De la normalidad a la nueva normalidad, ¿dónde debe estar la educación?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19139 |
Resumo: | Este estudo faz uma análise do discurso de dois textos veiculados nas redes sociais da internet e duas reportagens televisionadas. replicados no ciberespaço, sobre o preconceito racial. O objetivo deste estudo é o de analisar o discurso e descrever a ideologia e sistemas de valores implícitos nos textos, além de discutir o papel da mídia, como veículo do discurso educacional no que se refere ao combate a crimes de preconceito. Por meio dessa análise discursiva, é possível não só evidenciar o modo como são manifestadas as relações intersubjetivas no contexto midiático, como também revelar as representações ideológicas contemporâneas sobre a temática racial. Para tal estudo, utilizamos a metodologia semiótica. Verifica-se, por outro lado, que se manifestam discursos com uma intencionalidade educativa que não se desenvolve na escola, abrindo espaço para uma discussão sobre o papel da mídia, como veículo de discursos educativos e preventivos. |
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De la normalidad a la nueva normalidad, ¿dónde debe estar la educación?From normal to a new normal, where does the education need to be? Do normal a um novo normal, onde a educação precisa estar?história da educaçãonormalidadeisolamento socialhistoria de la educaciónnormalidadaislamiento socialeducation historynormalitysocial isolationEste estudo faz uma análise do discurso de dois textos veiculados nas redes sociais da internet e duas reportagens televisionadas. replicados no ciberespaço, sobre o preconceito racial. O objetivo deste estudo é o de analisar o discurso e descrever a ideologia e sistemas de valores implícitos nos textos, além de discutir o papel da mídia, como veículo do discurso educacional no que se refere ao combate a crimes de preconceito. Por meio dessa análise discursiva, é possível não só evidenciar o modo como são manifestadas as relações intersubjetivas no contexto midiático, como também revelar as representações ideológicas contemporâneas sobre a temática racial. Para tal estudo, utilizamos a metodologia semiótica. Verifica-se, por outro lado, que se manifestam discursos com uma intencionalidade educativa que não se desenvolve na escola, abrindo espaço para uma discussão sobre o papel da mídia, como veículo de discursos educativos e preventivos.El período de aislamiento social, por la pandemia del COVID-19, generó el clamor, en el contexto escolar, de una expectativa y necesidad de volver a la “normalidad”, ante el escenario actual de suspensión de clases, asistiendo orientaciones de prevención del coronavirus. Otros demuestran que no volveremos a la "normalidad", que tendremos una "nueva normalidad". Luego viene el cuestionamiento en relación a la educación. ¿Qué sería el normal? ¿Por qué la necesidad de tener un normal? Para comprender mejor todo este contexto, presentamos un estudio del término “normal”, en la historia de la educación, desde el advenimiento de la Escuela Normal en el mundo, Brasil y Rio Grande do Sul, trayéndolo hasta nuestros días, en un proceso de acción y reflexión sobre la práctica pedagógica, a partir de Paulo Freire (2015, 2016), sobre una dinámica de actuar y pensar, y de Michel Foucault (2018), que debate las relaciones de control y poder. Otros autores que se entrelazarán con la dinámica propuesta, así como la comprensión de la legislación brasileña para la formación docente, estarán en la discusión, que trae las relaciones de poder que se presentan en distintas instituciones sociales y se manifiestan a través de dispositivos que actúan de manera bastante sutil, pero muy bien planificado.The period of social isolation, due to the COVID-19 pandemic, brought up the outcry, in scholar context, of an expectation and necessity of going back to “normal”, in view of the current scenario of suspension of classes, meeting coronavirus prevention guidelines. Some authors demonstrate that we are not going back to “normal”, that we will have a “new normal”. Then comes the question related to education. What would be normal? Why this necessity of a normal? To understand better this entire context, we present a study about the term “normal”, in the history of education, from the advent of the Normal School in the world, Brazil and Rio Grande do Sul, bringing it to the actuality, in a process of action and reflection about the pedagogical practice, leaning on Paulo Freire (2015, 2016), in a dynamic of the acting and thinking, and in Michel Foucault (2018), that debates the relations of control and power. Other authors who will intertwine with the proposed dynamics, as well as the understanding of the Brazilian legislation for teacher training, will be present in the discussion, which brings the power relations that are presented in different social institutions and are manifested through devices that act in a quite subtle way, but very well planned.Universidade Federal do Maranhão2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1913910.18764/2358-4319v15n1.2022.1Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 1, jan./abr. 2022; 14-462358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19139/239http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCortelini, Valdete GusbertiRosa, Geraldo Antônio daDaros, Dilnei Abel2022-05-06T04:02:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19139Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-05-06T04:02:05Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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