Sentidos atribuídos à docência com bebês por educadoras de creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bahia, Celi Costa Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Braga, Adelice Sueli, Trindade, Marileia Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10751
Resumo: O artigo objetiva identificar os sentidos da docência com bebês antes e depois da realização do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil desenvolvido na Universidade Federal do Pará e analisar os reflexos da formação continuada na (re)construção desses sentidos. A pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, e, como técnica, realizou-se uma roda de conversa com quatro educadoras que concluíram o Curso. Para a análise, utilizaram-se técnicas da análise de conteúdo (BARDIN, 2002). Constatou-se que, embora vários espaços sociais influenciem a construção de sentidos, a sólida formação teórico e prática proporcionada às participantes da pesquisa permitiu uma (re) significação dos sentidos que elas possuíam sobre a docência com bebês. Conclui-se que, quando se pretende qualificar o trabalho docente com bebês em espaços coletivos, é indispensável investir na formação dos educadores para que sentidos que valorizem o potencial do bebê e o trabalho docente a eles destinado sejam (re)significados.Palavras-chave: Sentidos da docência. Bebês. Formação de educadoras. Senses attributed to teaching with babies by kindergarten educatorsABSTRACTThis article aims to identify the meanings of teaching with infants before and after the Specialization Course in Teaching in Early Childhood Education developed at the Federal University of Pará and to analyze the refl exes of continuing education in the (re)construction of these. The research is based on the qualitative approach and as a technique, a Round of Conversation was conducted with four teachers who graduated from in that Course. For the analysis, we used the techniques of Content Analysis (BARDIN, 2002). It was found that even if several social spaces influence the construction of meanings, the solid theoretical and practical training given to the participants of the research influenced the (re)significance of the senses they had on teaching with babies. This implies that if one wants to qualify the teaching work with baby in collective spaces it is indispensable to invest in the training of Educators so that senses that value the potential of the baby and the teaching work destined to them are (re)meanings.Keywords: Teaching directions. Babies. Educators training. Sentidos atribuidos a la docencia con bebés por educadoras de guarderíaRESUMENEl artículo tiene como objetivo identificar los sentidos de la docência con bebés antes y después de la realización del Curso de Especialización en Docencia en la Educación Infantil desarrollado en la Universidad Federal de Pará y analizar los reflejos de la formación continuada en la (re)construcción de éstos. La investigación se basa en el abordaje cualitativo y como técnica se realizó una Rueda de Conversación con cuatro profesoras egresadas del Curso. Para el análisis se utilizaron técnicas del Análisis de contenido (BARDIN, 2002). Se constató que, aunque varios espacios sociales influyen en la construcción de sentidos, la sólida formación teórico-práctica proporcionada a las participantes de la investigación infl uyó en la (re)significación de los sentidos que ellas poseían sobre la docencia con los bebés. Esto denota que al pretender calificar el trabajo docente con bebé en espacios colectivos es indispensable invertir en la formación de las educadoras para que sentidos que valoren el potencial del bebé y el trabajo docente a ellos destinados sean (re)significados.Palabras clave: Sentidos de la docencia. Bebés. Formación de educadoras.
id UFMA-3_03d0ce543cd8056b962dca925c4fb9bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10751
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Sentidos atribuídos à docência com bebês por educadoras de crecheSentidos da docência. Bebês. Formação de educadoras.O artigo objetiva identificar os sentidos da docência com bebês antes e depois da realização do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil desenvolvido na Universidade Federal do Pará e analisar os reflexos da formação continuada na (re)construção desses sentidos. A pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, e, como técnica, realizou-se uma roda de conversa com quatro educadoras que concluíram o Curso. Para a análise, utilizaram-se técnicas da análise de conteúdo (BARDIN, 2002). Constatou-se que, embora vários espaços sociais influenciem a construção de sentidos, a sólida formação teórico e prática proporcionada às participantes da pesquisa permitiu uma (re) significação dos sentidos que elas possuíam sobre a docência com bebês. Conclui-se que, quando se pretende qualificar o trabalho docente com bebês em espaços coletivos, é indispensável investir na formação dos educadores para que sentidos que valorizem o potencial do bebê e o trabalho docente a eles destinado sejam (re)significados.Palavras-chave: Sentidos da docência. Bebês. Formação de educadoras. Senses attributed to teaching with babies by kindergarten educatorsABSTRACTThis article aims to identify the meanings of teaching with infants before and after the Specialization Course in Teaching in Early Childhood Education developed at the Federal University of Pará and to analyze the refl exes of continuing education in the (re)construction of these. The research is based on the qualitative approach and as a technique, a Round of Conversation was conducted with four teachers who graduated from in that Course. For the analysis, we used the techniques of Content Analysis (BARDIN, 2002). It was found that even if several social spaces influence the construction of meanings, the solid theoretical and practical training given to the participants of the research influenced the (re)significance of the senses they had on teaching with babies. This implies that if one wants to qualify the teaching work with baby in collective spaces it is indispensable to invest in the training of Educators so that senses that value the potential of the baby and the teaching work destined to them are (re)meanings.Keywords: Teaching directions. Babies. Educators training. Sentidos atribuidos a la docencia con bebés por educadoras de guarderíaRESUMENEl artículo tiene como objetivo identificar los sentidos de la docência con bebés antes y después de la realización del Curso de Especialización en Docencia en la Educación Infantil desarrollado en la Universidad Federal de Pará y analizar los reflejos de la formación continuada en la (re)construcción de éstos. La investigación se basa en el abordaje cualitativo y como técnica se realizó una Rueda de Conversación con cuatro profesoras egresadas del Curso. Para el análisis se utilizaron técnicas del Análisis de contenido (BARDIN, 2002). Se constató que, aunque varios espacios sociales influyen en la construcción de sentidos, la sólida formación teórico-práctica proporcionada a las participantes de la investigación infl uyó en la (re)significación de los sentidos que ellas poseían sobre la docencia con los bebés. Esto denota que al pretender calificar el trabajo docente con bebé en espacios colectivos es indispensable invertir en la formación de las educadoras para que sentidos que valoren el potencial del bebé y el trabajo docente a ellos destinados sean (re)significados.Palabras clave: Sentidos de la docencia. Bebés. Formación de educadoras.Universidade Federal do Maranhão2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1075110.18764/2358-4319.v12n1p166-185Revista Educação e Emancipação; v.12, n.1, jan./abr.2019; p.166-1852358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10751/6235Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBahia, Celi Costa SilvaBraga, Adelice SueliTrindade, Marileia Pereira2019-08-23T17:04:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10751Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-08-23T17:04:06Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos atribuídos à docência com bebês por educadoras de creche
title Sentidos atribuídos à docência com bebês por educadoras de creche
spellingShingle Sentidos atribuídos à docência com bebês por educadoras de creche
Bahia, Celi Costa Silva
Sentidos da docência. Bebês. Formação de educadoras.
title_short Sentidos atribuídos à docência com bebês por educadoras de creche
title_full Sentidos atribuídos à docência com bebês por educadoras de creche
title_fullStr Sentidos atribuídos à docência com bebês por educadoras de creche
title_full_unstemmed Sentidos atribuídos à docência com bebês por educadoras de creche
title_sort Sentidos atribuídos à docência com bebês por educadoras de creche
author Bahia, Celi Costa Silva
author_facet Bahia, Celi Costa Silva
Braga, Adelice Sueli
Trindade, Marileia Pereira
author_role author
author2 Braga, Adelice Sueli
Trindade, Marileia Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bahia, Celi Costa Silva
Braga, Adelice Sueli
Trindade, Marileia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Sentidos da docência. Bebês. Formação de educadoras.
topic Sentidos da docência. Bebês. Formação de educadoras.
description O artigo objetiva identificar os sentidos da docência com bebês antes e depois da realização do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil desenvolvido na Universidade Federal do Pará e analisar os reflexos da formação continuada na (re)construção desses sentidos. A pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, e, como técnica, realizou-se uma roda de conversa com quatro educadoras que concluíram o Curso. Para a análise, utilizaram-se técnicas da análise de conteúdo (BARDIN, 2002). Constatou-se que, embora vários espaços sociais influenciem a construção de sentidos, a sólida formação teórico e prática proporcionada às participantes da pesquisa permitiu uma (re) significação dos sentidos que elas possuíam sobre a docência com bebês. Conclui-se que, quando se pretende qualificar o trabalho docente com bebês em espaços coletivos, é indispensável investir na formação dos educadores para que sentidos que valorizem o potencial do bebê e o trabalho docente a eles destinado sejam (re)significados.Palavras-chave: Sentidos da docência. Bebês. Formação de educadoras. Senses attributed to teaching with babies by kindergarten educatorsABSTRACTThis article aims to identify the meanings of teaching with infants before and after the Specialization Course in Teaching in Early Childhood Education developed at the Federal University of Pará and to analyze the refl exes of continuing education in the (re)construction of these. The research is based on the qualitative approach and as a technique, a Round of Conversation was conducted with four teachers who graduated from in that Course. For the analysis, we used the techniques of Content Analysis (BARDIN, 2002). It was found that even if several social spaces influence the construction of meanings, the solid theoretical and practical training given to the participants of the research influenced the (re)significance of the senses they had on teaching with babies. This implies that if one wants to qualify the teaching work with baby in collective spaces it is indispensable to invest in the training of Educators so that senses that value the potential of the baby and the teaching work destined to them are (re)meanings.Keywords: Teaching directions. Babies. Educators training. Sentidos atribuidos a la docencia con bebés por educadoras de guarderíaRESUMENEl artículo tiene como objetivo identificar los sentidos de la docência con bebés antes y después de la realización del Curso de Especialización en Docencia en la Educación Infantil desarrollado en la Universidad Federal de Pará y analizar los reflejos de la formación continuada en la (re)construcción de éstos. La investigación se basa en el abordaje cualitativo y como técnica se realizó una Rueda de Conversación con cuatro profesoras egresadas del Curso. Para el análisis se utilizaron técnicas del Análisis de contenido (BARDIN, 2002). Se constató que, aunque varios espacios sociales influyen en la construcción de sentidos, la sólida formación teórico-práctica proporcionada a las participantes de la investigación infl uyó en la (re)significación de los sentidos que ellas poseían sobre la docencia con los bebés. Esto denota que al pretender calificar el trabajo docente con bebé en espacios colectivos es indispensable invertir en la formación de las educadoras para que sentidos que valoren el potencial del bebé y el trabajo docente a ellos destinados sean (re)significados.Palabras clave: Sentidos de la docencia. Bebés. Formación de educadoras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10751
10.18764/2358-4319.v12n1p166-185
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10751
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v12n1p166-185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10751/6235
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.12, n.1, jan./abr.2019; p.166-185
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321079414784