A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições Universais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Gustavo Rugoni de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Kinchescki, Ana Paula de Souza, Silva, Vera Lúcia Gaspar da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15666
Resumo: O mobiliário escolar é reconhecido como um dos símbolos da educação moderna e ocupou um lugar de destaque em projetos de escolarização da infância no ocidente, principalmente a partir da segunda metade do século XIX. Dentre os diferentes artefatos idealizados para atender exigências pedagógicas e higiênicas, selecionamos a carteira escolar como o fio condutor das análises desenvolvidas neste artigo por entendermos que, além do destaque recebido em impressos em circulação, ela foi considerada nesse período como um dos elementos essenciais para a (con)formação de práticas e condutas. Nessa direção, este trabalho tem como objetivo identificar, em discursos que circularam em Exposições Universais em diferentes formatos, elementos que caracterizavam a carteira escolar adequada para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Para tanto, são analisados relatórios de Exposições Universais, catálogos de indústrias e dicionários pedagógicos, os quais auxiliaram na identificação de argumentos que defendiam a construção de carteiras escolares que atendessem a um padrão de exigências veiculadas em eventos desse porte. Nessa empreitada foi possível observar um efeito de transbordamento de exigências difundidas nas Exposições Universais no que se refere a saberes e tecnologias empregados na construção de móveis escolares, assim como a elaboração de um conjunto de estratégias que visavam à adequação de escolas primárias de acordo com os modelos referenciados como ideais para a escolarização da infância.Palavras-chave: Mobiliário escolar. Exposições universais. Cultura material escolar.Is the school desk "fit for its destiny"? arguments and requirements on school furniture in Universal ExhibitionsABSTRACTSchool furniture is recognized as one of the symbols of modern education and has occupied a prominent place in childhood schooling projects in the West, mainly from the second half of the 19th century. Among the different artifacts designed to meet pedagogical and hygienic requirements, we selected the school desk as the guiding thread of the analyses conducted in this article because we understand that, in addition to the prominence that it received in printed documents in circulation, it was considered in this period as one of the essential elements for the (con)formation of practices and conducts. In this sense, this work aims to identify, in discourses that circulated in Universal Exhibitions in different formats, elements that characterized the school desk fit for the development of pedagogical practices. For this purpose, reports of Universal Exhibitions, catalogs of industries and pedagogical dictionaries are analyzed, which helped in the identification of arguments that advocated the construction of school desks that met a standard of demands conveyed in such events. In this task, it was possible to observe an overflowing effect of demands disseminated in the Universal  Exhibitions with regard to knowledge and technologies employed in the construction of school furniture, as well as the elaboration of a set of strategies aimed at the adequacy of primary schools in accordance with the models referred to as ideal for the schooling of childhood.Keywords: School furniture. Universal Exhibitions. School material culture. ¿Es el pupitre escolar “adecuado para su destino”? argumentos y exigencias sobre el mobiliario escolar en Exposiciones UniversalesRESUMENEl mobiliario escolar es reconocido como uno de los símbolos de la educación moderna y ha ocupado un lugar prominente en los proyectos de escolarización de la infancia en Occidente, principalmente desde la segunda mitad del siglo XIX. Entre los diferentes artefactos diseñados para satisfacer las exigencias pedagógicas e higiénicas, seleccionamos el pupitre escolar como el hilo conductor de los análisis desarrollados en este artículo porque se entiende que, además del énfasis recibido en impresos en circulación, se consideró en este período como uno de los elementos esenciales para la (con)formación de prácticas y conductas. En esta dirección, este artículo pretende identificar, en los discursos que circularon en Exposiciones Universales en diferentes formatos, elementos que caracterizaron el pupitre escolar adecuado para el desarrollo de prácticas pedagógicas. Para ello, se analizan informes de Exposiciones Universales, catálogos de industrias y diccionarios pedagógicos, los cuales ayudaron en la identificación de argumentos que abogaban por la construcción de pupitres escolares que atendieran un patrón de demandas transmitidas en tales eventos. En esta investigación fue posible observar un efecto desbordante de las demandas difundidas en las Exposiciones Universales con respecto a los conocimientos y tecnologías empleadas en la construcción de muebles escolares, así como la elaboración de un conjunto de estrategias dirigidas a la adecuación de las escuelas primarias de acuerdo con los modelos considerados ideales para la escolarización de la infancia.Palabras clave: Mobiliario escolar. Exposiciones Universales. Cultura material escolar.
id UFMA-3_fcc68f9274f55d192f1f95b81facc5fb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15666
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições UniversaisMobiliário escolarExposições universaisCultura material escolarO mobiliário escolar é reconhecido como um dos símbolos da educação moderna e ocupou um lugar de destaque em projetos de escolarização da infância no ocidente, principalmente a partir da segunda metade do século XIX. Dentre os diferentes artefatos idealizados para atender exigências pedagógicas e higiênicas, selecionamos a carteira escolar como o fio condutor das análises desenvolvidas neste artigo por entendermos que, além do destaque recebido em impressos em circulação, ela foi considerada nesse período como um dos elementos essenciais para a (con)formação de práticas e condutas. Nessa direção, este trabalho tem como objetivo identificar, em discursos que circularam em Exposições Universais em diferentes formatos, elementos que caracterizavam a carteira escolar adequada para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Para tanto, são analisados relatórios de Exposições Universais, catálogos de indústrias e dicionários pedagógicos, os quais auxiliaram na identificação de argumentos que defendiam a construção de carteiras escolares que atendessem a um padrão de exigências veiculadas em eventos desse porte. Nessa empreitada foi possível observar um efeito de transbordamento de exigências difundidas nas Exposições Universais no que se refere a saberes e tecnologias empregados na construção de móveis escolares, assim como a elaboração de um conjunto de estratégias que visavam à adequação de escolas primárias de acordo com os modelos referenciados como ideais para a escolarização da infância.Palavras-chave: Mobiliário escolar. Exposições universais. Cultura material escolar.Is the school desk "fit for its destiny"? arguments and requirements on school furniture in Universal ExhibitionsABSTRACTSchool furniture is recognized as one of the symbols of modern education and has occupied a prominent place in childhood schooling projects in the West, mainly from the second half of the 19th century. Among the different artifacts designed to meet pedagogical and hygienic requirements, we selected the school desk as the guiding thread of the analyses conducted in this article because we understand that, in addition to the prominence that it received in printed documents in circulation, it was considered in this period as one of the essential elements for the (con)formation of practices and conducts. In this sense, this work aims to identify, in discourses that circulated in Universal Exhibitions in different formats, elements that characterized the school desk fit for the development of pedagogical practices. For this purpose, reports of Universal Exhibitions, catalogs of industries and pedagogical dictionaries are analyzed, which helped in the identification of arguments that advocated the construction of school desks that met a standard of demands conveyed in such events. In this task, it was possible to observe an overflowing effect of demands disseminated in the Universal  Exhibitions with regard to knowledge and technologies employed in the construction of school furniture, as well as the elaboration of a set of strategies aimed at the adequacy of primary schools in accordance with the models referred to as ideal for the schooling of childhood.Keywords: School furniture. Universal Exhibitions. School material culture. ¿Es el pupitre escolar “adecuado para su destino”? argumentos y exigencias sobre el mobiliario escolar en Exposiciones UniversalesRESUMENEl mobiliario escolar es reconocido como uno de los símbolos de la educación moderna y ha ocupado un lugar prominente en los proyectos de escolarización de la infancia en Occidente, principalmente desde la segunda mitad del siglo XIX. Entre los diferentes artefactos diseñados para satisfacer las exigencias pedagógicas e higiénicas, seleccionamos el pupitre escolar como el hilo conductor de los análisis desarrollados en este artículo porque se entiende que, además del énfasis recibido en impresos en circulación, se consideró en este período como uno de los elementos esenciales para la (con)formación de prácticas y conductas. En esta dirección, este artículo pretende identificar, en los discursos que circularon en Exposiciones Universales en diferentes formatos, elementos que caracterizaron el pupitre escolar adecuado para el desarrollo de prácticas pedagógicas. Para ello, se analizan informes de Exposiciones Universales, catálogos de industrias y diccionarios pedagógicos, los cuales ayudaron en la identificación de argumentos que abogaban por la construcción de pupitres escolares que atendieran un patrón de demandas transmitidas en tales eventos. En esta investigación fue posible observar un efecto desbordante de las demandas difundidas en las Exposiciones Universales con respecto a los conocimientos y tecnologías empleadas en la construcción de muebles escolares, así como la elaboración de un conjunto de estrategias dirigidas a la adecuación de las escuelas primarias de acuerdo con los modelos considerados ideales para la escolarización de la infancia.Palabras clave: Mobiliario escolar. Exposiciones Universales. Cultura material escolar.Universidade Federal do Maranhão2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1566610.18764/2358-4319.v13n3p45-69Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.45-692358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15666/8263Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Gustavo Rugoni deKinchescki, Ana Paula de SouzaSilva, Vera Lúcia Gaspar da2020-12-22T16:30:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15666Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-22T16:30:37Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições Universais
title A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições Universais
spellingShingle A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições Universais
Sousa, Gustavo Rugoni de
Mobiliário escolar
Exposições universais
Cultura material escolar
title_short A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições Universais
title_full A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições Universais
title_fullStr A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições Universais
title_full_unstemmed A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições Universais
title_sort A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições Universais
author Sousa, Gustavo Rugoni de
author_facet Sousa, Gustavo Rugoni de
Kinchescki, Ana Paula de Souza
Silva, Vera Lúcia Gaspar da
author_role author
author2 Kinchescki, Ana Paula de Souza
Silva, Vera Lúcia Gaspar da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Gustavo Rugoni de
Kinchescki, Ana Paula de Souza
Silva, Vera Lúcia Gaspar da
dc.subject.por.fl_str_mv Mobiliário escolar
Exposições universais
Cultura material escolar
topic Mobiliário escolar
Exposições universais
Cultura material escolar
description O mobiliário escolar é reconhecido como um dos símbolos da educação moderna e ocupou um lugar de destaque em projetos de escolarização da infância no ocidente, principalmente a partir da segunda metade do século XIX. Dentre os diferentes artefatos idealizados para atender exigências pedagógicas e higiênicas, selecionamos a carteira escolar como o fio condutor das análises desenvolvidas neste artigo por entendermos que, além do destaque recebido em impressos em circulação, ela foi considerada nesse período como um dos elementos essenciais para a (con)formação de práticas e condutas. Nessa direção, este trabalho tem como objetivo identificar, em discursos que circularam em Exposições Universais em diferentes formatos, elementos que caracterizavam a carteira escolar adequada para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Para tanto, são analisados relatórios de Exposições Universais, catálogos de indústrias e dicionários pedagógicos, os quais auxiliaram na identificação de argumentos que defendiam a construção de carteiras escolares que atendessem a um padrão de exigências veiculadas em eventos desse porte. Nessa empreitada foi possível observar um efeito de transbordamento de exigências difundidas nas Exposições Universais no que se refere a saberes e tecnologias empregados na construção de móveis escolares, assim como a elaboração de um conjunto de estratégias que visavam à adequação de escolas primárias de acordo com os modelos referenciados como ideais para a escolarização da infância.Palavras-chave: Mobiliário escolar. Exposições universais. Cultura material escolar.Is the school desk "fit for its destiny"? arguments and requirements on school furniture in Universal ExhibitionsABSTRACTSchool furniture is recognized as one of the symbols of modern education and has occupied a prominent place in childhood schooling projects in the West, mainly from the second half of the 19th century. Among the different artifacts designed to meet pedagogical and hygienic requirements, we selected the school desk as the guiding thread of the analyses conducted in this article because we understand that, in addition to the prominence that it received in printed documents in circulation, it was considered in this period as one of the essential elements for the (con)formation of practices and conducts. In this sense, this work aims to identify, in discourses that circulated in Universal Exhibitions in different formats, elements that characterized the school desk fit for the development of pedagogical practices. For this purpose, reports of Universal Exhibitions, catalogs of industries and pedagogical dictionaries are analyzed, which helped in the identification of arguments that advocated the construction of school desks that met a standard of demands conveyed in such events. In this task, it was possible to observe an overflowing effect of demands disseminated in the Universal  Exhibitions with regard to knowledge and technologies employed in the construction of school furniture, as well as the elaboration of a set of strategies aimed at the adequacy of primary schools in accordance with the models referred to as ideal for the schooling of childhood.Keywords: School furniture. Universal Exhibitions. School material culture. ¿Es el pupitre escolar “adecuado para su destino”? argumentos y exigencias sobre el mobiliario escolar en Exposiciones UniversalesRESUMENEl mobiliario escolar es reconocido como uno de los símbolos de la educación moderna y ha ocupado un lugar prominente en los proyectos de escolarización de la infancia en Occidente, principalmente desde la segunda mitad del siglo XIX. Entre los diferentes artefactos diseñados para satisfacer las exigencias pedagógicas e higiénicas, seleccionamos el pupitre escolar como el hilo conductor de los análisis desarrollados en este artículo porque se entiende que, además del énfasis recibido en impresos en circulación, se consideró en este período como uno de los elementos esenciales para la (con)formación de prácticas y conductas. En esta dirección, este artículo pretende identificar, en los discursos que circularon en Exposiciones Universales en diferentes formatos, elementos que caracterizaron el pupitre escolar adecuado para el desarrollo de prácticas pedagógicas. Para ello, se analizan informes de Exposiciones Universales, catálogos de industrias y diccionarios pedagógicos, los cuales ayudaron en la identificación de argumentos que abogaban por la construcción de pupitres escolares que atendieran un patrón de demandas transmitidas en tales eventos. En esta investigación fue posible observar un efecto desbordante de las demandas difundidas en las Exposiciones Universales con respecto a los conocimientos y tecnologías empleadas en la construcción de muebles escolares, así como la elaboración de un conjunto de estrategias dirigidas a la adecuación de las escuelas primarias de acuerdo con los modelos considerados ideales para la escolarización de la infancia.Palabras clave: Mobiliario escolar. Exposiciones Universales. Cultura material escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15666
10.18764/2358-4319.v13n3p45-69
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15666
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v13n3p45-69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15666/8263
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.45-69
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321584828416