Projeto Político Pedagógico para a Educação Básica no Campo na Perspectiva do Materialismo Histórico Dialético
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4977 |
Resumo: | RESUMOPropõe-se nesse artigo discutir sobre o processo de elaboração/execução do Projeto Político Pedagógico para a educação básica do campo. Na tentativa de desvendar objeto de investigação nas suas determinações histórico-sociais, buscou-se como referência metodológica a perspectiva materialista histórico-dialética, por contemplar o desafiode captar o movimento/contradições da realidade estudada, cujo lócus são as escolas dos assentamentos conquistados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, este, que historicamente luta por escolas públicas para campo. Inicialmente, percebeu-se que a luta desse movimento foi por educação para educar os filhos dos que lutavam pela conquista da terra. Dessa forma, surgem as primeiras escolas nos assentamentos e tem início as discussões sobre a Educação no e do campo. Atualmente, o debate tem motivado a realização de pesquisas e uma produção significativa, além da conquista dos instrumentoslegais e da realização de importantes eventos visando assegurar a educação pública. Por outro lado, cresceu a necessidade de se elaborar um Projeto Político-Pedagógico para as escolas de educação básica do campo. Assim, estaca-se a importância de refletir sobre a educação e oprojeto educativo que se quer para o campo. Nesse intuito, sustenta-se essa análise numa concepção ampliada de educação, a qual deve ser fundamentada nos âmbitos político, técnico e ético para a formação humana, nos diferentes contextos da realidade do campo. Essa, portanto, é uma proposta contrária a atual lógica de formação, voltada, predominantemente, para o mercado. Com base nesse pressuposto, cabe contribuir criticamente para o elineamento do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas do campo, pois o mesmo deve ser construído coletivamente, uma vez que este se constitui instrumento estruturante da identidade escolar, da gestão democrática e da ação docente.Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Educação do Campo. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.ABSTRACTIt is proposed in this article a discussion on the process of developing / implementing the Political Pedagogical Project for rural basic education. As an attempt to unravel the subject of investigation in its historical and social determinations, it sought as a methodological reference to historical and dialectical materialism, to contemplate the challenge of capturing the movement / contradictions of reality studied, whose locus are schools of settlements won by Landless Workers’ movement - MST, this, that historically struggle for rural public schools to. Initially, it was realized that the struggle of this movement was for education to educate the children of those who fought for land. Thus, there are the first schools in the settlements and opened discussions on education in and the countryside. Currently, the debate has motivated the development of research and significantproduction in addition to the achievement of the legal instruments and as part of major events to ensure public education. On the other hand, it increased the need to develop a political-pedagogical project for rural basiceducation schools in the. Thus, there is the importance of thinking about education and educational project that wants to countryside. To that end, it is claimed that analysis in a broad view of education, which should be based on political, technical and ethical spheres to the human, in the different contexts of the reality of the countryside. This therefore is a proposal contrary to current lineup of logic, geared redominantly to market. On that basis, it is critically contribute to the design of the Political Pedagogical Project (PPP) of schools in the countryside, as it should be built collectively, since this constitutes a structural instrument of school identity, democratic management and teaching activities.Keywords: Pedagogical Political Project. Rural Education. Rural Workers Landless Movement.RESUMENSe propone en este artículo discutir el proceso de desarrollo / implementación del Proyecto Político Pedagógico para el campo de la educación básica. En un intento de desentrañar el tema de la investigación en sus determinaciones históricas y sociales, se buscó como referencia metodológica con elmaterialismo histórico y dialéctico, para contemplar el desafío de capturar el movimiento / contradicciones de la realidad estudiada, cuyo locus son las escuelas de los asentamientos ganados por movimiento de los Trabajadores Sin Tierra - MST, esto, que históricamente luchan por las escuelas públicas a campo. Inicialmente, se dio cuenta de que la lucha de este movimiento fue la educación para educar a los hijos de los que lucharon por la tierra. Por lo tanto, existen las primeras escuelas en los asentamientos y discusionesabiertas sobre educación en y del campo. En la actualidad, el debate ha motivado el desarrollo de la investigación y la producción significativa, además de la consecución de los instrumentos legales y como parte de importantes eventos para garantizar la educación pública. Por otro lado, aumentó la necesidad de desarrollar un proyecto político-pedagógicopara las escuelas de educación básica en el campo. Por lo tanto, existe la importancia de pensar la educación y el proyecto educativo que quiere a campo. A tal efecto, se afirma que el análisis de una visión amplia de la educación, que debe basarse en las esferas políticas, técnicas y éticas para el ser humano, en los diferentes contextos de la realidad del campo. Por lo tanto, esta es una propuesta contraria a la alineación actual de la lógica, orientada principalmente al mercado. Sobre esa base, se contribuye críticamente para el diseño del Proyecto Político Pedagógico (PPP) de las escuelas en el campo, ya que debe ser construida colectivamente, ya que esto constituye un instrumento estructural de la identidad de la escuela, la gestión democrática y actividades de enseñanza.Palabras clave: Proyecto Político Pedagógico. La educación rural. Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra. |
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Dessa forma, surgem as primeiras escolas nos assentamentos e tem início as discussões sobre a Educação no e do campo. Atualmente, o debate tem motivado a realização de pesquisas e uma produção significativa, além da conquista dos instrumentoslegais e da realização de importantes eventos visando assegurar a educação pública. Por outro lado, cresceu a necessidade de se elaborar um Projeto Político-Pedagógico para as escolas de educação básica do campo. Assim, estaca-se a importância de refletir sobre a educação e oprojeto educativo que se quer para o campo. Nesse intuito, sustenta-se essa análise numa concepção ampliada de educação, a qual deve ser fundamentada nos âmbitos político, técnico e ético para a formação humana, nos diferentes contextos da realidade do campo. Essa, portanto, é uma proposta contrária a atual lógica de formação, voltada, predominantemente, para o mercado. Com base nesse pressuposto, cabe contribuir criticamente para o elineamento do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas do campo, pois o mesmo deve ser construído coletivamente, uma vez que este se constitui instrumento estruturante da identidade escolar, da gestão democrática e da ação docente.Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Educação do Campo. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.ABSTRACTIt is proposed in this article a discussion on the process of developing / implementing the Political Pedagogical Project for rural basic education. As an attempt to unravel the subject of investigation in its historical and social determinations, it sought as a methodological reference to historical and dialectical materialism, to contemplate the challenge of capturing the movement / contradictions of reality studied, whose locus are schools of settlements won by Landless Workers’ movement - MST, this, that historically struggle for rural public schools to. Initially, it was realized that the struggle of this movement was for education to educate the children of those who fought for land. Thus, there are the first schools in the settlements and opened discussions on education in and the countryside. Currently, the debate has motivated the development of research and significantproduction in addition to the achievement of the legal instruments and as part of major events to ensure public education. On the other hand, it increased the need to develop a political-pedagogical project for rural basiceducation schools in the. Thus, there is the importance of thinking about education and educational project that wants to countryside. To that end, it is claimed that analysis in a broad view of education, which should be based on political, technical and ethical spheres to the human, in the different contexts of the reality of the countryside. This therefore is a proposal contrary to current lineup of logic, geared redominantly to market. On that basis, it is critically contribute to the design of the Political Pedagogical Project (PPP) of schools in the countryside, as it should be built collectively, since this constitutes a structural instrument of school identity, democratic management and teaching activities.Keywords: Pedagogical Political Project. Rural Education. Rural Workers Landless Movement.RESUMENSe propone en este artículo discutir el proceso de desarrollo / implementación del Proyecto Político Pedagógico para el campo de la educación básica. En un intento de desentrañar el tema de la investigación en sus determinaciones históricas y sociales, se buscó como referencia metodológica con elmaterialismo histórico y dialéctico, para contemplar el desafío de capturar el movimiento / contradicciones de la realidad estudiada, cuyo locus son las escuelas de los asentamientos ganados por movimiento de los Trabajadores Sin Tierra - MST, esto, que históricamente luchan por las escuelas públicas a campo. Inicialmente, se dio cuenta de que la lucha de este movimiento fue la educación para educar a los hijos de los que lucharon por la tierra. Por lo tanto, existen las primeras escuelas en los asentamientos y discusionesabiertas sobre educación en y del campo. En la actualidad, el debate ha motivado el desarrollo de la investigación y la producción significativa, además de la consecución de los instrumentos legales y como parte de importantes eventos para garantizar la educación pública. Por otro lado, aumentó la necesidad de desarrollar un proyecto político-pedagógicopara las escuelas de educación básica en el campo. Por lo tanto, existe la importancia de pensar la educación y el proyecto educativo que quiere a campo. A tal efecto, se afirma que el análisis de una visión amplia de la educación, que debe basarse en las esferas políticas, técnicas y éticas para el ser humano, en los diferentes contextos de la realidad del campo. Por lo tanto, esta es una propuesta contraria a la alineación actual de la lógica, orientada principalmente al mercado. Sobre esa base, se contribuye críticamente para el diseño del Proyecto Político Pedagógico (PPP) de las escuelas en el campo, ya que debe ser construida colectivamente, ya que esto constituye un instrumento estructural de la identidad de la escuela, la gestión democrática y actividades de enseñanza.Palabras clave: Proyecto Político Pedagógico. La educación rural. Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra.Universidade Federal do Maranhão2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/497710.18764/2358-4319.v9n1p38-57Revista Educação e Emancipação; v.9, n.1, jan./jun. 2016; p. 38-572358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4977/3058Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Marinalva SousaCoutinho, Adelaide Ferreira2017-06-25T06:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4977Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:08:55Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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Atualmente, o debate tem motivado a realização de pesquisas e uma produção significativa, além da conquista dos instrumentoslegais e da realização de importantes eventos visando assegurar a educação pública. Por outro lado, cresceu a necessidade de se elaborar um Projeto Político-Pedagógico para as escolas de educação básica do campo. Assim, estaca-se a importância de refletir sobre a educação e oprojeto educativo que se quer para o campo. Nesse intuito, sustenta-se essa análise numa concepção ampliada de educação, a qual deve ser fundamentada nos âmbitos político, técnico e ético para a formação humana, nos diferentes contextos da realidade do campo. Essa, portanto, é uma proposta contrária a atual lógica de formação, voltada, predominantemente, para o mercado. Com base nesse pressuposto, cabe contribuir criticamente para o elineamento do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas do campo, pois o mesmo deve ser construído coletivamente, uma vez que este se constitui instrumento estruturante da identidade escolar, da gestão democrática e da ação docente.Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Educação do Campo. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.ABSTRACTIt is proposed in this article a discussion on the process of developing / implementing the Political Pedagogical Project for rural basic education. As an attempt to unravel the subject of investigation in its historical and social determinations, it sought as a methodological reference to historical and dialectical materialism, to contemplate the challenge of capturing the movement / contradictions of reality studied, whose locus are schools of settlements won by Landless Workers’ movement - MST, this, that historically struggle for rural public schools to. Initially, it was realized that the struggle of this movement was for education to educate the children of those who fought for land. Thus, there are the first schools in the settlements and opened discussions on education in and the countryside. Currently, the debate has motivated the development of research and significantproduction in addition to the achievement of the legal instruments and as part of major events to ensure public education. On the other hand, it increased the need to develop a political-pedagogical project for rural basiceducation schools in the. Thus, there is the importance of thinking about education and educational project that wants to countryside. To that end, it is claimed that analysis in a broad view of education, which should be based on political, technical and ethical spheres to the human, in the different contexts of the reality of the countryside. This therefore is a proposal contrary to current lineup of logic, geared redominantly to market. On that basis, it is critically contribute to the design of the Political Pedagogical Project (PPP) of schools in the countryside, as it should be built collectively, since this constitutes a structural instrument of school identity, democratic management and teaching activities.Keywords: Pedagogical Political Project. Rural Education. Rural Workers Landless Movement.RESUMENSe propone en este artículo discutir el proceso de desarrollo / implementación del Proyecto Político Pedagógico para el campo de la educación básica. En un intento de desentrañar el tema de la investigación en sus determinaciones históricas y sociales, se buscó como referencia metodológica con elmaterialismo histórico y dialéctico, para contemplar el desafío de capturar el movimiento / contradicciones de la realidad estudiada, cuyo locus son las escuelas de los asentamientos ganados por movimiento de los Trabajadores Sin Tierra - MST, esto, que históricamente luchan por las escuelas públicas a campo. Inicialmente, se dio cuenta de que la lucha de este movimiento fue la educación para educar a los hijos de los que lucharon por la tierra. Por lo tanto, existen las primeras escuelas en los asentamientos y discusionesabiertas sobre educación en y del campo. En la actualidad, el debate ha motivado el desarrollo de la investigación y la producción significativa, además de la consecución de los instrumentos legales y como parte de importantes eventos para garantizar la educación pública. Por otro lado, aumentó la necesidad de desarrollar un proyecto político-pedagógicopara las escuelas de educación básica en el campo. Por lo tanto, existe la importancia de pensar la educación y el proyecto educativo que quiere a campo. A tal efecto, se afirma que el análisis de una visión amplia de la educación, que debe basarse en las esferas políticas, técnicas y éticas para el ser humano, en los diferentes contextos de la realidad del campo. Por lo tanto, esta es una propuesta contraria a la alineación actual de la lógica, orientada principalmente al mercado. Sobre esa base, se contribuye críticamente para el diseño del Proyecto Político Pedagógico (PPP) de las escuelas en el campo, ya que debe ser construida colectivamente, ya que esto constituye un instrumento estructural de la identidad de la escuela, la gestión democrática y actividades de enseñanza.Palabras clave: Proyecto Político Pedagógico. La educación rural. Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra. |
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