Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3919 |
Resumo: | Com os avanços tecnológicos, o crescimento e a modernização econômica houve uma grande expansão na oferta e na procura de cursos de Engenharia. Esse fato acelerou a procura por professores habilitados e não somente especializados em uma área específica. Este artigo trata de uma pesquisa de natureza exploratória, cuja finalidade é refletir sobre a formação de docentes de nível superior dos cursos de Engenharia, explicitando as relações entre competência pedagógica e docência universitária, para mostrar que uma boa formação pedagógica influencia de maneira eficiente e positiva no desempenho do papel do professor bem como no melhoramento da qualidade de ensino. Para atingir tal objetivo, desenvolveu-se a pesquisa com base em fontes bibliográficas, livros e artigos científicos, oriundos de profissionais que ministram ou estudam disciplinas voltadas à formação de professores do nível superior. Ao longo do artigo, as literaturas mencionadas discutem o tema através de uma abordagem político-pedagógica que tentará responder a alguns questionamentos: como é a formação do professor universitário? Como deve ser a formação do professor universitário? Que influências a formação do professor pode ter nos cursos de Engenharia?Falar em universidade pedagógica é utopia? Ao término deste trabalho espera-se oferecer aos professores, às instituições de ensino superior e aos futuros professores em fase de formação abordagens significativas para uma atuação pedagógica. |
id |
UFMA-3_12a2467472236e39baf77435a45790b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3919 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de EngenhariaCompetência pedagógicaDocência UniversitáriaCursos de Engenharia.Com os avanços tecnológicos, o crescimento e a modernização econômica houve uma grande expansão na oferta e na procura de cursos de Engenharia. Esse fato acelerou a procura por professores habilitados e não somente especializados em uma área específica. Este artigo trata de uma pesquisa de natureza exploratória, cuja finalidade é refletir sobre a formação de docentes de nível superior dos cursos de Engenharia, explicitando as relações entre competência pedagógica e docência universitária, para mostrar que uma boa formação pedagógica influencia de maneira eficiente e positiva no desempenho do papel do professor bem como no melhoramento da qualidade de ensino. Para atingir tal objetivo, desenvolveu-se a pesquisa com base em fontes bibliográficas, livros e artigos científicos, oriundos de profissionais que ministram ou estudam disciplinas voltadas à formação de professores do nível superior. Ao longo do artigo, as literaturas mencionadas discutem o tema através de uma abordagem político-pedagógica que tentará responder a alguns questionamentos: como é a formação do professor universitário? Como deve ser a formação do professor universitário? Que influências a formação do professor pode ter nos cursos de Engenharia?Falar em universidade pedagógica é utopia? Ao término deste trabalho espera-se oferecer aos professores, às instituições de ensino superior e aos futuros professores em fase de formação abordagens significativas para uma atuação pedagógica.Universidade Federal do Maranhão2015-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/391910.18764/Revista Educação e Emancipação; v.8, n.1, jan./jun. 2015; p. 116-1362358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3919/2067Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Stefany Kelli SilvaBacellar, Tatiana2017-06-25T06:10:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3919Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:10:52Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia |
title |
Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia |
spellingShingle |
Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia Abreu, Stefany Kelli Silva Competência pedagógica Docência Universitária Cursos de Engenharia. |
title_short |
Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia |
title_full |
Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia |
title_fullStr |
Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia |
title_full_unstemmed |
Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia |
title_sort |
Formação Universitária: refletindo sobre a docência nos cursos de Engenharia |
author |
Abreu, Stefany Kelli Silva |
author_facet |
Abreu, Stefany Kelli Silva Bacellar, Tatiana |
author_role |
author |
author2 |
Bacellar, Tatiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Stefany Kelli Silva Bacellar, Tatiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência pedagógica Docência Universitária Cursos de Engenharia. |
topic |
Competência pedagógica Docência Universitária Cursos de Engenharia. |
description |
Com os avanços tecnológicos, o crescimento e a modernização econômica houve uma grande expansão na oferta e na procura de cursos de Engenharia. Esse fato acelerou a procura por professores habilitados e não somente especializados em uma área específica. Este artigo trata de uma pesquisa de natureza exploratória, cuja finalidade é refletir sobre a formação de docentes de nível superior dos cursos de Engenharia, explicitando as relações entre competência pedagógica e docência universitária, para mostrar que uma boa formação pedagógica influencia de maneira eficiente e positiva no desempenho do papel do professor bem como no melhoramento da qualidade de ensino. Para atingir tal objetivo, desenvolveu-se a pesquisa com base em fontes bibliográficas, livros e artigos científicos, oriundos de profissionais que ministram ou estudam disciplinas voltadas à formação de professores do nível superior. Ao longo do artigo, as literaturas mencionadas discutem o tema através de uma abordagem político-pedagógica que tentará responder a alguns questionamentos: como é a formação do professor universitário? Como deve ser a formação do professor universitário? Que influências a formação do professor pode ter nos cursos de Engenharia?Falar em universidade pedagógica é utopia? Ao término deste trabalho espera-se oferecer aos professores, às instituições de ensino superior e aos futuros professores em fase de formação abordagens significativas para uma atuação pedagógica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3919 10.18764/ |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3919 |
identifier_str_mv |
10.18764/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3919/2067 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.8, n.1, jan./jun. 2015; p. 116-136 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320057053184 |