Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Stefany Kelli Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bacellar, Tatiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3919
Resumo: Com os avanços tecnológicos, o crescimento e a modernização econômica houve uma grande expansão na oferta e na procura de cursos de Engenharia. Esse fato acelerou a procura por professores habilitados e não somente especializados em uma área específica. Este artigo trata de uma pesquisa de natureza exploratória, cuja finalidade é refletir sobre a formação de docentes de nível superior dos cursos de Engenharia, explicitando as relações entre competência pedagógica e docência universitária, para mostrar que uma boa formação pedagógica influencia de maneira eficiente e positiva no desempenho do papel do professor bem como no melhoramento da qualidade de ensino. Para atingir tal objetivo, desenvolveu-se a pesquisa com base em fontes bibliográficas, livros e artigos científicos, oriundos de profissionais que ministram ou estudam disciplinas voltadas à formação de professores do nível superior. Ao longo do artigo, as literaturas mencionadas discutem o tema através de uma abordagem político-pedagógica que tentará responder a alguns questionamentos: como é a formação do professor universitário? Como deve ser a formação do professor universitário? Que influências a formação do professor pode ter nos cursos de Engenharia?Falar em universidade pedagógica é utopia? Ao término deste trabalho espera-se oferecer aos professores, às instituições de ensino superior e aos futuros professores em fase de formação abordagens significativas para uma atuação pedagógica.
id UFMA-3_12a2467472236e39baf77435a45790b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3919
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de EngenhariaCompetência pedagógicaDocência UniversitáriaCursos de Engenharia.Com os avanços tecnológicos, o crescimento e a modernização econômica houve uma grande expansão na oferta e na procura de cursos de Engenharia. Esse fato acelerou a procura por professores habilitados e não somente especializados em uma área específica. Este artigo trata de uma pesquisa de natureza exploratória, cuja finalidade é refletir sobre a formação de docentes de nível superior dos cursos de Engenharia, explicitando as relações entre competência pedagógica e docência universitária, para mostrar que uma boa formação pedagógica influencia de maneira eficiente e positiva no desempenho do papel do professor bem como no melhoramento da qualidade de ensino. Para atingir tal objetivo, desenvolveu-se a pesquisa com base em fontes bibliográficas, livros e artigos científicos, oriundos de profissionais que ministram ou estudam disciplinas voltadas à formação de professores do nível superior. Ao longo do artigo, as literaturas mencionadas discutem o tema através de uma abordagem político-pedagógica que tentará responder a alguns questionamentos: como é a formação do professor universitário? Como deve ser a formação do professor universitário? Que influências a formação do professor pode ter nos cursos de Engenharia?Falar em universidade pedagógica é utopia? Ao término deste trabalho espera-se oferecer aos professores, às instituições de ensino superior e aos futuros professores em fase de formação abordagens significativas para uma atuação pedagógica.Universidade Federal do Maranhão2015-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/391910.18764/Revista Educação e Emancipação; v.8, n.1, jan./jun. 2015; p. 116-1362358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3919/2067Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Stefany Kelli SilvaBacellar, Tatiana2017-06-25T06:10:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3919Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:10:52Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia
title Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia
spellingShingle Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia
Abreu, Stefany Kelli Silva
Competência pedagógica
Docência Universitária
Cursos de Engenharia.
title_short Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia
title_full Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia
title_fullStr Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia
title_full_unstemmed Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia
title_sort Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia
author Abreu, Stefany Kelli Silva
author_facet Abreu, Stefany Kelli Silva
Bacellar, Tatiana
author_role author
author2 Bacellar, Tatiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Stefany Kelli Silva
Bacellar, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Competência pedagógica
Docência Universitária
Cursos de Engenharia.
topic Competência pedagógica
Docência Universitária
Cursos de Engenharia.
description Com os avanços tecnológicos, o crescimento e a modernização econômica houve uma grande expansão na oferta e na procura de cursos de Engenharia. Esse fato acelerou a procura por professores habilitados e não somente especializados em uma área específica. Este artigo trata de uma pesquisa de natureza exploratória, cuja finalidade é refletir sobre a formação de docentes de nível superior dos cursos de Engenharia, explicitando as relações entre competência pedagógica e docência universitária, para mostrar que uma boa formação pedagógica influencia de maneira eficiente e positiva no desempenho do papel do professor bem como no melhoramento da qualidade de ensino. Para atingir tal objetivo, desenvolveu-se a pesquisa com base em fontes bibliográficas, livros e artigos científicos, oriundos de profissionais que ministram ou estudam disciplinas voltadas à formação de professores do nível superior. Ao longo do artigo, as literaturas mencionadas discutem o tema através de uma abordagem político-pedagógica que tentará responder a alguns questionamentos: como é a formação do professor universitário? Como deve ser a formação do professor universitário? Que influências a formação do professor pode ter nos cursos de Engenharia?Falar em universidade pedagógica é utopia? Ao término deste trabalho espera-se oferecer aos professores, às instituições de ensino superior e aos futuros professores em fase de formação abordagens significativas para uma atuação pedagógica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3919
10.18764/
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3919
identifier_str_mv 10.18764/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3919/2067
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.8, n.1, jan./jun. 2015; p. 116-136
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320057053184