A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa", de Jacques Rivette

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daniela Aparecida de Melo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha, Bruna Beatriz, Rodrigues, Luciana Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48181
Resumo: This work is the result of studies carried out in the discipline of “Media languages and teaching” of the professional Master in Education at the Federal University of Lavras, as well as the studies carried out on the film “A Religiosa” by Jacques Rivette in the Cinema with Life project at the same University. The research is part of the effort to analyze a certain fragment of the film “A Religiosa” in the light of the concepts addressed by Türcke (2016) about the “shock of cinema image” and the “compulsion to traumatic repetition” presented in the work “Hiperativos! Down with the culture of attention deficit”. Based on this relationship between the chosen fragment and Türcke's literature (2016), we seek to trace reflections on the teaching and learning processes that involve education in contemporary times. As results we perceive from the relations with the thinking of Türcke (2016) that in contemporary times, the teaching and learning processes and especially the student-teacher relationship have been affected by the era of the global care regime.
id UFLA_f1cc5c302abba3e7b021035b4598b9cf
oai_identifier_str oai:localhost:1/48181
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa", de Jacques RivetteThe education contemporaneity: building relationships with Christoph Türcke's thoughts from the analysis of a sequence of the film Jacques Rivette religiousEducaçãoCinemaTeoria críticaJacques Rivette (1928-2016)EducationMovie theaterCritical TheoryThis work is the result of studies carried out in the discipline of “Media languages and teaching” of the professional Master in Education at the Federal University of Lavras, as well as the studies carried out on the film “A Religiosa” by Jacques Rivette in the Cinema with Life project at the same University. The research is part of the effort to analyze a certain fragment of the film “A Religiosa” in the light of the concepts addressed by Türcke (2016) about the “shock of cinema image” and the “compulsion to traumatic repetition” presented in the work “Hiperativos! Down with the culture of attention deficit”. Based on this relationship between the chosen fragment and Türcke's literature (2016), we seek to trace reflections on the teaching and learning processes that involve education in contemporary times. As results we perceive from the relations with the thinking of Türcke (2016) that in contemporary times, the teaching and learning processes and especially the student-teacher relationship have been affected by the era of the global care regime.Este trabalho é fruto dos estudos realizados na disciplina de “Linguagens midiáticas e Ensino” do Mestrado profissional em Educação na Universidade Federal de Lavras, bem como os estudos realizados sobre o Filme “A Religiosa” de Jacques Rivette no projeto Cinema com Vida na mesma Universidade. A pesquisa inscreve-se no esforço da análise de determinado fragmento do filme “A Religiosa” à luz dos conceitos abordados por Türcke (2016) sobre o “choque de imagem do cinema” e a “compulsão à repetição traumática” apresentados na obra “Hiperativos! Abaixo a cultura do déficit de atenção”. Busca-se a partir dessa relação entre o fragmento escolhido e a literatura de Türcke (2016) traçar reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem que envolvem a educação na contemporaneidade. Como resultados percebemos a partir das relações com o pensamento de Türcke (2016) que na contemporaneidade, os processos de ensino e aprendizagem e principalmente a relação aluno-professor vem sendo afetados pela era do regime global de atenção.Universidade Federal de Lavras2021-09-20T18:43:32Z2021-09-20T18:43:32Z2020-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, D. A. de M.; ROCHA, B. B.; RODRIGUES, L. A. A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa”, de Jacques Rivette. Devir Educação, Lavras, p. 101-111, 2020. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.266.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48181Devir Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Daniela Aparecida de MeloRocha, Bruna BeatrizRodrigues, Luciana Azevedopor2023-05-08T13:11:16Zoai:localhost:1/48181Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:11:16Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa", de Jacques Rivette
The education contemporaneity: building relationships with Christoph Türcke's thoughts from the analysis of a sequence of the film Jacques Rivette religious
title A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa", de Jacques Rivette
spellingShingle A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa", de Jacques Rivette
Costa, Daniela Aparecida de Melo
Educação
Cinema
Teoria crítica
Jacques Rivette (1928-2016)
Education
Movie theater
Critical Theory
title_short A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa", de Jacques Rivette
title_full A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa", de Jacques Rivette
title_fullStr A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa", de Jacques Rivette
title_full_unstemmed A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa", de Jacques Rivette
title_sort A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa", de Jacques Rivette
author Costa, Daniela Aparecida de Melo
author_facet Costa, Daniela Aparecida de Melo
Rocha, Bruna Beatriz
Rodrigues, Luciana Azevedo
author_role author
author2 Rocha, Bruna Beatriz
Rodrigues, Luciana Azevedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Daniela Aparecida de Melo
Rocha, Bruna Beatriz
Rodrigues, Luciana Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cinema
Teoria crítica
Jacques Rivette (1928-2016)
Education
Movie theater
Critical Theory
topic Educação
Cinema
Teoria crítica
Jacques Rivette (1928-2016)
Education
Movie theater
Critical Theory
description This work is the result of studies carried out in the discipline of “Media languages and teaching” of the professional Master in Education at the Federal University of Lavras, as well as the studies carried out on the film “A Religiosa” by Jacques Rivette in the Cinema with Life project at the same University. The research is part of the effort to analyze a certain fragment of the film “A Religiosa” in the light of the concepts addressed by Türcke (2016) about the “shock of cinema image” and the “compulsion to traumatic repetition” presented in the work “Hiperativos! Down with the culture of attention deficit”. Based on this relationship between the chosen fragment and Türcke's literature (2016), we seek to trace reflections on the teaching and learning processes that involve education in contemporary times. As results we perceive from the relations with the thinking of Türcke (2016) that in contemporary times, the teaching and learning processes and especially the student-teacher relationship have been affected by the era of the global care regime.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08
2021-09-20T18:43:32Z
2021-09-20T18:43:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, D. A. de M.; ROCHA, B. B.; RODRIGUES, L. A. A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa”, de Jacques Rivette. Devir Educação, Lavras, p. 101-111, 2020. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.266.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48181
identifier_str_mv COSTA, D. A. de M.; ROCHA, B. B.; RODRIGUES, L. A. A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa”, de Jacques Rivette. Devir Educação, Lavras, p. 101-111, 2020. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.266.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835207098695680