O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Joberth Rainner Baliza de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Mateus Paulo da, Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12658
Resumo: Os problemas decorrentes da degradação ambiental têm sido frequentes no cenário mundial. O meio ambiente e as implicações ecológicas derivadas de ações humanas fazem parte de todas as orientações e parâmetros curriculares para o ensino básico brasileiro. Visando trabalhar conceitos relacionados ao ensino de ecologia com estudantes do ensino básico foi visto que o terrário pode ser um recurso que permite construir conceitos relacionados aos ecossistemas terrestres. Tendo em vista que este recurso se torna relevante por proporcionar uma realidade palpável de forma esquematizada de um modelo da biosfera. Nesse sentido, foi proposto um minicurso com foco na formação de professores, utilizando o terrário como tema gerador para EA. Este aconteceu durante a 11ª Semana Nacional de Museus, no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras. Os resultados indicaram que a utilização do terrário na formação de professores, se mostrou uma ferramenta com grande potencial como modelo para o processo ensino-aprendizagem em ecologia por favorecer a visualização de seus aspectos conceituais e sociais. Espera-se com este tipo de trabalho, ajudar a desenvolver um pensamento crítico no processo de construção do conhecimento, relacionando-o com conteúdos presentes nas propostas curriculares e no cotidiano dos estudantes, além de atuar como uma prática interdisciplinar.
id UFLA_f9a74422c6664ea5214708aeb2349305
oai_identifier_str oai:localhost:1/12658
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professoresEducação ecológicaTerrárioFormação de professoresOs problemas decorrentes da degradação ambiental têm sido frequentes no cenário mundial. O meio ambiente e as implicações ecológicas derivadas de ações humanas fazem parte de todas as orientações e parâmetros curriculares para o ensino básico brasileiro. Visando trabalhar conceitos relacionados ao ensino de ecologia com estudantes do ensino básico foi visto que o terrário pode ser um recurso que permite construir conceitos relacionados aos ecossistemas terrestres. Tendo em vista que este recurso se torna relevante por proporcionar uma realidade palpável de forma esquematizada de um modelo da biosfera. Nesse sentido, foi proposto um minicurso com foco na formação de professores, utilizando o terrário como tema gerador para EA. Este aconteceu durante a 11ª Semana Nacional de Museus, no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras. Os resultados indicaram que a utilização do terrário na formação de professores, se mostrou uma ferramenta com grande potencial como modelo para o processo ensino-aprendizagem em ecologia por favorecer a visualização de seus aspectos conceituais e sociais. Espera-se com este tipo de trabalho, ajudar a desenvolver um pensamento crítico no processo de construção do conhecimento, relacionando-o com conteúdos presentes nas propostas curriculares e no cotidiano dos estudantes, além de atuar como uma prática interdisciplinar.Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista2017-04-06T16:47:33Z2017-04-06T16:47:33Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAULA, J. R. B. de; SILVA, M. P. da; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [Tupã], v. 9, n. 6, p. 25-35, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12658Fórum Ambiental da Alta Paulistareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAPaula, Joberth Rainner Baliza deSilva, Mateus Paulo daNascimento Junior, Antonio Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-04-06T16:47:33Zoai:localhost:1/12658Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2017-04-06T16:47:33Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores
title O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores
spellingShingle O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores
Paula, Joberth Rainner Baliza de
Educação ecológica
Terrário
Formação de professores
title_short O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores
title_full O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores
title_fullStr O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores
title_full_unstemmed O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores
title_sort O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores
author Paula, Joberth Rainner Baliza de
author_facet Paula, Joberth Rainner Baliza de
Silva, Mateus Paulo da
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author_role author
author2 Silva, Mateus Paulo da
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Joberth Rainner Baliza de
Silva, Mateus Paulo da
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ecológica
Terrário
Formação de professores
topic Educação ecológica
Terrário
Formação de professores
description Os problemas decorrentes da degradação ambiental têm sido frequentes no cenário mundial. O meio ambiente e as implicações ecológicas derivadas de ações humanas fazem parte de todas as orientações e parâmetros curriculares para o ensino básico brasileiro. Visando trabalhar conceitos relacionados ao ensino de ecologia com estudantes do ensino básico foi visto que o terrário pode ser um recurso que permite construir conceitos relacionados aos ecossistemas terrestres. Tendo em vista que este recurso se torna relevante por proporcionar uma realidade palpável de forma esquematizada de um modelo da biosfera. Nesse sentido, foi proposto um minicurso com foco na formação de professores, utilizando o terrário como tema gerador para EA. Este aconteceu durante a 11ª Semana Nacional de Museus, no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras. Os resultados indicaram que a utilização do terrário na formação de professores, se mostrou uma ferramenta com grande potencial como modelo para o processo ensino-aprendizagem em ecologia por favorecer a visualização de seus aspectos conceituais e sociais. Espera-se com este tipo de trabalho, ajudar a desenvolver um pensamento crítico no processo de construção do conhecimento, relacionando-o com conteúdos presentes nas propostas curriculares e no cotidiano dos estudantes, além de atuar como uma prática interdisciplinar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-04-06T16:47:33Z
2017-04-06T16:47:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, J. R. B. de; SILVA, M. P. da; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [Tupã], v. 9, n. 6, p. 25-35, 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12658
identifier_str_mv PAULA, J. R. B. de; SILVA, M. P. da; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [Tupã], v. 9, n. 6, p. 25-35, 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista
publisher.none.fl_str_mv Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Fórum Ambiental da Alta Paulista
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439330516140032