Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neitzel, Odair
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schwengber, Ivan Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11488
Resumo: O presente ensaio é um trabalho de revisão bibliográfica de cunho analítico-hermenêutico. A pretensão é realizar uma reflexão sobre os conceitos de capacidade, competências e habilidades, a partir da concepção de ascese filosófica em Foucault e suas implicações para os processos formativos do educando nos espaços formais de educação. O texto faz uma retomada da concepção platônica de ascese da verdade, culminando com a exigência de objetivação do saber e renúncia da dimensão sensível humana e o seu contraponto, na ascese filosófica de Foucault. Por fim, o texto busca estabelecer algumas reflexões a respeito das implicações dessas duas concepções para o espaço educacional e para a formação do educando.Palavras-chave: Capacidade. Competência. Habilidade.The concepts of ability, ability and competence and the BNCCABSTRACT This essay is a bibliographic review of an analytical-hermeneutical perspective. The intention is to carry out a reflection on the concepts of capacity, competencies and abilities, based on the conception of philosophical asceticism in Foucault and its implications for the formative processes of the learner in the formal spaces of education. The text makes a resumption of the platonic conception of asceticism of truth, culminating with the requirement of objectification of  knowledge and renunciation of the sensitive human dimension and its counterpoint, in the philosophical asceticism of Foucault. Finally, the text seeks to establish some reflections on the implications of these two conceptions for the educational space and for the formation of the student.Keywords: Capacity. Competence. Ability.Los conceptos de capacidad, habilidad y competencia y la BNCCRESUMENEl presente ensayo es un trabajo de revisión bibliográfica de abordaje analítico-hermenéutico. La pretensión es realizar una reflexión sobre los conceptos de capacidad, competencias y habilidades, a partir de ascesis filosófica en Foucault y sus implicaciones para los procesos formativos del educando en los espacios formales de educación. El texto retoma la concepción platónica de ascesis de la verdad, culminando con la exigencia de objetivación del saber y renuncia de la dimensión sensible humana y su contrapunto, en la ascesis filosófica de Foucault. Por fin, el texto busca establecer algunas reflexiones a respecto de las implicaciones de dichas concepciones para el espacio educacional y para la formación del educando.Palabras clave: Capacidad. Competencia. Habilidad.
id UFMA-3_6d79d5808077cbe30cb59d9151d1049c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11488
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCCCapacidade. Competência. Habilidade.O presente ensaio é um trabalho de revisão bibliográfica de cunho analítico-hermenêutico. A pretensão é realizar uma reflexão sobre os conceitos de capacidade, competências e habilidades, a partir da concepção de ascese filosófica em Foucault e suas implicações para os processos formativos do educando nos espaços formais de educação. O texto faz uma retomada da concepção platônica de ascese da verdade, culminando com a exigência de objetivação do saber e renúncia da dimensão sensível humana e o seu contraponto, na ascese filosófica de Foucault. Por fim, o texto busca estabelecer algumas reflexões a respeito das implicações dessas duas concepções para o espaço educacional e para a formação do educando.Palavras-chave: Capacidade. Competência. Habilidade.The concepts of ability, ability and competence and the BNCCABSTRACT This essay is a bibliographic review of an analytical-hermeneutical perspective. The intention is to carry out a reflection on the concepts of capacity, competencies and abilities, based on the conception of philosophical asceticism in Foucault and its implications for the formative processes of the learner in the formal spaces of education. The text makes a resumption of the platonic conception of asceticism of truth, culminating with the requirement of objectification of  knowledge and renunciation of the sensitive human dimension and its counterpoint, in the philosophical asceticism of Foucault. Finally, the text seeks to establish some reflections on the implications of these two conceptions for the educational space and for the formation of the student.Keywords: Capacity. Competence. Ability.Los conceptos de capacidad, habilidad y competencia y la BNCCRESUMENEl presente ensayo es un trabajo de revisión bibliográfica de abordaje analítico-hermenéutico. La pretensión es realizar una reflexión sobre los conceptos de capacidad, competencias y habilidades, a partir de ascesis filosófica en Foucault y sus implicaciones para los procesos formativos del educando en los espacios formales de educación. El texto retoma la concepción platónica de ascesis de la verdad, culminando con la exigencia de objetivación del saber y renuncia de la dimensión sensible humana y su contrapunto, en la ascesis filosófica de Foucault. Por fin, el texto busca establecer algunas reflexiones a respecto de las implicaciones de dichas concepciones para el espacio educacional y para la formación del educando.Palabras clave: Capacidad. Competencia. Habilidad.Universidade Federal do Maranhão2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1148810.18764/2358-4319.v12n2p210-227Revista Educação e Emancipação; v.12, n.2, maio/ago.2019; p.210-2272358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11488/6527Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeitzel, OdairSchwengber, Ivan Luís2019-11-12T04:17:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11488Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-11-12T04:17:25Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC
title Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC
spellingShingle Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC
Neitzel, Odair
Capacidade. Competência. Habilidade.
title_short Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC
title_full Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC
title_fullStr Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC
title_full_unstemmed Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC
title_sort Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC
author Neitzel, Odair
author_facet Neitzel, Odair
Schwengber, Ivan Luís
author_role author
author2 Schwengber, Ivan Luís
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neitzel, Odair
Schwengber, Ivan Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade. Competência. Habilidade.
topic Capacidade. Competência. Habilidade.
description O presente ensaio é um trabalho de revisão bibliográfica de cunho analítico-hermenêutico. A pretensão é realizar uma reflexão sobre os conceitos de capacidade, competências e habilidades, a partir da concepção de ascese filosófica em Foucault e suas implicações para os processos formativos do educando nos espaços formais de educação. O texto faz uma retomada da concepção platônica de ascese da verdade, culminando com a exigência de objetivação do saber e renúncia da dimensão sensível humana e o seu contraponto, na ascese filosófica de Foucault. Por fim, o texto busca estabelecer algumas reflexões a respeito das implicações dessas duas concepções para o espaço educacional e para a formação do educando.Palavras-chave: Capacidade. Competência. Habilidade.The concepts of ability, ability and competence and the BNCCABSTRACT This essay is a bibliographic review of an analytical-hermeneutical perspective. The intention is to carry out a reflection on the concepts of capacity, competencies and abilities, based on the conception of philosophical asceticism in Foucault and its implications for the formative processes of the learner in the formal spaces of education. The text makes a resumption of the platonic conception of asceticism of truth, culminating with the requirement of objectification of  knowledge and renunciation of the sensitive human dimension and its counterpoint, in the philosophical asceticism of Foucault. Finally, the text seeks to establish some reflections on the implications of these two conceptions for the educational space and for the formation of the student.Keywords: Capacity. Competence. Ability.Los conceptos de capacidad, habilidad y competencia y la BNCCRESUMENEl presente ensayo es un trabajo de revisión bibliográfica de abordaje analítico-hermenéutico. La pretensión es realizar una reflexión sobre los conceptos de capacidad, competencias y habilidades, a partir de ascesis filosófica en Foucault y sus implicaciones para los procesos formativos del educando en los espacios formales de educación. El texto retoma la concepción platónica de ascesis de la verdad, culminando con la exigencia de objetivación del saber y renuncia de la dimensión sensible humana y su contrapunto, en la ascesis filosófica de Foucault. Por fin, el texto busca establecer algunas reflexiones a respecto de las implicaciones de dichas concepciones para el espacio educacional y para la formación del educando.Palabras clave: Capacidad. Competencia. Habilidad.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11488
10.18764/2358-4319.v12n2p210-227
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11488
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v12n2p210-227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11488/6527
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.12, n.2, maio/ago.2019; p.210-227
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321138135040