Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Lívia Maria Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Suart, Rita de Cássia, Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36646
Resumo: Teaching proposals have pointed out the need for teachers mediate knowledge development by students. Therefore, future teachers must experience contexts, methodologies and teaching and learning strategies that can be critically reflected upon. The Oriented Reflection Process is a proposal for pre service teachers to reflect about their experiences during the design and development stages related to future teaching practice. In this sense, this study investigated the contributions of oriented reflection processes by a pre-service chemistry teacher during the implementation and analysis of a class sequence proposed by herself, within the investigative and scientific literacy approach. The results show that the pre-service teacher developed their practice by considering some investigative aspects, which contributed to a more reflective teacher practice.
id UFLA_ed797f9f7a575ece48431a8c29a4435f
oai_identifier_str oai:localhost:1/36646
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexivaTeaching and analysis of a chemistry didactic sequence: contributions for reflective pre-service teacher trainingEnsino de químicaAlfabetização científicaEnsino por investigaçãoFormação inicial de professoresScientific literacyChemistry teachingInvestigative teachingPre-service teacherTeaching proposals have pointed out the need for teachers mediate knowledge development by students. Therefore, future teachers must experience contexts, methodologies and teaching and learning strategies that can be critically reflected upon. The Oriented Reflection Process is a proposal for pre service teachers to reflect about their experiences during the design and development stages related to future teaching practice. In this sense, this study investigated the contributions of oriented reflection processes by a pre-service chemistry teacher during the implementation and analysis of a class sequence proposed by herself, within the investigative and scientific literacy approach. The results show that the pre-service teacher developed their practice by considering some investigative aspects, which contributed to a more reflective teacher practice.As propostas de ensino têm apontado para a necessidade de os professores atuarem como mediadores da construção do conhecimento pelos estudantes. Assim, é preciso inserir os futuros professores em contextos nos quais metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem possam ser criticamente refletidas, e, o Processo de Reflexão Orientada é uma proposta para que os licenciandos experimentem momentos de reflexão durante a elaboração e o desenvolvimento de ações relacionadas à futura prática docente. Neste sentido, este trabalho investigou as contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma licencianda de Química, durante o desenvolvimento e a análise de uma sequência de aulas elaborada por ela, considerando a abordagem investigativa e para a promoção da alfabetização científica. Os resultados mostram que a licencianda conseguiu desenvolver sua prática considerando alguns aspectos investigativos, o que contribuiu para uma formação mais reflexiva.Universidade Estadual Paulista2019-09-05T18:50:52Z2019-09-05T18:50:52Z2017-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, L. M. R.; SUART, R. de C.; MARCONDES, M. E. R. Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, jan./mar. 2017.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36646Ciência & Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Lívia Maria RibeiroSuart, Rita de CássiaMarcondes, Maria Eunice Ribeiropor2019-09-05T18:50:53Zoai:localhost:1/36646Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-09-05T18:50:53Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
Teaching and analysis of a chemistry didactic sequence: contributions for reflective pre-service teacher training
title Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
spellingShingle Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
Rosa, Lívia Maria Ribeiro
Ensino de química
Alfabetização científica
Ensino por investigação
Formação inicial de professores
Scientific literacy
Chemistry teaching
Investigative teaching
Pre-service teacher
title_short Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
title_full Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
title_fullStr Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
title_full_unstemmed Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
title_sort Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
author Rosa, Lívia Maria Ribeiro
author_facet Rosa, Lívia Maria Ribeiro
Suart, Rita de Cássia
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
author_role author
author2 Suart, Rita de Cássia
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Lívia Maria Ribeiro
Suart, Rita de Cássia
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Alfabetização científica
Ensino por investigação
Formação inicial de professores
Scientific literacy
Chemistry teaching
Investigative teaching
Pre-service teacher
topic Ensino de química
Alfabetização científica
Ensino por investigação
Formação inicial de professores
Scientific literacy
Chemistry teaching
Investigative teaching
Pre-service teacher
description Teaching proposals have pointed out the need for teachers mediate knowledge development by students. Therefore, future teachers must experience contexts, methodologies and teaching and learning strategies that can be critically reflected upon. The Oriented Reflection Process is a proposal for pre service teachers to reflect about their experiences during the design and development stages related to future teaching practice. In this sense, this study investigated the contributions of oriented reflection processes by a pre-service chemistry teacher during the implementation and analysis of a class sequence proposed by herself, within the investigative and scientific literacy approach. The results show that the pre-service teacher developed their practice by considering some investigative aspects, which contributed to a more reflective teacher practice.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01
2019-09-05T18:50:52Z
2019-09-05T18:50:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, L. M. R.; SUART, R. de C.; MARCONDES, M. E. R. Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, jan./mar. 2017.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36646
identifier_str_mv ROSA, L. M. R.; SUART, R. de C.; MARCONDES, M. E. R. Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, jan./mar. 2017.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439365981077504