Educación y democracia : límites y posibilidades de las políticas educativas emancipatorias más allá del capital
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20386 |
Resumo: | O presente artigo visa discutir a respeito das políticas educacionais, seus limites e possibilidades para além do capital. Nesse intuito, tratamos primeiramente sobre os aspectos conceituais que envolvem a compreensão da concepção de Estado, democracia e emancipação. Em seguida, discute-se sobre as políticas educacionais no contexto neoliberal. Trata-se de um estudo bibliográfico por meio de autores que se alinham a perspectiva teórica do materialismo histórico dialético, como método de análise da realidade, que tem como concepção de análise o contexto histórico e as contradições que permeiam a sociedade, vista em Mészáros (2005), Höfling (2001), Saviani (2017a, 2017b, 2020), Tonet (2018) entre outros. Como conclusão, aborda-se os desafios para superação da lógica do capital e as possibilidades das políticas educacionais por meio da emancipação humana. |
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Educación y democracia : límites y posibilidades de las políticas educativas emancipatorias más allá del capitalEducation and democracy : limits and possibilities of emancipatory educational policies beyond capital Educação e democracia: limites e possibilidades das políticas educacionais emancipatórias para além do capitaleducationeducational policydemocracyEducationeducaciónpolítica educativala democraciaEducacióneducaçãopolítica educacionaisdemocraciaEducaçãoO presente artigo visa discutir a respeito das políticas educacionais, seus limites e possibilidades para além do capital. Nesse intuito, tratamos primeiramente sobre os aspectos conceituais que envolvem a compreensão da concepção de Estado, democracia e emancipação. Em seguida, discute-se sobre as políticas educacionais no contexto neoliberal. Trata-se de um estudo bibliográfico por meio de autores que se alinham a perspectiva teórica do materialismo histórico dialético, como método de análise da realidade, que tem como concepção de análise o contexto histórico e as contradições que permeiam a sociedade, vista em Mészáros (2005), Höfling (2001), Saviani (2017a, 2017b, 2020), Tonet (2018) entre outros. Como conclusão, aborda-se os desafios para superação da lógica do capital e as possibilidades das políticas educacionais por meio da emancipação humana.Este artículo tiene como objetivo discutir sobre las políticas educativas, sus límites y posibilidades más allá del capital. Para ello, nos ocupamos en primer lugar de los aspectos conceptuales que implican la comprensión de la concepción de Estado, democracia y emancipación. Luego, se discuten las políticas educativas en el contexto neoliberal. Se trata de un estudio bibliográfico de autores que se alinean con la perspectiva teórica del materialismo histórico dialéctico, como método de análisis de la realidad, que tiene como concepción de análisis el contexto histórico y las contradicciones que permean la sociedad, visto en Mészáros (2005), Höfling (2001), Saviani (2017a, 2017b, 2020), Tonet (2018) entre otros. En conclusión, aborda los desafíos para superar la lógica del capital y las posibilidades de las políticas educativas a través de la emancipación humanaThis article aims to discuss about educational policies, their limits and possibilities beyond capital. To this end, we first deal with the conceptual aspects that involve the understanding of the conception of State, democracy and emancipation. Then, educational policies in the neoliberal context are discussed. This is a bibliographic study by authors who align themselves with the theoretical perspective of dialectical historical materialism, as a method of analyzing reality, whose analysis concept is the historical context and the contradictions that permeate society, seen in Mészáros (2005), Höfling (2001), Saviani (2017a, 2017b, 2020), Tonet (2018) among others. In conclusion, it addresses the challenges to overcome the logic of capital and the possibilities of educational policies through human emancipation. Universidade Federal do Maranhão2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2038610.18764/2358-4319v15n2.2022.15Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 2, maio/ago. 20222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20386/11415http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, André Dioney Amarante, Karolina Carvalho doRodrigues, Gilberto César Lopes2022-11-24T19:55:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20386Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-11-24T19:55:20Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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