Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Álvaro Kuhn
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/970
Resumo: A teoria e a prática na escola são de importância para os alunos compreendereme ser instigados a perceberem as interações com o meio. Este trabalho trata da construção de terrários para abordar o conteúdo de Ecologia, para uma classe multisseriada de segundo e terceiro anos da modalidade EJA, da Escola Érico Veríssimo, em Roque Gonzales/RS, em setembro de 2016, na qual fez parte o Projeto Interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas UFFS. Trabalhar temas em Ecologia dentro da sala de aula na educação básica sempre foi e sempre será desafiador, entretanto, com a prática realizada, constatamos que, ao passar das aulas, os alunos perceberam que as relações ecológicas não ocorrem isoladamente no ambiente, pois observaram por meio do terrário as relações que se estabeleceram entre os seres vivos destes com o ambiente criado.
id CLAEC-1_1df2155cf7891b56fbeb726702a8c1f3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/970
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terráriosEducação AmbientalTerráriosCiênciasA teoria e a prática na escola são de importância para os alunos compreendereme ser instigados a perceberem as interações com o meio. Este trabalho trata da construção de terrários para abordar o conteúdo de Ecologia, para uma classe multisseriada de segundo e terceiro anos da modalidade EJA, da Escola Érico Veríssimo, em Roque Gonzales/RS, em setembro de 2016, na qual fez parte o Projeto Interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas UFFS. Trabalhar temas em Ecologia dentro da sala de aula na educação básica sempre foi e sempre será desafiador, entretanto, com a prática realizada, constatamos que, ao passar das aulas, os alunos perceberam que as relações ecológicas não ocorrem isoladamente no ambiente, pois observaram por meio do terrário as relações que se estabeleceram entre os seres vivos destes com o ambiente criado.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/97010.23899/relacult.v4i0.970RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/970/540Copyright (c) 2018 Álvaro Kuhn Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Álvaro Kuhn2021-04-30T04:23:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/970Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:23:14RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários
title Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários
spellingShingle Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários
Oliveira, Álvaro Kuhn
Educação Ambiental
Terrários
Ciências
title_short Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários
title_full Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários
title_fullStr Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários
title_full_unstemmed Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários
title_sort Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários
author Oliveira, Álvaro Kuhn
author_facet Oliveira, Álvaro Kuhn
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Álvaro Kuhn
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Terrários
Ciências
topic Educação Ambiental
Terrários
Ciências
description A teoria e a prática na escola são de importância para os alunos compreendereme ser instigados a perceberem as interações com o meio. Este trabalho trata da construção de terrários para abordar o conteúdo de Ecologia, para uma classe multisseriada de segundo e terceiro anos da modalidade EJA, da Escola Érico Veríssimo, em Roque Gonzales/RS, em setembro de 2016, na qual fez parte o Projeto Interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas UFFS. Trabalhar temas em Ecologia dentro da sala de aula na educação básica sempre foi e sempre será desafiador, entretanto, com a prática realizada, constatamos que, ao passar das aulas, os alunos perceberam que as relações ecológicas não ocorrem isoladamente no ambiente, pois observaram por meio do terrário as relações que se estabeleceram entre os seres vivos destes com o ambiente criado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/970
10.23899/relacult.v4i0.970
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/970
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/970/540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Álvaro Kuhn Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Álvaro Kuhn Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490060603392