Desafios em torno da pesquisa sobre o mobiliário escolar: uma conversa com Marcus Levy Bencostta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Gustavo Rugoni de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15694
Resumo: Nesta entrevista, Marcus Levy Bencostta, professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná, discorre sobre os aspectos que envolvem a produção historiográfica e a potencialidade em torno da construção de pesquisas que tomam como objeto de estudo o mobiliário escolar. Ao longo de sua trajetória profissional, Marcus Levy Bencostta tem elaborado um conjunto significativo de trabalhos acerca da História da Educação no Brasil e, mais precisamente, sobre a cultura material escolar, com a qual tem contribuído com referenciais analíticos utilizados por muitos pesquisadores que investigam a realidade educativa. Destaca-se também sua inserção como Professor Visitante em diferentes Universidades Brasileiras e Estrangeiras e os cargos ocupados em Revistas Acadêmicas e Associações como a ANPED e a SBHE. É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP, 1999), realizou pós-doutorado pela École Nationale Supérieure d´Architecture de Versailles, França (2007-2008) e aperfeiçoamento em Arquitetura Escolar pela Université du Québec à Montréal (2004). É fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Arquitetura Escolar - NEPHArqE e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Modernidade – NEPHEM, ambos sediados na UFPR. Tem se dedicado, principalmente, a pesquisar os seguintes temas: Arquitetura Escolar, Culturas Escolares, Fotografias Escolares, Colégios Confessionais. Palavras-chave: Mobiliário escolar. Cultura material escolar. História da Educação.Challenges surrounding School Furniture research: a conversation with Marcus Levy BencosttaABSTRACTIn this interview, Marcus Levy Bencostta, professor and researcher at the Federal University of Paraná, discusses the aspects that involve the historiographic production and the potentiality around the construction of research that take as an object of study the school furniture. Throughout his professional career, Marcus Levy Bencostta has elaborated a significant set of works on the History of Education in Brazil and, more precisely, on the material school culture, to which he has contributed with analytical references used by many researchers who investigate the educational reality. He is also a Visiting Professor at different Brazilian and Foreign Universities and has held positions in Academic Journals and Associations such as ANPED and SBHE. He holds a Ph.D. in Social History from the University of São Paulo (USP, 1999), a post-doctoral degree from the École Nationale Supérieure d'Architecture de Versailles, France (2007-2008), and further education in School Architecture from the Université du Québec à Montréal (2004). He is the founder of the Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Arquitetura Escolar - NEPHArqE (Center for Studies and Research in the History of School Architecture) and the Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Modernidade - NEPHEM (Center for Studies and Research in the History of Education and Modernity), both based at UFPR. It has been mainly dedicated to researching the following themes: School Architecture, School Cultures, School Photographs, Confessional Colleges. Keywords: School furniture. School material culture. History of Education.Desafíos en torno a la investigación sobre mobiliario escolar: una conversación con Marcus Levy BencosttaRESUMENEn esta entrevista, Marcus Levy Bencostta, profesor e investigador de la Universidad Federal de Paraná, discute los aspectos que involucran la producción historiográfica y la potencialidad en torno a la construcción de investigaciones que toman como objeto de estudio el mobiliario escolar. A lo largo de su carrera profesional, Marcus Levy Bencostta ha elaborado un importante conjunto de obras sobre la historia de la educación en el Brasil y, más concretamente, sobre la cultura material escolar, a las que ha contribuido con referencias analíticas utilizadas por muchos investigadores que investigan la realidad educativa. También es profesor visitante en diferentes universidades brasileñas y extranjeras y ha ocupado cargos en revistas académicas y asociaciones como la ANPED y la SBHE. Tiene un doctorado en Historia Social de la Universidad de São Paulo (USP, 1999), un posdoctorado de la École Nationale Supérieure d'Architecture de Versailles, Francia (2007-2008) y una formación complementaria en Arquitectura Escolar de la Université du Québec à Montréal (2004). Es fundador del Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Arquitetura Escolar - NEPHArqE (Centro de Estudios e Investigaciones en Historia de la Arquitectura Escolar) y del Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Modernidade - NEPHEM (Centro de Estudios e Investigaciones en Historia de la Educación y de la Modernidad), ambos con sede en la UFPR. Se ha dedicado principalmente a la investigación de los siguientes temas: Arquitectura Escolar, Culturas Escolares, Fotografías Escolares, Colegios Confesionales. Palabras clave: Muebles escolares. Cultura material escolar. Historia de la Educación.
id UFMA-3_7b3aa7c8af618843e4b667f4fab7e176
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15694
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Desafios em torno da pesquisa sobre o mobiliário escolar: uma conversa com Marcus Levy BencosttaMobiliário escolarCultura material escolarHistória da EducaçãoNesta entrevista, Marcus Levy Bencostta, professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná, discorre sobre os aspectos que envolvem a produção historiográfica e a potencialidade em torno da construção de pesquisas que tomam como objeto de estudo o mobiliário escolar. Ao longo de sua trajetória profissional, Marcus Levy Bencostta tem elaborado um conjunto significativo de trabalhos acerca da História da Educação no Brasil e, mais precisamente, sobre a cultura material escolar, com a qual tem contribuído com referenciais analíticos utilizados por muitos pesquisadores que investigam a realidade educativa. Destaca-se também sua inserção como Professor Visitante em diferentes Universidades Brasileiras e Estrangeiras e os cargos ocupados em Revistas Acadêmicas e Associações como a ANPED e a SBHE. É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP, 1999), realizou pós-doutorado pela École Nationale Supérieure d´Architecture de Versailles, França (2007-2008) e aperfeiçoamento em Arquitetura Escolar pela Université du Québec à Montréal (2004). É fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Arquitetura Escolar - NEPHArqE e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Modernidade – NEPHEM, ambos sediados na UFPR. Tem se dedicado, principalmente, a pesquisar os seguintes temas: Arquitetura Escolar, Culturas Escolares, Fotografias Escolares, Colégios Confessionais. Palavras-chave: Mobiliário escolar. Cultura material escolar. História da Educação.Challenges surrounding School Furniture research: a conversation with Marcus Levy BencosttaABSTRACTIn this interview, Marcus Levy Bencostta, professor and researcher at the Federal University of Paraná, discusses the aspects that involve the historiographic production and the potentiality around the construction of research that take as an object of study the school furniture. Throughout his professional career, Marcus Levy Bencostta has elaborated a significant set of works on the History of Education in Brazil and, more precisely, on the material school culture, to which he has contributed with analytical references used by many researchers who investigate the educational reality. He is also a Visiting Professor at different Brazilian and Foreign Universities and has held positions in Academic Journals and Associations such as ANPED and SBHE. He holds a Ph.D. in Social History from the University of São Paulo (USP, 1999), a post-doctoral degree from the École Nationale Supérieure d'Architecture de Versailles, France (2007-2008), and further education in School Architecture from the Université du Québec à Montréal (2004). He is the founder of the Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Arquitetura Escolar - NEPHArqE (Center for Studies and Research in the History of School Architecture) and the Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Modernidade - NEPHEM (Center for Studies and Research in the History of Education and Modernity), both based at UFPR. It has been mainly dedicated to researching the following themes: School Architecture, School Cultures, School Photographs, Confessional Colleges. Keywords: School furniture. School material culture. History of Education.Desafíos en torno a la investigación sobre mobiliario escolar: una conversación con Marcus Levy BencosttaRESUMENEn esta entrevista, Marcus Levy Bencostta, profesor e investigador de la Universidad Federal de Paraná, discute los aspectos que involucran la producción historiográfica y la potencialidad en torno a la construcción de investigaciones que toman como objeto de estudio el mobiliario escolar. A lo largo de su carrera profesional, Marcus Levy Bencostta ha elaborado un importante conjunto de obras sobre la historia de la educación en el Brasil y, más concretamente, sobre la cultura material escolar, a las que ha contribuido con referencias analíticas utilizadas por muchos investigadores que investigan la realidad educativa. También es profesor visitante en diferentes universidades brasileñas y extranjeras y ha ocupado cargos en revistas académicas y asociaciones como la ANPED y la SBHE. Tiene un doctorado en Historia Social de la Universidad de São Paulo (USP, 1999), un posdoctorado de la École Nationale Supérieure d'Architecture de Versailles, Francia (2007-2008) y una formación complementaria en Arquitectura Escolar de la Université du Québec à Montréal (2004). Es fundador del Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Arquitetura Escolar - NEPHArqE (Centro de Estudios e Investigaciones en Historia de la Arquitectura Escolar) y del Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Modernidade - NEPHEM (Centro de Estudios e Investigaciones en Historia de la Educación y de la Modernidad), ambos con sede en la UFPR. Se ha dedicado principalmente a la investigación de los siguientes temas: Arquitectura Escolar, Culturas Escolares, Fotografías Escolares, Colegios Confesionales. Palabras clave: Muebles escolares. Cultura material escolar. Historia de la Educación.Universidade Federal do Maranhão2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1569410.18764/2358-4319.v13n3p324-340Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.324-3402358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15694/8275Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Gustavo Rugoni de2020-12-22T17:00:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15694Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-22T17:00:14Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios em torno da pesquisa sobre o mobiliário escolar: uma conversa com Marcus Levy Bencostta
title Desafios em torno da pesquisa sobre o mobiliário escolar: uma conversa com Marcus Levy Bencostta
spellingShingle Desafios em torno da pesquisa sobre o mobiliário escolar: uma conversa com Marcus Levy Bencostta
Sousa, Gustavo Rugoni de
Mobiliário escolar
Cultura material escolar
História da Educação
title_short Desafios em torno da pesquisa sobre o mobiliário escolar: uma conversa com Marcus Levy Bencostta
title_full Desafios em torno da pesquisa sobre o mobiliário escolar: uma conversa com Marcus Levy Bencostta
title_fullStr Desafios em torno da pesquisa sobre o mobiliário escolar: uma conversa com Marcus Levy Bencostta
title_full_unstemmed Desafios em torno da pesquisa sobre o mobiliário escolar: uma conversa com Marcus Levy Bencostta
title_sort Desafios em torno da pesquisa sobre o mobiliário escolar: uma conversa com Marcus Levy Bencostta
author Sousa, Gustavo Rugoni de
author_facet Sousa, Gustavo Rugoni de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Gustavo Rugoni de
dc.subject.por.fl_str_mv Mobiliário escolar
Cultura material escolar
História da Educação
topic Mobiliário escolar
Cultura material escolar
História da Educação
description Nesta entrevista, Marcus Levy Bencostta, professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná, discorre sobre os aspectos que envolvem a produção historiográfica e a potencialidade em torno da construção de pesquisas que tomam como objeto de estudo o mobiliário escolar. Ao longo de sua trajetória profissional, Marcus Levy Bencostta tem elaborado um conjunto significativo de trabalhos acerca da História da Educação no Brasil e, mais precisamente, sobre a cultura material escolar, com a qual tem contribuído com referenciais analíticos utilizados por muitos pesquisadores que investigam a realidade educativa. Destaca-se também sua inserção como Professor Visitante em diferentes Universidades Brasileiras e Estrangeiras e os cargos ocupados em Revistas Acadêmicas e Associações como a ANPED e a SBHE. É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP, 1999), realizou pós-doutorado pela École Nationale Supérieure d´Architecture de Versailles, França (2007-2008) e aperfeiçoamento em Arquitetura Escolar pela Université du Québec à Montréal (2004). É fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Arquitetura Escolar - NEPHArqE e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Modernidade – NEPHEM, ambos sediados na UFPR. Tem se dedicado, principalmente, a pesquisar os seguintes temas: Arquitetura Escolar, Culturas Escolares, Fotografias Escolares, Colégios Confessionais. Palavras-chave: Mobiliário escolar. Cultura material escolar. História da Educação.Challenges surrounding School Furniture research: a conversation with Marcus Levy BencosttaABSTRACTIn this interview, Marcus Levy Bencostta, professor and researcher at the Federal University of Paraná, discusses the aspects that involve the historiographic production and the potentiality around the construction of research that take as an object of study the school furniture. Throughout his professional career, Marcus Levy Bencostta has elaborated a significant set of works on the History of Education in Brazil and, more precisely, on the material school culture, to which he has contributed with analytical references used by many researchers who investigate the educational reality. He is also a Visiting Professor at different Brazilian and Foreign Universities and has held positions in Academic Journals and Associations such as ANPED and SBHE. He holds a Ph.D. in Social History from the University of São Paulo (USP, 1999), a post-doctoral degree from the École Nationale Supérieure d'Architecture de Versailles, France (2007-2008), and further education in School Architecture from the Université du Québec à Montréal (2004). He is the founder of the Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Arquitetura Escolar - NEPHArqE (Center for Studies and Research in the History of School Architecture) and the Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Modernidade - NEPHEM (Center for Studies and Research in the History of Education and Modernity), both based at UFPR. It has been mainly dedicated to researching the following themes: School Architecture, School Cultures, School Photographs, Confessional Colleges. Keywords: School furniture. School material culture. History of Education.Desafíos en torno a la investigación sobre mobiliario escolar: una conversación con Marcus Levy BencosttaRESUMENEn esta entrevista, Marcus Levy Bencostta, profesor e investigador de la Universidad Federal de Paraná, discute los aspectos que involucran la producción historiográfica y la potencialidad en torno a la construcción de investigaciones que toman como objeto de estudio el mobiliario escolar. A lo largo de su carrera profesional, Marcus Levy Bencostta ha elaborado un importante conjunto de obras sobre la historia de la educación en el Brasil y, más concretamente, sobre la cultura material escolar, a las que ha contribuido con referencias analíticas utilizadas por muchos investigadores que investigan la realidad educativa. También es profesor visitante en diferentes universidades brasileñas y extranjeras y ha ocupado cargos en revistas académicas y asociaciones como la ANPED y la SBHE. Tiene un doctorado en Historia Social de la Universidad de São Paulo (USP, 1999), un posdoctorado de la École Nationale Supérieure d'Architecture de Versailles, Francia (2007-2008) y una formación complementaria en Arquitectura Escolar de la Université du Québec à Montréal (2004). Es fundador del Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Arquitetura Escolar - NEPHArqE (Centro de Estudios e Investigaciones en Historia de la Arquitectura Escolar) y del Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Modernidade - NEPHEM (Centro de Estudios e Investigaciones en Historia de la Educación y de la Modernidad), ambos con sede en la UFPR. Se ha dedicado principalmente a la investigación de los siguientes temas: Arquitectura Escolar, Culturas Escolares, Fotografías Escolares, Colegios Confesionales. Palabras clave: Muebles escolares. Cultura material escolar. Historia de la Educación.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15694
10.18764/2358-4319.v13n3p324-340
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15694
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v13n3p324-340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15694/8275
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.324-340
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321622577152