Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36646 |
Resumo: | Teaching proposals have pointed out the need for teachers mediate knowledge development by students. Therefore, future teachers must experience contexts, methodologies and teaching and learning strategies that can be critically reflected upon. The Oriented Reflection Process is a proposal for pre service teachers to reflect about their experiences during the design and development stages related to future teaching practice. In this sense, this study investigated the contributions of oriented reflection processes by a pre-service chemistry teacher during the implementation and analysis of a class sequence proposed by herself, within the investigative and scientific literacy approach. The results show that the pre-service teacher developed their practice by considering some investigative aspects, which contributed to a more reflective teacher practice. |
id |
UFLA_ed797f9f7a575ece48431a8c29a4435f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/36646 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexivaTeaching and analysis of a chemistry didactic sequence: contributions for reflective pre-service teacher trainingEnsino de químicaAlfabetização científicaEnsino por investigaçãoFormação inicial de professoresScientific literacyChemistry teachingInvestigative teachingPre-service teacherTeaching proposals have pointed out the need for teachers mediate knowledge development by students. Therefore, future teachers must experience contexts, methodologies and teaching and learning strategies that can be critically reflected upon. The Oriented Reflection Process is a proposal for pre service teachers to reflect about their experiences during the design and development stages related to future teaching practice. In this sense, this study investigated the contributions of oriented reflection processes by a pre-service chemistry teacher during the implementation and analysis of a class sequence proposed by herself, within the investigative and scientific literacy approach. The results show that the pre-service teacher developed their practice by considering some investigative aspects, which contributed to a more reflective teacher practice.As propostas de ensino têm apontado para a necessidade de os professores atuarem como mediadores da construção do conhecimento pelos estudantes. Assim, é preciso inserir os futuros professores em contextos nos quais metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem possam ser criticamente refletidas, e, o Processo de Reflexão Orientada é uma proposta para que os licenciandos experimentem momentos de reflexão durante a elaboração e o desenvolvimento de ações relacionadas à futura prática docente. Neste sentido, este trabalho investigou as contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma licencianda de Química, durante o desenvolvimento e a análise de uma sequência de aulas elaborada por ela, considerando a abordagem investigativa e para a promoção da alfabetização científica. Os resultados mostram que a licencianda conseguiu desenvolver sua prática considerando alguns aspectos investigativos, o que contribuiu para uma formação mais reflexiva.Universidade Estadual Paulista2019-09-05T18:50:52Z2019-09-05T18:50:52Z2017-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, L. M. R.; SUART, R. de C.; MARCONDES, M. E. R. Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, jan./mar. 2017.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36646Ciência & Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Lívia Maria RibeiroSuart, Rita de CássiaMarcondes, Maria Eunice Ribeiropor2019-09-05T18:50:53Zoai:localhost:1/36646Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-09-05T18:50:53Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva Teaching and analysis of a chemistry didactic sequence: contributions for reflective pre-service teacher training |
title |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva |
spellingShingle |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva Rosa, Lívia Maria Ribeiro Ensino de química Alfabetização científica Ensino por investigação Formação inicial de professores Scientific literacy Chemistry teaching Investigative teaching Pre-service teacher |
title_short |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva |
title_full |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva |
title_fullStr |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva |
title_full_unstemmed |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva |
title_sort |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva |
author |
Rosa, Lívia Maria Ribeiro |
author_facet |
Rosa, Lívia Maria Ribeiro Suart, Rita de Cássia Marcondes, Maria Eunice Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Suart, Rita de Cássia Marcondes, Maria Eunice Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Lívia Maria Ribeiro Suart, Rita de Cássia Marcondes, Maria Eunice Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Alfabetização científica Ensino por investigação Formação inicial de professores Scientific literacy Chemistry teaching Investigative teaching Pre-service teacher |
topic |
Ensino de química Alfabetização científica Ensino por investigação Formação inicial de professores Scientific literacy Chemistry teaching Investigative teaching Pre-service teacher |
description |
Teaching proposals have pointed out the need for teachers mediate knowledge development by students. Therefore, future teachers must experience contexts, methodologies and teaching and learning strategies that can be critically reflected upon. The Oriented Reflection Process is a proposal for pre service teachers to reflect about their experiences during the design and development stages related to future teaching practice. In this sense, this study investigated the contributions of oriented reflection processes by a pre-service chemistry teacher during the implementation and analysis of a class sequence proposed by herself, within the investigative and scientific literacy approach. The results show that the pre-service teacher developed their practice by considering some investigative aspects, which contributed to a more reflective teacher practice. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01 2019-09-05T18:50:52Z 2019-09-05T18:50:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSA, L. M. R.; SUART, R. de C.; MARCONDES, M. E. R. Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, jan./mar. 2017. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36646 |
identifier_str_mv |
ROSA, L. M. R.; SUART, R. de C.; MARCONDES, M. E. R. Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, jan./mar. 2017. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439365981077504 |