Avaliação de cursos de pós-graduação lato sensu à distância: estudo em uma universidade federal mineira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alessandro Silva de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2010
Resumo: Dinâmica e gestão de cadeias produtivas
id UFLA_ec605809362cb2439860e28a8e388fee
oai_identifier_str oai:localhost:1/2010
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Avaliação de cursos de pós-graduação lato sensu à distância: estudo em uma universidade federal mineiraAssessment of specifically graduate courses lato sensu distance: a study in the federal university of Minas GeraisEducação à distânciaAvaliaçãoAmbiente virtual de aprendizagemPós-graduaçãoDistance educationEvaluationVirtual learning environmentGraduate coursesCNPQ_NÃO_INFORMADODinâmica e gestão de cadeias produtivasA Educação a Distância - EAD é uma realidade nos dias atuais e vem contribuindo para a viabilidade de grandes quantidades de cursos a distância via internet por intermédio de instituições, universidades brasileiras e internacionais. No Brasil essa modalidade está em franco crescimento e consolidação, principalmente no nível superior de ensino e em cursos de pós-graduação. Algumas das razões principais para esse crescimento se deve principalmente por motivos econômicos, pela flexibilidade de tempo e acesso geográfico ao local de aprendizado. Com isso, um bom acompanhamento e avaliação são necessários tanto para o aprimoramento das técnicas e metodologias utilizadas, como também para a consolidação e credibilidade da própria Educação à Distância no Brasil. Assim, o objetivo central dessa pesquisa buscou avaliar os serviços de educação à distância de uma Universidade Federal em Minas Gerais, mais especificamente de cursos de pós-graduação (lato sensu) a distância que utilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA como parte de seu processo educacional por meio da opinião dos alunos. Trata-se assim de uma pesquisa descritiva no qual foi replicada parte de um instrumento de avaliação desenvolvida pelo Institute for Higher Education Policy (IHEP), caracterizado por três dimensões: 1 - Pontos de referência para o processo de ensino e aprendizado, 2 - Pontos de referência sobre a estrutura do curso, 3 - Pontos de referência sobre o suporte disponibilizado para os estudantes . Na análise dos dados foram realizadas medidas de tendência central, frequência, análise de cluster e análise de variância. Diante dos resultados obtidos pôde-se observar que boa parte dos indicadores tiveram altos índices de concordância. Porém, alguns itens foram avaliados negativamente revelando algumas deficiências nos serviços dessa instituição. Sugerindo assim uma melhor análise desses fatores e medidas corretivas para aumentar os indicadores de concordância.Distance Education - DE is a reality today and has contributed to the viability of large amounts of distance learning courses by Internet through institutions and universities here and abroad. In Brazil, this type is rapidly growing and consolidation especially in higher education and graduate courses. Some of the main reasons for this growth is mainly due to economic reasons, the flexibility of time and geographical access to the site of learning. Thus, a good monitoring and evaluation is necessary both for the improvement of techniques and methodologies, as well as to consolidate and credibility of the Distance Education in Brazil. Therefore, the central goal of this research sought to evaluate the services for distance education of a Federal University in Minas Gerais, more specifically graduate courses (lato sensu) the distance using the Virtual Learning Environment - VLE as part of their educational process through the students' opinions. It is therefore a descriptive research was replicated in which part of an evaluation tool developed by the Institute for Higher Education Policy (IHEP), characterized by three dimensions: 1 - Points of reference for the teaching and learning, 2 - Points reference on the course structure, 3 - Points of reference about the support available to students.In the data analysis were measures of central tendency, frequency, cluster analysis and variance analysis. Based on these results it was observed that most of the indicators had high levels of concordance. However, some items were negatively evaluated revealing some deficiencies in the services of that institution. Thus suggesting a better analyze these factors and corrective measures to increase the indicators of concordance.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILSette, Ricardo de SouzaBotelho, DelaneAntonialli, Luiz MarceloOliveira, Alessandro Silva de2014-08-01T22:55:44Z2010-02-122014-08-01T22:55:44Z20102014-08-012010-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, A. S. de. Avaliação de cursos de pós-graduação lato sensu à distância: estudo em uma Universidade Federal Mineira. 2010. 93 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2010info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2015-01-14T18:37:53Zoai:localhost:1/2010Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2015-01-14T18:37:53Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de cursos de pós-graduação lato sensu à distância: estudo em uma universidade federal mineira
Assessment of specifically graduate courses lato sensu distance: a study in the federal university of Minas Gerais
title Avaliação de cursos de pós-graduação lato sensu à distância: estudo em uma universidade federal mineira
spellingShingle Avaliação de cursos de pós-graduação lato sensu à distância: estudo em uma universidade federal mineira
Oliveira, Alessandro Silva de
Educação à distância
Avaliação
Ambiente virtual de aprendizagem
Pós-graduação
Distance education
Evaluation
Virtual learning environment
Graduate courses
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Avaliação de cursos de pós-graduação lato sensu à distância: estudo em uma universidade federal mineira
title_full Avaliação de cursos de pós-graduação lato sensu à distância: estudo em uma universidade federal mineira
title_fullStr Avaliação de cursos de pós-graduação lato sensu à distância: estudo em uma universidade federal mineira
title_full_unstemmed Avaliação de cursos de pós-graduação lato sensu à distância: estudo em uma universidade federal mineira
title_sort Avaliação de cursos de pós-graduação lato sensu à distância: estudo em uma universidade federal mineira
author Oliveira, Alessandro Silva de
author_facet Oliveira, Alessandro Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sette, Ricardo de Souza
Botelho, Delane
Antonialli, Luiz Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alessandro Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância
Avaliação
Ambiente virtual de aprendizagem
Pós-graduação
Distance education
Evaluation
Virtual learning environment
Graduate courses
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Educação à distância
Avaliação
Ambiente virtual de aprendizagem
Pós-graduação
Distance education
Evaluation
Virtual learning environment
Graduate courses
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Dinâmica e gestão de cadeias produtivas
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-12
2010
2010-02-12
2014-08-01T22:55:44Z
2014-08-01T22:55:44Z
2014-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, A. S. de. Avaliação de cursos de pós-graduação lato sensu à distância: estudo em uma Universidade Federal Mineira. 2010. 93 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2010
identifier_str_mv OLIVEIRA, A. S. de. Avaliação de cursos de pós-graduação lato sensu à distância: estudo em uma Universidade Federal Mineira. 2010. 93 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835186497323008