Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa,Lívia Maria Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Suart,Rita de Cássia, Marcondes,Maria Eunice Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100051
Resumo: Resumo: As propostas de ensino têm apontado para a necessidade de os professores atuarem como mediadores da construção do conhecimento pelos estudantes. Assim, é preciso inserir os futuros professores em contextos nos quais metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem possam ser criticamente refletidas, e, o Processo de Reflexão Orientada é uma proposta para que os licenciandos experimentem momentos de reflexão durante a elaboração e o desenvolvimento de ações relacionadas à futura prática docente. Neste sentido, este trabalho investigou as contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma licencianda de Química, durante o desenvolvimento e a análise de uma sequência de aulas elaborada por ela, considerando a abordagem investigativa e para a promoção da alfabetização científica. Os resultados mostram que a licencianda conseguiu desenvolver sua prática considerando alguns aspectos investigativos, o que contribuiu para uma formação mais reflexiva.
id UNESP-22_8f797ad7af2310dba6ce73c8a4969976
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132017000100051
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexivaEnsino de químicaAlfabetização científicaEnsino por investigaçãoFormação inicial de professoresResumo: As propostas de ensino têm apontado para a necessidade de os professores atuarem como mediadores da construção do conhecimento pelos estudantes. Assim, é preciso inserir os futuros professores em contextos nos quais metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem possam ser criticamente refletidas, e, o Processo de Reflexão Orientada é uma proposta para que os licenciandos experimentem momentos de reflexão durante a elaboração e o desenvolvimento de ações relacionadas à futura prática docente. Neste sentido, este trabalho investigou as contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma licencianda de Química, durante o desenvolvimento e a análise de uma sequência de aulas elaborada por ela, considerando a abordagem investigativa e para a promoção da alfabetização científica. Os resultados mostram que a licencianda conseguiu desenvolver sua prática considerando alguns aspectos investigativos, o que contribuiu para uma formação mais reflexiva.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100051Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.1 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170010004info:eu-repo/semantics/openAccessRosa,Lívia Maria RibeiroSuart,Rita de CássiaMarcondes,Maria Eunice Ribeiropor2017-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000100051Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:01.123435Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
title Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
spellingShingle Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
Rosa,Lívia Maria Ribeiro
Ensino de química
Alfabetização científica
Ensino por investigação
Formação inicial de professores
title_short Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
title_full Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
title_fullStr Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
title_full_unstemmed Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
title_sort Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
author Rosa,Lívia Maria Ribeiro
author_facet Rosa,Lívia Maria Ribeiro
Suart,Rita de Cássia
Marcondes,Maria Eunice Ribeiro
author_role author
author2 Suart,Rita de Cássia
Marcondes,Maria Eunice Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa,Lívia Maria Ribeiro
Suart,Rita de Cássia
Marcondes,Maria Eunice Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Alfabetização científica
Ensino por investigação
Formação inicial de professores
topic Ensino de química
Alfabetização científica
Ensino por investigação
Formação inicial de professores
description Resumo: As propostas de ensino têm apontado para a necessidade de os professores atuarem como mediadores da construção do conhecimento pelos estudantes. Assim, é preciso inserir os futuros professores em contextos nos quais metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem possam ser criticamente refletidas, e, o Processo de Reflexão Orientada é uma proposta para que os licenciandos experimentem momentos de reflexão durante a elaboração e o desenvolvimento de ações relacionadas à futura prática docente. Neste sentido, este trabalho investigou as contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma licencianda de Química, durante o desenvolvimento e a análise de uma sequência de aulas elaborada por ela, considerando a abordagem investigativa e para a promoção da alfabetização científica. Os resultados mostram que a licencianda conseguiu desenvolver sua prática considerando alguns aspectos investigativos, o que contribuiu para uma formação mais reflexiva.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100051
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320170010004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.1 2017
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957888684032