Educação Musical em Adorno: um grito fetichizado do inconsciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Alan Barcelos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7396
Resumo: O presente artigo tem por objetivo demonstrar o caráter fetichizante da música a partir de sua apropriação pelo sistema capitalista, conforme evidenciado pelo filósofo alemão Theodor W. Adorno. Considerações relevantes para compor o âmbito de argumentações em torno da educação musical em que a música é considerada uma fonte de conhecimento capaz de contribuir para a formação do tão almejado homem emancipado. Nesta perspectiva, a educação musical não pode ser pensada e nem desenvolvida a partir do conhecimento vulgar, ao contrário, deve ser pensada a partir de sua relevância social, política e subsidiar o processo de formação do homem crítico e reflexivo. Esta é a proposta impulsionada por Adorno no texto O fetichismo na música e a regressão da audição, que por hora subsidia o palco de reflexões deste artigo.Palavras-chave: Educação Musical. Fetichismo. Adorno.Music Education in Theodor Adorno: a fetish cry of the unconsciousABSTRACTThe present article aims to demonstrate the fetishizing character of music from its appropriation by the capitalist system, as evidenced by the German philosopher Theodor W. Adorno. Relevant considerations to compose the scope of arguments about music education in which music is considered a source of knowledge capable of contributing to the formation of the longed for emancipated man. In this perspective, musical education cannot be thought and not even developed from vulgar knowledge, rather, it must be thought from its social, political relevance and subsidize the process of formation of the critical and reflective man. This is the proposal propelled by Adorno in the text Fetishism in music and the regression of hearing, which per hour subsidizes the stage of reflections of this article.Keywords: Music Education. Fetishism.Adorno.Educación Musical en Adorno: un grito fetichizado del inconscienteRESUMENEl presente artículo tiene por objetivo demostrar el carácter fetichizante de la música a partir de su apropiación por el sistema capitalista, tal como lo evidenció el filósofo alemán Theodor W. Adorno. Consideraciones relevantes para componer el ámbito de argumentaciones en torno a la educación musical en que la música es considerada una fuente de conocimiento capaz de contribuir a la formación del tan deseado hombre emancipado. En esta perspectiva, la educación musical no puede ser pensada y ni desarrollada a partir del conocimiento vulgar, al contrario, debe ser pensada a partir de su relevancia social, política y subsidiar el proceso de formación del hombre crítico y reflexivo. Esta es la propuesta impulsada por Adorno en el texto El fetichismo en la música y la regresión de la audición, que por hora subsidia el escenario de reflexiones de este artículo.Palabras clave: Educación Musical. Fetichismo. Adorno.
id UFMA-3_0d167feccecaf19f590efc856dbf3282
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7396
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Educação Musical em Adorno: um grito fetichizado do inconscienteEducação Musical. Fetichismo. Adorno.O presente artigo tem por objetivo demonstrar o caráter fetichizante da música a partir de sua apropriação pelo sistema capitalista, conforme evidenciado pelo filósofo alemão Theodor W. Adorno. Considerações relevantes para compor o âmbito de argumentações em torno da educação musical em que a música é considerada uma fonte de conhecimento capaz de contribuir para a formação do tão almejado homem emancipado. Nesta perspectiva, a educação musical não pode ser pensada e nem desenvolvida a partir do conhecimento vulgar, ao contrário, deve ser pensada a partir de sua relevância social, política e subsidiar o processo de formação do homem crítico e reflexivo. Esta é a proposta impulsionada por Adorno no texto O fetichismo na música e a regressão da audição, que por hora subsidia o palco de reflexões deste artigo.Palavras-chave: Educação Musical. Fetichismo. Adorno.Music Education in Theodor Adorno: a fetish cry of the unconsciousABSTRACTThe present article aims to demonstrate the fetishizing character of music from its appropriation by the capitalist system, as evidenced by the German philosopher Theodor W. Adorno. Relevant considerations to compose the scope of arguments about music education in which music is considered a source of knowledge capable of contributing to the formation of the longed for emancipated man. In this perspective, musical education cannot be thought and not even developed from vulgar knowledge, rather, it must be thought from its social, political relevance and subsidize the process of formation of the critical and reflective man. This is the proposal propelled by Adorno in the text Fetishism in music and the regression of hearing, which per hour subsidizes the stage of reflections of this article.Keywords: Music Education. Fetishism.Adorno.Educación Musical en Adorno: un grito fetichizado del inconscienteRESUMENEl presente artículo tiene por objetivo demostrar el carácter fetichizante de la música a partir de su apropiación por el sistema capitalista, tal como lo evidenció el filósofo alemán Theodor W. Adorno. Consideraciones relevantes para componer el ámbito de argumentaciones en torno a la educación musical en que la música es considerada una fuente de conocimiento capaz de contribuir a la formación del tan deseado hombre emancipado. En esta perspectiva, la educación musical no puede ser pensada y ni desarrollada a partir del conocimiento vulgar, al contrario, debe ser pensada a partir de su relevancia social, política y subsidiar el proceso de formación del hombre crítico y reflexivo. Esta es la propuesta impulsada por Adorno en el texto El fetichismo en la música y la regresión de la audición, que por hora subsidia el escenario de reflexiones de este artículo.Palabras clave: Educación Musical. Fetichismo. Adorno.Universidade Federal do Maranhão2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/739610.18764/2358-4319.v10n2p261-277Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 2, maio/ago. 2017; p.261-2772358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7396/4550Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Alan Barcelos2017-08-01T15:47:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7396Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-08-01T15:47:08Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Musical em Adorno: um grito fetichizado do inconsciente
title Educação Musical em Adorno: um grito fetichizado do inconsciente
spellingShingle Educação Musical em Adorno: um grito fetichizado do inconsciente
Ribeiro, Alan Barcelos
Educação Musical. Fetichismo. Adorno.
title_short Educação Musical em Adorno: um grito fetichizado do inconsciente
title_full Educação Musical em Adorno: um grito fetichizado do inconsciente
title_fullStr Educação Musical em Adorno: um grito fetichizado do inconsciente
title_full_unstemmed Educação Musical em Adorno: um grito fetichizado do inconsciente
title_sort Educação Musical em Adorno: um grito fetichizado do inconsciente
author Ribeiro, Alan Barcelos
author_facet Ribeiro, Alan Barcelos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Alan Barcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical. Fetichismo. Adorno.
topic Educação Musical. Fetichismo. Adorno.
description O presente artigo tem por objetivo demonstrar o caráter fetichizante da música a partir de sua apropriação pelo sistema capitalista, conforme evidenciado pelo filósofo alemão Theodor W. Adorno. Considerações relevantes para compor o âmbito de argumentações em torno da educação musical em que a música é considerada uma fonte de conhecimento capaz de contribuir para a formação do tão almejado homem emancipado. Nesta perspectiva, a educação musical não pode ser pensada e nem desenvolvida a partir do conhecimento vulgar, ao contrário, deve ser pensada a partir de sua relevância social, política e subsidiar o processo de formação do homem crítico e reflexivo. Esta é a proposta impulsionada por Adorno no texto O fetichismo na música e a regressão da audição, que por hora subsidia o palco de reflexões deste artigo.Palavras-chave: Educação Musical. Fetichismo. Adorno.Music Education in Theodor Adorno: a fetish cry of the unconsciousABSTRACTThe present article aims to demonstrate the fetishizing character of music from its appropriation by the capitalist system, as evidenced by the German philosopher Theodor W. Adorno. Relevant considerations to compose the scope of arguments about music education in which music is considered a source of knowledge capable of contributing to the formation of the longed for emancipated man. In this perspective, musical education cannot be thought and not even developed from vulgar knowledge, rather, it must be thought from its social, political relevance and subsidize the process of formation of the critical and reflective man. This is the proposal propelled by Adorno in the text Fetishism in music and the regression of hearing, which per hour subsidizes the stage of reflections of this article.Keywords: Music Education. Fetishism.Adorno.Educación Musical en Adorno: un grito fetichizado del inconscienteRESUMENEl presente artículo tiene por objetivo demostrar el carácter fetichizante de la música a partir de su apropiación por el sistema capitalista, tal como lo evidenció el filósofo alemán Theodor W. Adorno. Consideraciones relevantes para componer el ámbito de argumentaciones en torno a la educación musical en que la música es considerada una fuente de conocimiento capaz de contribuir a la formación del tan deseado hombre emancipado. En esta perspectiva, la educación musical no puede ser pensada y ni desarrollada a partir del conocimiento vulgar, al contrario, debe ser pensada a partir de su relevancia social, política y subsidiar el proceso de formación del hombre crítico y reflexivo. Esta es la propuesta impulsada por Adorno en el texto El fetichismo en la música y la regresión de la audición, que por hora subsidia el escenario de reflexiones de este artículo.Palabras clave: Educación Musical. Fetichismo. Adorno.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7396
10.18764/2358-4319.v10n2p261-277
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7396
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v10n2p261-277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7396/4550
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 2, maio/ago. 2017; p.261-277
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320571904000