Política Pública da Educação do Campo: resistência(s) e contradições
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3308 |
Resumo: | A educação brasileira destinada ao território camponês sempre se pautou num projeto de educação urbanocêntrico voltado ao desenvolvimento econômico da agropecuária, tendo os sujeitos do campo como de mão de obra para o capital, conforme apregoa o paradigma da Educação Rural. Contrário a esse paradigma, a Educação do Campo surge como movimento organizado pelos Movimentos Sociais do Campo. Estetexto é uma análise parcial de tese, realizada na Universidade Federal da Paraíba, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB), no período de 2009 a 2013. Perguntou-se a que(m) serve a política da Educação do Campo em função da(s) resistência(s) e contradições nela existentes. O campo de pesquisa para análise se deu na Turma ProgramaEstudante Convênio/Movimentos Sociais do Campo (PEC/MSC) do Curso de Ciências Agrárias, viabilizada pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), UFPB, Campus III. Realizou-se pesquisa bibliográfi ca, de campo e documental. Entrevistou-se 30 profi ssionais de 04 Regiões brasileiras, além dos parceiros do PRONERA, na Paraíba. Oartigo subdivide-se em três itens: 1- A Política Pública da Educação do Campo e o PRONERA no Ensino Superior; 2- O Curso de Ciências Agrárias e a Turma Margarida Maria Alves; e, 3- Resistência(s) e contradições da Política da Educação do Campo: quais as intencionalidades dessa Política? Verifi cou-se que a atenção parcial à demanda de educação no/ do campo, não implicou no acesso de forma igualitária a todos os seussujeitos, tampouco a garantia de permanência desses na Universidade. Palavras-chave: Educação do Campo. PRONERA. Políticas de Ensino Superior.ABSTRACTBrazilian education aimed at peasant territory has always been guided in a urbanocenter education project aimed at economic development of agriculture, and the subjects of the fi eld as labor force for capital, as touts the paradigm of Rural Education. Contrary to this paradigm, the FieldEducation emerges as a movement organized by the Social Movements of the fi eld. This text is a partial analysis of the thesis, held at the FederalUniversity of Paraíba, in the Graduate Program in Education (PPGE / UFPB) in the period from 2009 to 2013. It wondered to whom the policy of fi eld Education serves resistance contradictions that exist within it. The research fi eld for the analysis was in Turma Programa Estudante Convênio/Movimentos Sociais do Campo (PEC/MSC) do Curso de Ciências Agrárias, viabilizada pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), UFPB, Campus III. We conducted literature research, fi eld and document. We interviewed 30 professionals from 04 Brazilian regions, in addition to partners of PRONERA, Paraíba. The article is divided into three items: 1- The Public Policy of Rural Educationand PRONERA in Higher Education; 2- The College of AgriculturalSciences and the Class Margarida Maria Alves; and 3- Resistance and the contradictions of Rural Education Policy: What are the intentions of this policy? It was found that partial attention to the demand for education in / of the fi eld, did not result in access equally to all his subjects, nor a guarantee of permanence in the University. Keywords: Rural Education. PRONERA. Policies of Higher Education. |
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