Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77984 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral verificar qual imagem a Unimed PoA pretende construir através de seu blog Índice de Bem-Estar - IBE –, e quais estratégias de comunicação são empregadas para isso nesse ambiente. O estudo busca refletir também sobre as noções de comunicação organizacional, identidade, relações entre sujeitos nas redes sociais e imagem-conceito, bem como pensar o ambiente dos blogs como potência para a comunicação organizacional estratégica e como local de construção/(re)contrução de imagem-conceito. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo das postagens selecionadas como corpus deste trabalho. Foram analisadas 36 postagens realizadas pela Unimed PoA em seu blog no ano de 2012, sendo três de cada mês. O estudo evidencia que a organização Unimed Porto Alegre, em seu blog, apresenta clara intenção de construir a imagem-conceito de Organização Cuidadora, preocupada com seus públicos. Além disso aciona os subconceitos de Unimed Orientadora, Informativa, Competente, Doadora, Ecologicamente Correta e Homenageadora. As principais estratégias de comunicação empregadas para gerar tais ofertas de imagem são o uso de testes (em formato de perguntas e respostas), links, e/ou downloads para complementar as informações contidas nos textos e o uso de questionamentos para gerar reflexão. |
id |
UFRGS-2_dde1d551d10df19ec031132064e21138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77984 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Locatelli, Fernanda ElisaBaldissera, Rudimar2013-09-13T01:45:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/77984000898279Este trabalho tem como objetivo geral verificar qual imagem a Unimed PoA pretende construir através de seu blog Índice de Bem-Estar - IBE –, e quais estratégias de comunicação são empregadas para isso nesse ambiente. O estudo busca refletir também sobre as noções de comunicação organizacional, identidade, relações entre sujeitos nas redes sociais e imagem-conceito, bem como pensar o ambiente dos blogs como potência para a comunicação organizacional estratégica e como local de construção/(re)contrução de imagem-conceito. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo das postagens selecionadas como corpus deste trabalho. Foram analisadas 36 postagens realizadas pela Unimed PoA em seu blog no ano de 2012, sendo três de cada mês. O estudo evidencia que a organização Unimed Porto Alegre, em seu blog, apresenta clara intenção de construir a imagem-conceito de Organização Cuidadora, preocupada com seus públicos. Além disso aciona os subconceitos de Unimed Orientadora, Informativa, Competente, Doadora, Ecologicamente Correta e Homenageadora. As principais estratégias de comunicação empregadas para gerar tais ofertas de imagem são o uso de testes (em formato de perguntas e respostas), links, e/ou downloads para complementar as informações contidas nos textos e o uso de questionamentos para gerar reflexão.application/pdfporComunicação organizacionalImagem-conceitoEstratégia de comunicaçãoComunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000898279.pdf000898279.pdfTexto completoapplication/pdf1519101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77984/1/000898279.pdfbd732d9c4784b8108327e7e77432a68cMD51TEXT000898279.pdf.txt000898279.pdf.txtExtracted Texttext/plain145540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77984/2/000898279.pdf.txt3f58b8aad74a61627f20623dfc00ed1cMD52THUMBNAIL000898279.pdf.jpg000898279.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77984/3/000898279.pdf.jpgb1007318a59411bf4567aa0447ea8922MD5310183/779842018-10-15 07:58:48.595oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77984Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:58:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE |
title |
Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE |
spellingShingle |
Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE Locatelli, Fernanda Elisa Comunicação organizacional Imagem-conceito Estratégia de comunicação |
title_short |
Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE |
title_full |
Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE |
title_fullStr |
Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE |
title_full_unstemmed |
Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE |
title_sort |
Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE |
author |
Locatelli, Fernanda Elisa |
author_facet |
Locatelli, Fernanda Elisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Locatelli, Fernanda Elisa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
contributor_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Imagem-conceito Estratégia de comunicação |
topic |
Comunicação organizacional Imagem-conceito Estratégia de comunicação |
description |
Este trabalho tem como objetivo geral verificar qual imagem a Unimed PoA pretende construir através de seu blog Índice de Bem-Estar - IBE –, e quais estratégias de comunicação são empregadas para isso nesse ambiente. O estudo busca refletir também sobre as noções de comunicação organizacional, identidade, relações entre sujeitos nas redes sociais e imagem-conceito, bem como pensar o ambiente dos blogs como potência para a comunicação organizacional estratégica e como local de construção/(re)contrução de imagem-conceito. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo das postagens selecionadas como corpus deste trabalho. Foram analisadas 36 postagens realizadas pela Unimed PoA em seu blog no ano de 2012, sendo três de cada mês. O estudo evidencia que a organização Unimed Porto Alegre, em seu blog, apresenta clara intenção de construir a imagem-conceito de Organização Cuidadora, preocupada com seus públicos. Além disso aciona os subconceitos de Unimed Orientadora, Informativa, Competente, Doadora, Ecologicamente Correta e Homenageadora. As principais estratégias de comunicação empregadas para gerar tais ofertas de imagem são o uso de testes (em formato de perguntas e respostas), links, e/ou downloads para complementar as informações contidas nos textos e o uso de questionamentos para gerar reflexão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-13T01:45:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77984 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000898279 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77984 |
identifier_str_mv |
000898279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77984/1/000898279.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77984/2/000898279.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77984/3/000898279.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd732d9c4784b8108327e7e77432a68c 3f58b8aad74a61627f20623dfc00ed1c b1007318a59411bf4567aa0447ea8922 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447112958083072 |