DA ÁFRICA AO BRASIL: O SAGRADO E O PROFANO NO IMAGINÁRIO DO TAMBOR DE CRIOULA NO MARANHÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Labirinto (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4880 |
Resumo: | O presente artigo aborda algumas representações do sagrado e do profano nas performances do tambor de crioula no Maranhão, destacando os elementos de matriz africana presentes na tradição cultural. Faremos uma breve caracterização desta expressão de matriz africana, demonstrando seus valores simbólicos e representacionais de acordo com elementos característicos de sua práxis gestual: coreográficos, poéticos, musicais, religiosos e sociais. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa dividida em duas etapas: na primeira, realizou-se a pesquisa bibliográfica em que se destacam referenciais teóricos como Ferretti (2012), Ramassote (2007), IPHAN (2019), Eliade (1992), Durand (1997), Campbell (2006); a segunda, construiu-se a partir da pesquisa de campo realizada na Casa do Tambor de Crioula, no centro histórico de São Luís/MA. Como resultados, notamos a riqueza simbólica do imaginário de uma tradição cultural de matriz africana, que carrega imagens do sagrado e do profano, em suas diferentes manifestações, simbolismos e representações pelo Maranhão. |
id |
UNIR-2_887fe2cc0585679df8a42f812437ce2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4880 |
network_acronym_str |
UNIR-2 |
network_name_str |
Labirinto (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
DA ÁFRICA AO BRASIL: O SAGRADO E O PROFANO NO IMAGINÁRIO DO TAMBOR DE CRIOULA NO MARANHÃOTambor de crioulaImaginárioSagradoProfanoPatrimônioO presente artigo aborda algumas representações do sagrado e do profano nas performances do tambor de crioula no Maranhão, destacando os elementos de matriz africana presentes na tradição cultural. Faremos uma breve caracterização desta expressão de matriz africana, demonstrando seus valores simbólicos e representacionais de acordo com elementos característicos de sua práxis gestual: coreográficos, poéticos, musicais, religiosos e sociais. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa dividida em duas etapas: na primeira, realizou-se a pesquisa bibliográfica em que se destacam referenciais teóricos como Ferretti (2012), Ramassote (2007), IPHAN (2019), Eliade (1992), Durand (1997), Campbell (2006); a segunda, construiu-se a partir da pesquisa de campo realizada na Casa do Tambor de Crioula, no centro histórico de São Luís/MA. Como resultados, notamos a riqueza simbólica do imaginário de uma tradição cultural de matriz africana, que carrega imagens do sagrado e do profano, em suas diferentes manifestações, simbolismos e representações pelo Maranhão.PROPESQ2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/488010.47209/1519-6674.v31.n.1.p.144-159Revista Labirinto (UNIR); v. 31 (2019): JUL.-DEZ.; 144-1591519-667410.47209/1519-6674.v31.n.1reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4880/3227Copyright (c) 2020 Revista Labirinto (UNIR)info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Daciléia LimaCarvalho, Conceição de Maria Belfort deBrussio, Josenildo Campos2021-01-25T00:57:02Zoai:periodicos.unir.br:article/4880Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-01-25T00:57:02Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA ÁFRICA AO BRASIL: O SAGRADO E O PROFANO NO IMAGINÁRIO DO TAMBOR DE CRIOULA NO MARANHÃO |
title |
DA ÁFRICA AO BRASIL: O SAGRADO E O PROFANO NO IMAGINÁRIO DO TAMBOR DE CRIOULA NO MARANHÃO |
spellingShingle |
DA ÁFRICA AO BRASIL: O SAGRADO E O PROFANO NO IMAGINÁRIO DO TAMBOR DE CRIOULA NO MARANHÃO Ferreira, Daciléia Lima Tambor de crioula Imaginário Sagrado Profano Patrimônio |
title_short |
DA ÁFRICA AO BRASIL: O SAGRADO E O PROFANO NO IMAGINÁRIO DO TAMBOR DE CRIOULA NO MARANHÃO |
title_full |
DA ÁFRICA AO BRASIL: O SAGRADO E O PROFANO NO IMAGINÁRIO DO TAMBOR DE CRIOULA NO MARANHÃO |
title_fullStr |
DA ÁFRICA AO BRASIL: O SAGRADO E O PROFANO NO IMAGINÁRIO DO TAMBOR DE CRIOULA NO MARANHÃO |
title_full_unstemmed |
DA ÁFRICA AO BRASIL: O SAGRADO E O PROFANO NO IMAGINÁRIO DO TAMBOR DE CRIOULA NO MARANHÃO |
title_sort |
DA ÁFRICA AO BRASIL: O SAGRADO E O PROFANO NO IMAGINÁRIO DO TAMBOR DE CRIOULA NO MARANHÃO |
author |
Ferreira, Daciléia Lima |
author_facet |
Ferreira, Daciléia Lima Carvalho, Conceição de Maria Belfort de Brussio, Josenildo Campos |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Conceição de Maria Belfort de Brussio, Josenildo Campos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Daciléia Lima Carvalho, Conceição de Maria Belfort de Brussio, Josenildo Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tambor de crioula Imaginário Sagrado Profano Patrimônio |
topic |
Tambor de crioula Imaginário Sagrado Profano Patrimônio |
description |
O presente artigo aborda algumas representações do sagrado e do profano nas performances do tambor de crioula no Maranhão, destacando os elementos de matriz africana presentes na tradição cultural. Faremos uma breve caracterização desta expressão de matriz africana, demonstrando seus valores simbólicos e representacionais de acordo com elementos característicos de sua práxis gestual: coreográficos, poéticos, musicais, religiosos e sociais. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa dividida em duas etapas: na primeira, realizou-se a pesquisa bibliográfica em que se destacam referenciais teóricos como Ferretti (2012), Ramassote (2007), IPHAN (2019), Eliade (1992), Durand (1997), Campbell (2006); a segunda, construiu-se a partir da pesquisa de campo realizada na Casa do Tambor de Crioula, no centro histórico de São Luís/MA. Como resultados, notamos a riqueza simbólica do imaginário de uma tradição cultural de matriz africana, que carrega imagens do sagrado e do profano, em suas diferentes manifestações, simbolismos e representações pelo Maranhão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4880 10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.144-159 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4880 |
identifier_str_mv |
10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.144-159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4880/3227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Labirinto (UNIR) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Labirinto (UNIR) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labirinto (UNIR); v. 31 (2019): JUL.-DEZ.; 144-159 1519-6674 10.47209/1519-6674.v31.n.1 reponame:Labirinto (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Labirinto (Porto Velho) |
collection |
Labirinto (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||labirinto@unir.br |
_version_ |
1824495017327067136 |