Professores do ensino superior: processos de desenvolvimento profissional e a base de conhecimentos para a docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mussi, Amali de Angelis
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2590
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar os conhecimentos profissionais que fundamentam a prática pedagógica de professores que atuam no Ensino Superior. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com professores formadores de professores, por meio do uso do método de casos e casos de ensino (Shulman, 1987). Os participantes da pesquisa analisaram dois casos de ensino que contemplavam situações pedagógicas enfrentadas por diferentes professores do Ensino Superior, e, além disso, elaboraram um caso de ensino a partir de situações vividas no contexto universitário. No estudo realizado, procurou-se investigar possibilidades do uso de casos de ensino como instrumentos e estratégias capazes de explicitar: os conhecimentos/saberes da docência, os componentes da base de conhecimento para o ensino; os processos de raciocínio e de reflexão apresentados e/ou mobilizados pelos professores de ensino superior em relação às práticas escolares valorizadas e descritas por meio da análise e da elaboração de casos de ensino. Portanto, especificamente neste trabalho, focalizam-se os conhecimentos profissionais que fundamentam a prática pedagógica docente, manifestos por professores do ensino superior, com a análise realizada pelos participantes de um dos casos de ensino – que envolvia diretamente o processo de ensino e aprendizagem no contexto da docência universitária. Apresenta, nos resultados, a base de conhecimentos que fundamentam o exercício profissional dos professores investigados e as suas próprias teorias sobre o ensino universitário. Evidencia que a metodologia de casos se constitui em importante estratégia de investigação para promover processos de desenvolvimento profissional de professores do ensino superior.Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente. Professores de Ensino Superior. Base de conhecimento para o ensino.AbstractThis paper presents the results of a survey that investigated the professional knowledge that underlie the pedagogical practice of teachers working in Higher Education . The research of a qualitative nature, was developed with teacher trainers of teachers, through the use of the method of cases and teaching (Shulman , 1987 ) . Research participants examined two cases of education contemplated pedagogical situations faced by different teachers of Higher Education, and, moreover, developed a case of learning from situations experienced in the university context. In this study, we sought to investigate possibilities of using cases as teaching tools and strategies to make explicit that the skill / knowledge of teaching, the components of the knowledge base for teaching ; processes of reasoning and reflection presented and / or mobilized by higher education teachers regarding school practices valued and described through the analysis and the development of teaching cases . Therefore , this work specifically , focus is the professional knowledge that underlie teacher pedagogical practice , manifest by teachers in higher education , with the analysis made ​​by the participants of a teaching cases - which directly involved the process of teaching and learning in the context of university teaching . Presents the results , the knowledge base underlying the professional practice of teachers investigated and their own theories about the university. Shows that the methodology of cases constitutes an important research strategy to promote processes of professional development for teachers in higher education.Keywords: Teacher professional development. University teachers. Knowledge base for teaching.  
id UFMA-3_24c7947f52c76704a0fd3f1dbf367c1f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2590
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Professores do ensino superior: processos de desenvolvimento profissional e a base de conhecimentos para a docênciaDesenvolvimento profissional docenteProfessores de Ensino SuperiorBase de conhecimento para o ensinoO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar os conhecimentos profissionais que fundamentam a prática pedagógica de professores que atuam no Ensino Superior. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com professores formadores de professores, por meio do uso do método de casos e casos de ensino (Shulman, 1987). Os participantes da pesquisa analisaram dois casos de ensino que contemplavam situações pedagógicas enfrentadas por diferentes professores do Ensino Superior, e, além disso, elaboraram um caso de ensino a partir de situações vividas no contexto universitário. No estudo realizado, procurou-se investigar possibilidades do uso de casos de ensino como instrumentos e estratégias capazes de explicitar: os conhecimentos/saberes da docência, os componentes da base de conhecimento para o ensino; os processos de raciocínio e de reflexão apresentados e/ou mobilizados pelos professores de ensino superior em relação às práticas escolares valorizadas e descritas por meio da análise e da elaboração de casos de ensino. Portanto, especificamente neste trabalho, focalizam-se os conhecimentos profissionais que fundamentam a prática pedagógica docente, manifestos por professores do ensino superior, com a análise realizada pelos participantes de um dos casos de ensino – que envolvia diretamente o processo de ensino e aprendizagem no contexto da docência universitária. Apresenta, nos resultados, a base de conhecimentos que fundamentam o exercício profissional dos professores investigados e as suas próprias teorias sobre o ensino universitário. Evidencia que a metodologia de casos se constitui em importante estratégia de investigação para promover processos de desenvolvimento profissional de professores do ensino superior.Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente. Professores de Ensino Superior. Base de conhecimento para o ensino.AbstractThis paper presents the results of a survey that investigated the professional knowledge that underlie the pedagogical practice of teachers working in Higher Education . The research of a qualitative nature, was developed with teacher trainers of teachers, through the use of the method of cases and teaching (Shulman , 1987 ) . Research participants examined two cases of education contemplated pedagogical situations faced by different teachers of Higher Education, and, moreover, developed a case of learning from situations experienced in the university context. In this study, we sought to investigate possibilities of using cases as teaching tools and strategies to make explicit that the skill / knowledge of teaching, the components of the knowledge base for teaching ; processes of reasoning and reflection presented and / or mobilized by higher education teachers regarding school practices valued and described through the analysis and the development of teaching cases . Therefore , this work specifically , focus is the professional knowledge that underlie teacher pedagogical practice , manifest by teachers in higher education , with the analysis made ​​by the participants of a teaching cases - which directly involved the process of teaching and learning in the context of university teaching . Presents the results , the knowledge base underlying the professional practice of teachers investigated and their own theories about the university. Shows that the methodology of cases constitutes an important research strategy to promote processes of professional development for teachers in higher education.Keywords: Teacher professional development. University teachers. Knowledge base for teaching.  Universidade Federal do Maranhão2014-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/259010.18764/Revista Educação e Emancipação; v.6, n.1, jan./jun. 2013; 187-2082358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2590/622Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMussi, Amali de Angelis2017-06-25T06:18:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2590Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:18:15Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores do ensino superior: processos de desenvolvimento profissional e a base de conhecimentos para a docência
title Professores do ensino superior: processos de desenvolvimento profissional e a base de conhecimentos para a docência
spellingShingle Professores do ensino superior: processos de desenvolvimento profissional e a base de conhecimentos para a docência
Mussi, Amali de Angelis
Desenvolvimento profissional docente
Professores de Ensino Superior
Base de conhecimento para o ensino
title_short Professores do ensino superior: processos de desenvolvimento profissional e a base de conhecimentos para a docência
title_full Professores do ensino superior: processos de desenvolvimento profissional e a base de conhecimentos para a docência
title_fullStr Professores do ensino superior: processos de desenvolvimento profissional e a base de conhecimentos para a docência
title_full_unstemmed Professores do ensino superior: processos de desenvolvimento profissional e a base de conhecimentos para a docência
title_sort Professores do ensino superior: processos de desenvolvimento profissional e a base de conhecimentos para a docência
author Mussi, Amali de Angelis
author_facet Mussi, Amali de Angelis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mussi, Amali de Angelis
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente
Professores de Ensino Superior
Base de conhecimento para o ensino
topic Desenvolvimento profissional docente
Professores de Ensino Superior
Base de conhecimento para o ensino
description O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar os conhecimentos profissionais que fundamentam a prática pedagógica de professores que atuam no Ensino Superior. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com professores formadores de professores, por meio do uso do método de casos e casos de ensino (Shulman, 1987). Os participantes da pesquisa analisaram dois casos de ensino que contemplavam situações pedagógicas enfrentadas por diferentes professores do Ensino Superior, e, além disso, elaboraram um caso de ensino a partir de situações vividas no contexto universitário. No estudo realizado, procurou-se investigar possibilidades do uso de casos de ensino como instrumentos e estratégias capazes de explicitar: os conhecimentos/saberes da docência, os componentes da base de conhecimento para o ensino; os processos de raciocínio e de reflexão apresentados e/ou mobilizados pelos professores de ensino superior em relação às práticas escolares valorizadas e descritas por meio da análise e da elaboração de casos de ensino. Portanto, especificamente neste trabalho, focalizam-se os conhecimentos profissionais que fundamentam a prática pedagógica docente, manifestos por professores do ensino superior, com a análise realizada pelos participantes de um dos casos de ensino – que envolvia diretamente o processo de ensino e aprendizagem no contexto da docência universitária. Apresenta, nos resultados, a base de conhecimentos que fundamentam o exercício profissional dos professores investigados e as suas próprias teorias sobre o ensino universitário. Evidencia que a metodologia de casos se constitui em importante estratégia de investigação para promover processos de desenvolvimento profissional de professores do ensino superior.Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente. Professores de Ensino Superior. Base de conhecimento para o ensino.AbstractThis paper presents the results of a survey that investigated the professional knowledge that underlie the pedagogical practice of teachers working in Higher Education . The research of a qualitative nature, was developed with teacher trainers of teachers, through the use of the method of cases and teaching (Shulman , 1987 ) . Research participants examined two cases of education contemplated pedagogical situations faced by different teachers of Higher Education, and, moreover, developed a case of learning from situations experienced in the university context. In this study, we sought to investigate possibilities of using cases as teaching tools and strategies to make explicit that the skill / knowledge of teaching, the components of the knowledge base for teaching ; processes of reasoning and reflection presented and / or mobilized by higher education teachers regarding school practices valued and described through the analysis and the development of teaching cases . Therefore , this work specifically , focus is the professional knowledge that underlie teacher pedagogical practice , manifest by teachers in higher education , with the analysis made ​​by the participants of a teaching cases - which directly involved the process of teaching and learning in the context of university teaching . Presents the results , the knowledge base underlying the professional practice of teachers investigated and their own theories about the university. Shows that the methodology of cases constitutes an important research strategy to promote processes of professional development for teachers in higher education.Keywords: Teacher professional development. University teachers. Knowledge base for teaching.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2590
10.18764/
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2590
identifier_str_mv 10.18764/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2590/622
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.6, n.1, jan./jun. 2013; 187-208
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711319489773568