O sagrado e o profano na educação: um estudo do imaginário religioso na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2606 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa acerca do imaginário religioso na escola pública, tendo como base conceitual as categorias sagrado e profano. Seus principais objetivos são a caracterização do processo de secularização na cultura ocidental e sua implicação para o universo escolar; a apreensão do imaginário religioso da comunidade escolar; o mapeamento de imagens e símbolos presentes na escola pública. O estudo tem como campo de trabalho duas escolas públicas municipais de São Luís. O levantamento de dados junto ao público pesquisado é feito por meio de questionário aberto, desenho e produção textual. Adota-se ainda a observação in locu e o registro fotográfico do espaço escolar. Tomando como base teórica principal os estudos de Mircea Eliade e Gilbert Durand, a pesquisa identifica as representações do sagrado e do profano no universo simbólico das escolas e como essas repercutem na prática pedagógica. Por meio do levantamento e da interpretação da simbologia do espaço-tempo escolar, o estudo evidencia o imaginário religioso ali presente marcado predominantemente por imagens diurnas e pelo simbolismo judaíco-cristão. Os eventos realizados na escola sobressaem enquanto rituais voltados para o estabelecimento do micro-cosmo escolar. A pesquisa resulta numa interpretação da escola a partir do seu simbolismo, enquanto espaço-tempo sagrado dedicado ao conhecimento e à disciplina, num ritual de passagem de alunos e alunas para a vida em sociedade. Pela constelação de imagens ascensionais, espetaculares e diairéticas, associada à crença de que a escola é o lugar onde se prepara às pessoas para ser alguém na vida, revela-se a imagem de uma escola heróica e redentora.Palavras-chave: Imaginário. Sagrado e profano. Escola. Simbolismo. Ritual. |
id |
UFMA-3_390d5bf08ad31e2932cbc086fb3a71c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2606 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
O sagrado e o profano na educação: um estudo do imaginário religioso na escola públicaImaginárioSagrado e profanoEscolaSimbolismoRitualTrata-se de pesquisa de natureza qualitativa acerca do imaginário religioso na escola pública, tendo como base conceitual as categorias sagrado e profano. Seus principais objetivos são a caracterização do processo de secularização na cultura ocidental e sua implicação para o universo escolar; a apreensão do imaginário religioso da comunidade escolar; o mapeamento de imagens e símbolos presentes na escola pública. O estudo tem como campo de trabalho duas escolas públicas municipais de São Luís. O levantamento de dados junto ao público pesquisado é feito por meio de questionário aberto, desenho e produção textual. Adota-se ainda a observação in locu e o registro fotográfico do espaço escolar. Tomando como base teórica principal os estudos de Mircea Eliade e Gilbert Durand, a pesquisa identifica as representações do sagrado e do profano no universo simbólico das escolas e como essas repercutem na prática pedagógica. Por meio do levantamento e da interpretação da simbologia do espaço-tempo escolar, o estudo evidencia o imaginário religioso ali presente marcado predominantemente por imagens diurnas e pelo simbolismo judaíco-cristão. Os eventos realizados na escola sobressaem enquanto rituais voltados para o estabelecimento do micro-cosmo escolar. A pesquisa resulta numa interpretação da escola a partir do seu simbolismo, enquanto espaço-tempo sagrado dedicado ao conhecimento e à disciplina, num ritual de passagem de alunos e alunas para a vida em sociedade. Pela constelação de imagens ascensionais, espetaculares e diairéticas, associada à crença de que a escola é o lugar onde se prepara às pessoas para ser alguém na vida, revela-se a imagem de uma escola heróica e redentora.Palavras-chave: Imaginário. Sagrado e profano. Escola. Simbolismo. Ritual. Universidade Federal do Maranhão2014-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/260610.18764/Revista Educação e Emancipação; v.6, n.1, jan./jun. 2013; 2122358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2606/636Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcanti, Alberes de Siqueira2017-06-25T03:18:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2606Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T03:18:15Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sagrado e o profano na educação: um estudo do imaginário religioso na escola pública |
title |
O sagrado e o profano na educação: um estudo do imaginário religioso na escola pública |
spellingShingle |
O sagrado e o profano na educação: um estudo do imaginário religioso na escola pública Cavalcanti, Alberes de Siqueira Imaginário Sagrado e profano Escola Simbolismo Ritual |
title_short |
O sagrado e o profano na educação: um estudo do imaginário religioso na escola pública |
title_full |
O sagrado e o profano na educação: um estudo do imaginário religioso na escola pública |
title_fullStr |
O sagrado e o profano na educação: um estudo do imaginário religioso na escola pública |
title_full_unstemmed |
O sagrado e o profano na educação: um estudo do imaginário religioso na escola pública |
title_sort |
O sagrado e o profano na educação: um estudo do imaginário religioso na escola pública |
author |
Cavalcanti, Alberes de Siqueira |
author_facet |
Cavalcanti, Alberes de Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcanti, Alberes de Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginário Sagrado e profano Escola Simbolismo Ritual |
topic |
Imaginário Sagrado e profano Escola Simbolismo Ritual |
description |
Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa acerca do imaginário religioso na escola pública, tendo como base conceitual as categorias sagrado e profano. Seus principais objetivos são a caracterização do processo de secularização na cultura ocidental e sua implicação para o universo escolar; a apreensão do imaginário religioso da comunidade escolar; o mapeamento de imagens e símbolos presentes na escola pública. O estudo tem como campo de trabalho duas escolas públicas municipais de São Luís. O levantamento de dados junto ao público pesquisado é feito por meio de questionário aberto, desenho e produção textual. Adota-se ainda a observação in locu e o registro fotográfico do espaço escolar. Tomando como base teórica principal os estudos de Mircea Eliade e Gilbert Durand, a pesquisa identifica as representações do sagrado e do profano no universo simbólico das escolas e como essas repercutem na prática pedagógica. Por meio do levantamento e da interpretação da simbologia do espaço-tempo escolar, o estudo evidencia o imaginário religioso ali presente marcado predominantemente por imagens diurnas e pelo simbolismo judaíco-cristão. Os eventos realizados na escola sobressaem enquanto rituais voltados para o estabelecimento do micro-cosmo escolar. A pesquisa resulta numa interpretação da escola a partir do seu simbolismo, enquanto espaço-tempo sagrado dedicado ao conhecimento e à disciplina, num ritual de passagem de alunos e alunas para a vida em sociedade. Pela constelação de imagens ascensionais, espetaculares e diairéticas, associada à crença de que a escola é o lugar onde se prepara às pessoas para ser alguém na vida, revela-se a imagem de uma escola heróica e redentora.Palavras-chave: Imaginário. Sagrado e profano. Escola. Simbolismo. Ritual. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2606 10.18764/ |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2606 |
identifier_str_mv |
10.18764/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2606/636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.6, n.1, jan./jun. 2013; 212 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1750226201334513664 |