author |
Moura, Magno Luiz Coelho de |
author_facet |
Moura, Magno Luiz Coelho de Honório, Luiz Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Honório, Luiz Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Magno Luiz Coelho de Honório, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Negócios internacionais Comportamento exportador Motivação internacional Processo de formação estratégica Internationalization International business Exporter behavior International motivation Process of strategy formation |
topic |
Internacionalização Negócios internacionais Comportamento exportador Motivação internacional Processo de formação estratégica Internationalization International business Exporter behavior International motivation Process of strategy formation |
description |
This study aimed to analyze aspects that influence the exporter behavior of the Brazilian company of food sector located in the Minas Gerais State, concerning the theory about the motivational and strategic aspects of internationalization of the firm. It is admitted that such aspects are connected and reveal the way of the international activities are being developed in different foreign markets. The paper can be characterized as a case study that used the semi-structured interview as the main technique to data collection. The sampling of the research was composed by directors of the Brazilian exporting company and the trading company in charge of exporting activities of the company researched. The results showed that in spite of the exporting company revealing beliefs with the possibility to obtain profit with the international business, that aspect does not seem lined up to very important organizational factors to the exporting performance, for example, international experience, resources commitment and international marketing strategies |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-20 2015-05-04T13:47:59Z 2015-05-04T13:47:59Z 2015-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/348 MOURA, M. L. C. de; HONÓRIO, L. C. Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentício. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 2, p. 214-226, 2011. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9134 |
url |
http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/348 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9134 |
identifier_str_mv |
MOURA, M. L. C. de; HONÓRIO, L. C. Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentício. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 2, p. 214-226, 2011. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/348/314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Organizações Rurais & Agroindustriais |
publisher.none.fl_str_mv |
Organizações Rurais & Agroindustriais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 13, n. 2 (2011) 2238-6890 1517-3879 reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439369256828928 |