A INSERÇÃO DO TERRÁRIO COMO METODOLOGIA NA DISCIPLINA DE METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7057 |
Resumo: | Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos durante a prática pedagógica utilizando o terrário como ferramenta educacional na disciplina de Meteorologia e Climatologia, em duas turmas do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros, modalidade Integrado, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau. A prática foi adotada como forma de culminância avaliativa da disciplina, cujos objetivos foram despertar nos alunos a revisão e a maior fixação dos assuntos abordados, tais como os fenômenos atmosféricos e suas interações com o meio ambiente, e avaliar, através do relato dos alunos, se a metodologia educacional utilizada foi de fato significativa para a aprendizagem. Outrora, essa metodologia permitiu a participação e inclusão de um aluno surdo durante toda atividade. Para atingir os objetivos propostos, os alunos montaram os terrários e explicaram os fenômenos atmosféricos que ocorreram nestes e a sua interação com os seres vivos. Concluiu-se, com a prática, que o uso de um terrário em sala de aula permite estimular os alunos não só para as práticas da disciplina supracitada, mas também para as questões ambientais, pois, além de demonstrarem ter fixado os conteúdos trabalhados ao longo da disciplina, através das explicações mediadas por eles durante a atividade, alguns ainda fizeram a relação da indisponibilidade de recursos naturais com a degradação ambiental. A proposta ainda serviu para motivar novas práticas educacionais aos alunos da Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, que foram avaliadores dos terrários e atuarão futuramente em sala, onde poderão utilizar tal ferramenta. |
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A INSERÇÃO DO TERRÁRIO COMO METODOLOGIA NA DISCIPLINA DE METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIAmeteorologiaterrário educacionaleducação ambientalNeste trabalho são apresentados os resultados obtidos durante a prática pedagógica utilizando o terrário como ferramenta educacional na disciplina de Meteorologia e Climatologia, em duas turmas do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros, modalidade Integrado, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau. A prática foi adotada como forma de culminância avaliativa da disciplina, cujos objetivos foram despertar nos alunos a revisão e a maior fixação dos assuntos abordados, tais como os fenômenos atmosféricos e suas interações com o meio ambiente, e avaliar, através do relato dos alunos, se a metodologia educacional utilizada foi de fato significativa para a aprendizagem. Outrora, essa metodologia permitiu a participação e inclusão de um aluno surdo durante toda atividade. Para atingir os objetivos propostos, os alunos montaram os terrários e explicaram os fenômenos atmosféricos que ocorreram nestes e a sua interação com os seres vivos. Concluiu-se, com a prática, que o uso de um terrário em sala de aula permite estimular os alunos não só para as práticas da disciplina supracitada, mas também para as questões ambientais, pois, além de demonstrarem ter fixado os conteúdos trabalhados ao longo da disciplina, através das explicações mediadas por eles durante a atividade, alguns ainda fizeram a relação da indisponibilidade de recursos naturais com a degradação ambiental. A proposta ainda serviu para motivar novas práticas educacionais aos alunos da Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, que foram avaliadores dos terrários e atuarão futuramente em sala, onde poderão utilizar tal ferramenta.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/705710.15628/holos.2019.7057HOLOS; v. 5 (2019); 1-101807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7057/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Luciana do NascimentoSantos Lopes, Arian JuniorLopes de Jorge, Nathália Cristinade Paula Araújo, Anne Carolina2022-05-01T19:18:37Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/7057Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:18:37Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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