Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/970 |
Resumo: | A teoria e a prática na escola são de importância para os alunos compreendereme ser instigados a perceberem as interações com o meio. Este trabalho trata da construção de terrários para abordar o conteúdo de Ecologia, para uma classe multisseriada de segundo e terceiro anos da modalidade EJA, da Escola Érico Veríssimo, em Roque Gonzales/RS, em setembro de 2016, na qual fez parte o Projeto Interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas UFFS. Trabalhar temas em Ecologia dentro da sala de aula na educação básica sempre foi e sempre será desafiador, entretanto, com a prática realizada, constatamos que, ao passar das aulas, os alunos perceberam que as relações ecológicas não ocorrem isoladamente no ambiente, pois observaram por meio do terrário as relações que se estabeleceram entre os seres vivos destes com o ambiente criado. |
id |
CLAEC-1_1df2155cf7891b56fbeb726702a8c1f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/970 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terráriosEducação AmbientalTerráriosCiênciasA teoria e a prática na escola são de importância para os alunos compreendereme ser instigados a perceberem as interações com o meio. Este trabalho trata da construção de terrários para abordar o conteúdo de Ecologia, para uma classe multisseriada de segundo e terceiro anos da modalidade EJA, da Escola Érico Veríssimo, em Roque Gonzales/RS, em setembro de 2016, na qual fez parte o Projeto Interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas UFFS. Trabalhar temas em Ecologia dentro da sala de aula na educação básica sempre foi e sempre será desafiador, entretanto, com a prática realizada, constatamos que, ao passar das aulas, os alunos perceberam que as relações ecológicas não ocorrem isoladamente no ambiente, pois observaram por meio do terrário as relações que se estabeleceram entre os seres vivos destes com o ambiente criado.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/97010.23899/relacult.v4i0.970RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/970/540Copyright (c) 2018 Álvaro Kuhn Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Álvaro Kuhn2021-04-30T04:23:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/970Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:23:14RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários |
title |
Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários |
spellingShingle |
Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários Oliveira, Álvaro Kuhn Educação Ambiental Terrários Ciências |
title_short |
Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários |
title_full |
Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários |
title_fullStr |
Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários |
title_full_unstemmed |
Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários |
title_sort |
Aprendendo ecologia na perspectiva da educação ambiental por meio da confecção de terrários |
author |
Oliveira, Álvaro Kuhn |
author_facet |
Oliveira, Álvaro Kuhn |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Álvaro Kuhn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Terrários Ciências |
topic |
Educação Ambiental Terrários Ciências |
description |
A teoria e a prática na escola são de importância para os alunos compreendereme ser instigados a perceberem as interações com o meio. Este trabalho trata da construção de terrários para abordar o conteúdo de Ecologia, para uma classe multisseriada de segundo e terceiro anos da modalidade EJA, da Escola Érico Veríssimo, em Roque Gonzales/RS, em setembro de 2016, na qual fez parte o Projeto Interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas UFFS. Trabalhar temas em Ecologia dentro da sala de aula na educação básica sempre foi e sempre será desafiador, entretanto, com a prática realizada, constatamos que, ao passar das aulas, os alunos perceberam que as relações ecológicas não ocorrem isoladamente no ambiente, pois observaram por meio do terrário as relações que se estabeleceram entre os seres vivos destes com o ambiente criado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/970 10.23899/relacult.v4i0.970 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/970 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/970/540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Álvaro Kuhn Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Álvaro Kuhn Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490060603392 |