A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longhini,Marcos Daniel
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Hartwig,Dácio Rodney
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300011
Resumo: A presente pesquisa traz alguns resultados obtidos com base em um processo de parceria entre um professor com experiência profissional docente e um professor aspirante, tendo o pesquisador como mediador. Toma-se, como eixo para análise, a 'base de conhecimentos para o ensino' de Shulman (1987), e como contexto para coleta dos dados, a elaboração, implementação e análise de um conjunto de aulas de Ciências dedicadas às séries iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a justaposição de professores não garante a troca de todo e quaisquer tipos de conhecimentos, até mesmo porque, dependendo do momento profissional em que o docente se encontra, são diferentes suas necessidades e a forma como se interpreta e dá significado à sua prática.
id UNESP-22_021ad26fd0471b7cbc0a4fb0344bbd77
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132007000300011
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docênciaFormação docenteProfessor aspiranteProfessor atuante'Base de conhecimentos para o ensino'Ensino de CiênciasA presente pesquisa traz alguns resultados obtidos com base em um processo de parceria entre um professor com experiência profissional docente e um professor aspirante, tendo o pesquisador como mediador. Toma-se, como eixo para análise, a 'base de conhecimentos para o ensino' de Shulman (1987), e como contexto para coleta dos dados, a elaboração, implementação e análise de um conjunto de aulas de Ciências dedicadas às séries iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a justaposição de professores não garante a troca de todo e quaisquer tipos de conhecimentos, até mesmo porque, dependendo do momento profissional em que o docente se encontra, são diferentes suas necessidades e a forma como se interpreta e dá significado à sua prática.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300011Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.3 2007reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132007000300011info:eu-repo/semantics/openAccessLonghini,Marcos DanielHartwig,Dácio Rodneypor2008-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132007000300011Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:31.554784Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência
title A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência
spellingShingle A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência
Longhini,Marcos Daniel
Formação docente
Professor aspirante
Professor atuante
'Base de conhecimentos para o ensino'
Ensino de Ciências
title_short A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência
title_full A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência
title_fullStr A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência
title_full_unstemmed A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência
title_sort A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência
author Longhini,Marcos Daniel
author_facet Longhini,Marcos Daniel
Hartwig,Dácio Rodney
author_role author
author2 Hartwig,Dácio Rodney
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longhini,Marcos Daniel
Hartwig,Dácio Rodney
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Professor aspirante
Professor atuante
'Base de conhecimentos para o ensino'
Ensino de Ciências
topic Formação docente
Professor aspirante
Professor atuante
'Base de conhecimentos para o ensino'
Ensino de Ciências
description A presente pesquisa traz alguns resultados obtidos com base em um processo de parceria entre um professor com experiência profissional docente e um professor aspirante, tendo o pesquisador como mediador. Toma-se, como eixo para análise, a 'base de conhecimentos para o ensino' de Shulman (1987), e como contexto para coleta dos dados, a elaboração, implementação e análise de um conjunto de aulas de Ciências dedicadas às séries iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a justaposição de professores não garante a troca de todo e quaisquer tipos de conhecimentos, até mesmo porque, dependendo do momento profissional em que o docente se encontra, são diferentes suas necessidades e a forma como se interpreta e dá significado à sua prática.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132007000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.3 2007
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955724423168