Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locatelli, Fernanda Elisa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77984
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral verificar qual imagem a Unimed PoA pretende construir através de seu blog Índice de Bem-Estar - IBE –, e quais estratégias de comunicação são empregadas para isso nesse ambiente. O estudo busca refletir também sobre as noções de comunicação organizacional, identidade, relações entre sujeitos nas redes sociais e imagem-conceito, bem como pensar o ambiente dos blogs como potência para a comunicação organizacional estratégica e como local de construção/(re)contrução de imagem-conceito. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo das postagens selecionadas como corpus deste trabalho. Foram analisadas 36 postagens realizadas pela Unimed PoA em seu blog no ano de 2012, sendo três de cada mês. O estudo evidencia que a organização Unimed Porto Alegre, em seu blog, apresenta clara intenção de construir a imagem-conceito de Organização Cuidadora, preocupada com seus públicos. Além disso aciona os subconceitos de Unimed Orientadora, Informativa, Competente, Doadora, Ecologicamente Correta e Homenageadora. As principais estratégias de comunicação empregadas para gerar tais ofertas de imagem são o uso de testes (em formato de perguntas e respostas), links, e/ou downloads para complementar as informações contidas nos textos e o uso de questionamentos para gerar reflexão.
id UFRGS-2_dde1d551d10df19ec031132064e21138
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77984
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Locatelli, Fernanda ElisaBaldissera, Rudimar2013-09-13T01:45:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/77984000898279Este trabalho tem como objetivo geral verificar qual imagem a Unimed PoA pretende construir através de seu blog Índice de Bem-Estar - IBE –, e quais estratégias de comunicação são empregadas para isso nesse ambiente. O estudo busca refletir também sobre as noções de comunicação organizacional, identidade, relações entre sujeitos nas redes sociais e imagem-conceito, bem como pensar o ambiente dos blogs como potência para a comunicação organizacional estratégica e como local de construção/(re)contrução de imagem-conceito. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo das postagens selecionadas como corpus deste trabalho. Foram analisadas 36 postagens realizadas pela Unimed PoA em seu blog no ano de 2012, sendo três de cada mês. O estudo evidencia que a organização Unimed Porto Alegre, em seu blog, apresenta clara intenção de construir a imagem-conceito de Organização Cuidadora, preocupada com seus públicos. Além disso aciona os subconceitos de Unimed Orientadora, Informativa, Competente, Doadora, Ecologicamente Correta e Homenageadora. As principais estratégias de comunicação empregadas para gerar tais ofertas de imagem são o uso de testes (em formato de perguntas e respostas), links, e/ou downloads para complementar as informações contidas nos textos e o uso de questionamentos para gerar reflexão.application/pdfporComunicação organizacionalImagem-conceitoEstratégia de comunicaçãoComunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000898279.pdf000898279.pdfTexto completoapplication/pdf1519101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77984/1/000898279.pdfbd732d9c4784b8108327e7e77432a68cMD51TEXT000898279.pdf.txt000898279.pdf.txtExtracted Texttext/plain145540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77984/2/000898279.pdf.txt3f58b8aad74a61627f20623dfc00ed1cMD52THUMBNAIL000898279.pdf.jpg000898279.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77984/3/000898279.pdf.jpgb1007318a59411bf4567aa0447ea8922MD5310183/779842018-10-15 07:58:48.595oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77984Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:58:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE
title Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE
spellingShingle Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE
Locatelli, Fernanda Elisa
Comunicação organizacional
Imagem-conceito
Estratégia de comunicação
title_short Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE
title_full Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE
title_fullStr Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE
title_full_unstemmed Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE
title_sort Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE
author Locatelli, Fernanda Elisa
author_facet Locatelli, Fernanda Elisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Locatelli, Fernanda Elisa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baldissera, Rudimar
contributor_str_mv Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Imagem-conceito
Estratégia de comunicação
topic Comunicação organizacional
Imagem-conceito
Estratégia de comunicação
description Este trabalho tem como objetivo geral verificar qual imagem a Unimed PoA pretende construir através de seu blog Índice de Bem-Estar - IBE –, e quais estratégias de comunicação são empregadas para isso nesse ambiente. O estudo busca refletir também sobre as noções de comunicação organizacional, identidade, relações entre sujeitos nas redes sociais e imagem-conceito, bem como pensar o ambiente dos blogs como potência para a comunicação organizacional estratégica e como local de construção/(re)contrução de imagem-conceito. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo das postagens selecionadas como corpus deste trabalho. Foram analisadas 36 postagens realizadas pela Unimed PoA em seu blog no ano de 2012, sendo três de cada mês. O estudo evidencia que a organização Unimed Porto Alegre, em seu blog, apresenta clara intenção de construir a imagem-conceito de Organização Cuidadora, preocupada com seus públicos. Além disso aciona os subconceitos de Unimed Orientadora, Informativa, Competente, Doadora, Ecologicamente Correta e Homenageadora. As principais estratégias de comunicação empregadas para gerar tais ofertas de imagem são o uso de testes (em formato de perguntas e respostas), links, e/ou downloads para complementar as informações contidas nos textos e o uso de questionamentos para gerar reflexão.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-13T01:45:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77984
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000898279
url http://hdl.handle.net/10183/77984
identifier_str_mv 000898279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77984/1/000898279.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77984/2/000898279.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77984/3/000898279.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd732d9c4784b8108327e7e77432a68c
3f58b8aad74a61627f20623dfc00ed1c
b1007318a59411bf4567aa0447ea8922
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447112958083072