Conversa de porta aberta com Fátima Lima: “EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22669 |
Resumo: | A entrevista do presente dossiê, que focaliza a “EPISTEMOLOGIAS DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural”, foi concedida pela professora doutora Fátima Lima. Mulher, nordestina, negra, lésbica, militante e muitas coisas mais. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ/Campi Macaé. É colaboradora da Organização Não-Governamental ‘Casa das Pretas’. Professora do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais (PPRER/CEFET/RJ) e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia (PPGPCESI-UFRJ). Coordenadora do Grupo ORI - Grupo de pesquisa em Raça, Gênero e Sexualidade (CNPq). O dossiê focaliza reunir um conjunto de epistemologias da pedagogia antirracista problematizando as narrativas lineares e únicas presentes na contemporaneidade. Em sua entrevista Fátima indica pistas, mas paradoxalmente nos coloca diante de encruzilhadas epistêmicas, políticas e educativas. Sua voz ecoa, também, indicando que muitas outras mulheres, algumas já ancestrais, abriram caminho para que hoje pudéssemos seguir. |
id |
UFMA-3_2f53851f968d8c2e3932f605341dc094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22669 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Conversa de porta aberta com Fátima Lima: “EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural”Open door conversation with Fátima Lima: “EPISTEMOLOGIES OF ANTI-RACIST PEDAGOGY: alternatives to structural hegemonic thinking“Conversatorio de puertas abiertas con Fátima Lima: “EPISTEMOLOGÍAS DE LA PEDAGOGÍA ANTIRRACISTA: alternativas del pensamiento hegemónico estructural”black epistemologiesanti-racismescrevivênciasepistemologías negrasantirracismoescrevivênciasepistemologias negrasantirracismoescrevivênciasA entrevista do presente dossiê, que focaliza a “EPISTEMOLOGIAS DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural”, foi concedida pela professora doutora Fátima Lima. Mulher, nordestina, negra, lésbica, militante e muitas coisas mais. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ/Campi Macaé. É colaboradora da Organização Não-Governamental ‘Casa das Pretas’. Professora do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais (PPRER/CEFET/RJ) e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia (PPGPCESI-UFRJ). Coordenadora do Grupo ORI - Grupo de pesquisa em Raça, Gênero e Sexualidade (CNPq). O dossiê focaliza reunir um conjunto de epistemologias da pedagogia antirracista problematizando as narrativas lineares e únicas presentes na contemporaneidade. Em sua entrevista Fátima indica pistas, mas paradoxalmente nos coloca diante de encruzilhadas epistêmicas, políticas e educativas. Sua voz ecoa, também, indicando que muitas outras mulheres, algumas já ancestrais, abriram caminho para que hoje pudéssemos seguir.La entrevista de este dosier, que presenta la “EPISTEMOLOGÍAS DE LA PEDAGOGÍA ANTIRRACISTA: alternativa del pensamiento hegemónico estructural”, ha sido concebida por la Profesora Doctora Fátima Lima. Mujer, nororiental, negra, lesbiana, militante de otras tantas cosas. Maestra Asociada de la Universidad Federal de Rio de Janeiro/UFRJ/Campus Macaé. Colaboradora de la Organización no gubernamental ‘Casa das Pretas’. Maestra del Programa Interdisciplinar de Posgrado en Lingüística Aplicada (PIPGLA/UFRJ), del Programa de Posgrado en Relaciones Étnico Raciales (PPRER/CEFET/RJ) y del Programa de Posgrado en Psicosociología de Comunidades y Ecología Social del Instituto de Psicología (PPGPCESI-UFRJ). Coordinadora del Grupo ORI – Grupo de investigación en Raza, Género y Sexualidad (CNPq). El dosier presenta un conjunto de epistemologías de la pedagogía antirracista y cuestiona las narrativas lineares y únicas presentes en la contemporaneidad, En su entrevista, Fátima muestra huellas, pero paradójicamente, nos deja delate de encrucijadas epistémicas, políticas y educativas. Su voz reverbera y también indica que muchas otras mujeres, algunas ancestrales, abrieran camino para que hoy pudiéramos seguir.The interview in this dossier, which focuses on “EPISTEMOLOGIES OF ANTI-RACIST PEDAGOGY: alternatives to structural hegemonic thinking”, was given by professor Fátima Lima. Woman, northeastern, black, lesbian, activist and many more things. Associate Professor at the Federal University of Rio de Janeiro/UFRJ/Campi Macaé. She is a collaborator of the Non-Governmental Organization ‘Casa das Pretas’. Professor of the Interdisciplinary Postgraduate Program in Applied Linguistics (PIPGLA/UFRJ), the Postgraduate Program in Ethnic and Racial Relations (PPRER/CEFET/RJ) and the Postgraduate Program in Community Psychosociology and Social Ecology of the Institute of Psychology (PPGPCESI-UFRJ). Coordinator of the ORI Group - Research Group on Race, Gender and Sexuality (CNPq). The dossier focuses on bringing together a set of epistemologies of anti-racist pedagogy, problematizing the linear and unique narratives present in contemporary times. In her interview Fátima indicates clues, but paradoxically places us before epistemic, political and educational crossroads. Her voice also echoes, indicating that many other women, some already ancient, paved the way for us to follow today.Universidade Federal do Maranhão2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2266910.18764/2358-4319v16n3.2023.67Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023; 794-8072358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22669/12142Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaroni, PatríciaRodrigues, AllanBorges, Luís Paulo Cruz2023-11-20T21:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22669Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-11-20T21:20:13Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conversa de porta aberta com Fátima Lima: “EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural” Open door conversation with Fátima Lima: “EPISTEMOLOGIES OF ANTI-RACIST PEDAGOGY: alternatives to structural hegemonic thinking“ Conversatorio de puertas abiertas con Fátima Lima: “EPISTEMOLOGÍAS DE LA PEDAGOGÍA ANTIRRACISTA: alternativas del pensamiento hegemónico estructural” |
title |
Conversa de porta aberta com Fátima Lima: “EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural” |
spellingShingle |
Conversa de porta aberta com Fátima Lima: “EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural” Baroni, Patrícia black epistemologies anti-racism escrevivências epistemologías negras antirracismo escrevivências epistemologias negras antirracismo escrevivências |
title_short |
Conversa de porta aberta com Fátima Lima: “EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural” |
title_full |
Conversa de porta aberta com Fátima Lima: “EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural” |
title_fullStr |
Conversa de porta aberta com Fátima Lima: “EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural” |
title_full_unstemmed |
Conversa de porta aberta com Fátima Lima: “EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural” |
title_sort |
Conversa de porta aberta com Fátima Lima: “EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural” |
author |
Baroni, Patrícia |
author_facet |
Baroni, Patrícia Rodrigues, Allan Borges, Luís Paulo Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Allan Borges, Luís Paulo Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baroni, Patrícia Rodrigues, Allan Borges, Luís Paulo Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
black epistemologies anti-racism escrevivências epistemologías negras antirracismo escrevivências epistemologias negras antirracismo escrevivências |
topic |
black epistemologies anti-racism escrevivências epistemologías negras antirracismo escrevivências epistemologias negras antirracismo escrevivências |
description |
A entrevista do presente dossiê, que focaliza a “EPISTEMOLOGIAS DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural”, foi concedida pela professora doutora Fátima Lima. Mulher, nordestina, negra, lésbica, militante e muitas coisas mais. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ/Campi Macaé. É colaboradora da Organização Não-Governamental ‘Casa das Pretas’. Professora do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais (PPRER/CEFET/RJ) e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia (PPGPCESI-UFRJ). Coordenadora do Grupo ORI - Grupo de pesquisa em Raça, Gênero e Sexualidade (CNPq). O dossiê focaliza reunir um conjunto de epistemologias da pedagogia antirracista problematizando as narrativas lineares e únicas presentes na contemporaneidade. Em sua entrevista Fátima indica pistas, mas paradoxalmente nos coloca diante de encruzilhadas epistêmicas, políticas e educativas. Sua voz ecoa, também, indicando que muitas outras mulheres, algumas já ancestrais, abriram caminho para que hoje pudéssemos seguir. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22669 10.18764/2358-4319v16n3.2023.67 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22669 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v16n3.2023.67 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22669/12142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023; 794-807 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711322508623873 |