Planejar é preciso: o planejamento reverso como ponte para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quandt, Irmgard Hilda de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fröhlich, Simone Strutz, Goldmeyer, Marguit Carmem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/266
Resumo: Há muito se discute sobre a relevância do desenvolvimento integral dos estudantes nos diferentes segmentos da educação e a pandemia evidenciou o ser humano como um ser complexo e completo, que chega às escolas com emoções, sentimentos, curiosidades, movimento, conexões, corpo, alma e cérebro em contrapartida à dicotomia antes tão difundida entre corpo e mente. A Base Nacional Comum Curricular regulamenta quais são as aprendizagens fundamentais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. [...]
id IVOTI-1_9e70d79a211d0b7a2230bc9418f53ae3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/266
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Planejar é preciso: o planejamento reverso como ponte para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCCDesenvolvimento integralHabilidadesCompetênciasPlanejamento reversoAvaliaçãoHá muito se discute sobre a relevância do desenvolvimento integral dos estudantes nos diferentes segmentos da educação e a pandemia evidenciou o ser humano como um ser complexo e completo, que chega às escolas com emoções, sentimentos, curiosidades, movimento, conexões, corpo, alma e cérebro em contrapartida à dicotomia antes tão difundida entre corpo e mente. A Base Nacional Comum Curricular regulamenta quais são as aprendizagens fundamentais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. [...]Faculdade Instituto Ivoti2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/26610.55602/rlic.v10i2.266 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 129-1302525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/266/362Copyright (c) 2022 Irmgard Hilda de Oliveira Quandt, Simone Strutz Fröhlichhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQuandt, Irmgard Hilda de OliveiraFröhlich, Simone StrutzGoldmeyer, Marguit Carmem2023-04-05T23:26:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/266Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2023-04-05T23:26Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Planejar é preciso: o planejamento reverso como ponte para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC
title Planejar é preciso: o planejamento reverso como ponte para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC
spellingShingle Planejar é preciso: o planejamento reverso como ponte para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC
Quandt, Irmgard Hilda de Oliveira
Desenvolvimento integral
Habilidades
Competências
Planejamento reverso
Avaliação
title_short Planejar é preciso: o planejamento reverso como ponte para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC
title_full Planejar é preciso: o planejamento reverso como ponte para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC
title_fullStr Planejar é preciso: o planejamento reverso como ponte para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC
title_full_unstemmed Planejar é preciso: o planejamento reverso como ponte para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC
title_sort Planejar é preciso: o planejamento reverso como ponte para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC
author Quandt, Irmgard Hilda de Oliveira
author_facet Quandt, Irmgard Hilda de Oliveira
Fröhlich, Simone Strutz
Goldmeyer, Marguit Carmem
author_role author
author2 Fröhlich, Simone Strutz
Goldmeyer, Marguit Carmem
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quandt, Irmgard Hilda de Oliveira
Fröhlich, Simone Strutz
Goldmeyer, Marguit Carmem
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento integral
Habilidades
Competências
Planejamento reverso
Avaliação
topic Desenvolvimento integral
Habilidades
Competências
Planejamento reverso
Avaliação
description Há muito se discute sobre a relevância do desenvolvimento integral dos estudantes nos diferentes segmentos da educação e a pandemia evidenciou o ser humano como um ser complexo e completo, que chega às escolas com emoções, sentimentos, curiosidades, movimento, conexões, corpo, alma e cérebro em contrapartida à dicotomia antes tão difundida entre corpo e mente. A Base Nacional Comum Curricular regulamenta quais são as aprendizagens fundamentais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. [...]
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/266
10.55602/rlic.v10i2.266
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/266
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v10i2.266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/266/362
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Irmgard Hilda de Oliveira Quandt, Simone Strutz Fröhlich
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Irmgard Hilda de Oliveira Quandt, Simone Strutz Fröhlich
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 129-130
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359605964800