Educação e Complexidade: a superação ética do conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4222 |
Resumo: | Este artigo propõe a reflexão sobre a forma de produção do conhecimento na modernidade e suas limitações na compreensão da complexidade do real. A transcendência epistemológica de uma razão lógica objetiva para uma razão ontológica perceptiva é sinalizadora de uma alternativa para a religação dos saberes, que hoje se apresentam fragmentados e dispersos e apontam para a possibilidade de uma renovação do sujeito do conhecimento, na construção ética do conhecimento. A epistemologia que emerge dessa proposta reveste-se de uma simultaneidade conceitual que alia complexidade, ecologia e ética. Nessa ótica, a produção do conhecimento terá de ancorar-se em outras lógicas de percepção que avancem na direção de conhecimentos encadeados e complexos, em contraponto à especialização oferecida pelas disciplinas autônomas. A metodologia empregada foi de uma investigação bibliográfica qualitativa com aporte de análise segundo a hermenêutica dialética, que, na perspectiva de Minayo (2000), apresenta-se como uma forma de interpretação capaz de conjugar diferença, contraste, dissenso e ruptura, com mediação, acordo e unidade de sentido, fazendo-se, dessa forma, indispensável no seu aspecto de complementaridade na compreensão da realidade e, portanto, na produção da racionalidade. A educação que poderá emergir nesse novo cenário fundamentará o conhecimento em sua integralidade multidimensional: técnica, estética, política e ética. Palavras-chave: Conhecimento. Complexidade. Ética.ABSTRACT This article proposes a reflection on how knowledge is produced in modernity and its limitations to understand the complexity of real. The epistemological transcedence of an objective reasoning into a perceptual and ontological reasoning signalizes an alternative to reconnecting the types of knowledge, nowadays fragmented, and indicates the possibility of a renewal for the subject of the knowledge in the ethical construction of knowledge. The epistemology that emerges from this proposal is of a simultaneity that combines conceptual complexity, ecology and ethic. In this view, the production of knowledge will have to anchor in other logical perception that advance toward chained and complex knowledge as opposed to specialization offered by autonomous disciplines. The methodology used was a qualitative bibliographic research with analysis of contribution according to dialectical hermeneutics, that according to Minayo (2000), presents itself as a form of interpretation capable of combining difference, contrast, dissent and disruption, with mediation agreement and unity of meaning, becoming thus indispensable in its aspect of complementarity in the understanding of reality and therefore the production of rationality. The education that could emerge from this new scenario will base the knowledge in its multidimensional wholeness: technique, aesthetics, politics and ethics. Keywords: Knowledge. Complexity. Ethics.RESUMEN Este artículo propone la reflexión sobre la forma de producción del conocimiento en la modernidad y sus limitaciones en la comprensión de la complejidad del real. La trascendencia epistemológica de una razón lógica objetiva para una razón ontológica perceptiva es señalizadora de una alternativa a la reconexión de los saberes, que hoy se presentan fragmentados y dispersos, y apunta para la posibilidad de una renovación del sujeto del conocimiento, en la construcción ética del conocimiento. La epistemología que emerge de esta propuesta se cubre de una simultaneidad conceptual que combina complejidad, ecología y ética. En este punto de vista, la producción del conocimiento tendrá que anclarse en otras lógicas de percepción que avecen en la dirección de conocimientos encadenados y complejos, en contrapunto a especialización ofrecida por las asignaturas autónomas. La metodología utilizada fue una investigación bibliográfica cualitativa con análisis según la hermenéutica dialéctica, que en la perspectiva de Minayo (2000), se presenta como una forma de interpretación capaz de combinar diferencia, el contraste, desacuerdo y rotura, con mediación, acuerdo y unidad de sentido, haciendo, de esa manera, imprescindible en su aspecto de complementariedad en la comprensión de la realidad y, por tanto, la producción de la racionalidad. La educación que puede surgir en este nuevo escenario va a basar el conocimiento en su totalidad multidimensional: técnica, estética, política y ética. Palabras clave: Conocimiento. Complejidad. Ética. |
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A metodologia empregada foi de uma investigação bibliográfica qualitativa com aporte de análise segundo a hermenêutica dialética, que, na perspectiva de Minayo (2000), apresenta-se como uma forma de interpretação capaz de conjugar diferença, contraste, dissenso e ruptura, com mediação, acordo e unidade de sentido, fazendo-se, dessa forma, indispensável no seu aspecto de complementaridade na compreensão da realidade e, portanto, na produção da racionalidade. A educação que poderá emergir nesse novo cenário fundamentará o conhecimento em sua integralidade multidimensional: técnica, estética, política e ética. Palavras-chave: Conhecimento. Complexidade. Ética.ABSTRACT This article proposes a reflection on how knowledge is produced in modernity and its limitations to understand the complexity of real. 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La trascendencia epistemológica de una razón lógica objetiva para una razón ontológica perceptiva es señalizadora de una alternativa a la reconexión de los saberes, que hoy se presentan fragmentados y dispersos, y apunta para la posibilidad de una renovación del sujeto del conocimiento, en la construcción ética del conocimiento. La epistemología que emerge de esta propuesta se cubre de una simultaneidad conceptual que combina complejidad, ecología y ética. En este punto de vista, la producción del conocimiento tendrá que anclarse en otras lógicas de percepción que avecen en la dirección de conocimientos encadenados y complejos, en contrapunto a especialización ofrecida por las asignaturas autónomas. La metodología utilizada fue una investigación bibliográfica cualitativa con análisis según la hermenéutica dialéctica, que en la perspectiva de Minayo (2000), se presenta como una forma de interpretación capaz de combinar diferencia, el contraste, desacuerdo y rotura, con mediación, acuerdo y unidad de sentido, haciendo, de esa manera, imprescindible en su aspecto de complementariedad en la comprensión de la realidad y, por tanto, la producción de la racionalidad. La educación que puede surgir en este nuevo escenario va a basar el conocimiento en su totalidad multidimensional: técnica, estética, política y ética. Palabras clave: Conocimiento. Complejidad. 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