Eleição para diretores e diretoras das escolas municipais de Ponta Grossa – Paraná: Análise da estratégia 19.2 do Plano Municipal de Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sakata, Kelly Letícia da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Scaff, Elisângela Alves da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16516
Resumo: O presente texto objetiva analisar os processos de eleição de diretores e diretoras realizados no município de Ponta Grossa - PG no período de 2001 a 2017, com vistas a identificar as mudanças instauradas após a aprovação do Plano Municipal de Educação - PME/PG (2015-2025). Especial destaque é dado à estratégia 19.2, que trata da nomeação de diretores e diretoras de acordo com critérios de mérito e participação. Para tanto, foi desenvolvida pesquisa documental, tendo como referência o Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024), o Plano Municipal de Educação do município supracitado, bem como documentos oriundos do município após a aprovação do referido PME. A conclusão é que a estratégia 19.2 do PME/PG (2015-2025) efetivou-se no município em análise desde 2001, quando, em convênio com o Instituto Ayrton Senna, a Secretaria Municipal de Educação passou a exigir, dos candidatos à função de direção de escola, a frequência em um curso e submissão a processo avaliativo. Tal constatação leva a inquirir sobre o grau de terceiro setor na definição de metas e estratégias dos planos educacionais no Brasil.Palavras-chave: Planos de Educação. Gestão democrática. Política educacional.Election for principals in municipal schools of Ponta Grossa – Paraná: Analysis of the strategy 19.2 of the Municipal Education PlanABSTRACT This work has as aim at analyzing the election processes for principals carried out in the municipality of Ponta Grossa - PG in the period from 2001 to 2017, in pursuance of identify changes established after the approval of the Municipal Education Plan - PME/PG (2015-2025). Special highlight is given to the strategy 19.2, which deals with the appointment of principals according to merit and participation criteria. Thereunto, a documental research was developed, based on the National Education Plan - NEP (2014-2024), the Municipal Education Plan of Ponta Grossa (PME - PG in Portuguese acronym), as well as documents from the municipality after the Municipal Education Plan already mentioned. The conclusion shows that the strategy 19.2 of the PME - PG (2015-2025) was effective in the municipality analyzed since 2001, when an agreement with Instituto Ayrton Senna and the Municipal Secretary of Education started to require attendance and assessment process from candidates to the principal position. Such findings lead to enquire on the influence degree of the Institute, as well as other organizations from the third sector on the definition of goals and strategies of educational plans in Brazil.Keywords: Education Plan. Democratic management. Educational Policy.Elección para directores y directoras de las escuelas municipales de Ponta Grossa – Paraná: Análisis de la estrategia 19.2 del Plan Municipal de EducaciónRESUMENEste trabajo tiene el objetivo de analizar los procesos de elección de directores y directoras realizados en el municipio de Ponta Grossa - PG en el periodo de 2001 hasta 2017, para identificar los cambios instauradas después de la aprobación del Plan Municipal de Educación - PME/PG (2015-2025). Especial despegue se hace de la estrategia 19.2, que trata del nombramiento de directores y directoras de acuerdo con criterios de mérito y participación. Para ello, una investigación documental fue realizada, con referencia en el Plan Nacional de Educación - PNE (2014-2024), el Plan Municipal de Educación del municipio mencionado anteriormente, así como en documentos del municipio después de la aprobación del PME ya mencionado. La conclusión es que la estrategia 19.2 del PME/PG (2015-2025) se ha efectivado en el municipio analizado desde 2001, cuando un acuerdo entre el Instituto Ayrton Senna y la Secretaria Municipal de Educación empezó a exigir, de los candidatos a la función de dirección de escuela, frecuencia en un curso y sumisión a proceso evaluativo. Tal constatación lleva a preguntar sobre el grado de influencia de ese Instituto, así como de otras organizaciones del tercer sector en la definición de metas y estrategias de los planes educacionales en Brasil.Palabras clave: Planes de Educación. Gestión democrática. Política educacional.
id UFMA-3_841a514b76fb5464bba395aad318baed
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16516
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Eleição para diretores e diretoras das escolas municipais de Ponta Grossa – Paraná: Análise da estratégia 19.2 do Plano Municipal de EducaçãoPlanos de EducaçãoGestão democráticaPolítica educacionalO presente texto objetiva analisar os processos de eleição de diretores e diretoras realizados no município de Ponta Grossa - PG no período de 2001 a 2017, com vistas a identificar as mudanças instauradas após a aprovação do Plano Municipal de Educação - PME/PG (2015-2025). Especial destaque é dado à estratégia 19.2, que trata da nomeação de diretores e diretoras de acordo com critérios de mérito e participação. Para tanto, foi desenvolvida pesquisa documental, tendo como referência o Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024), o Plano Municipal de Educação do município supracitado, bem como documentos oriundos do município após a aprovação do referido PME. A conclusão é que a estratégia 19.2 do PME/PG (2015-2025) efetivou-se no município em análise desde 2001, quando, em convênio com o Instituto Ayrton Senna, a Secretaria Municipal de Educação passou a exigir, dos candidatos à função de direção de escola, a frequência em um curso e submissão a processo avaliativo. Tal constatação leva a inquirir sobre o grau de terceiro setor na definição de metas e estratégias dos planos educacionais no Brasil.Palavras-chave: Planos de Educação. Gestão democrática. Política educacional.Election for principals in municipal schools of Ponta Grossa – Paraná: Analysis of the strategy 19.2 of the Municipal Education PlanABSTRACT This work has as aim at analyzing the election processes for principals carried out in the municipality of Ponta Grossa - PG in the period from 2001 to 2017, in pursuance of identify changes established after the approval of the Municipal Education Plan - PME/PG (2015-2025). Special highlight is given to the strategy 19.2, which deals with the appointment of principals according to merit and participation criteria. Thereunto, a documental research was developed, based on the National Education Plan - NEP (2014-2024), the Municipal Education Plan of Ponta Grossa (PME - PG in Portuguese acronym), as well as documents from the municipality after the Municipal Education Plan already mentioned. The conclusion shows that the strategy 19.2 of the PME - PG (2015-2025) was effective in the municipality analyzed since 2001, when an agreement with Instituto Ayrton Senna and the Municipal Secretary of Education started to require attendance and assessment process from candidates to the principal position. Such findings lead to enquire on the influence degree of the Institute, as well as other organizations from the third sector on the definition of goals and strategies of educational plans in Brazil.Keywords: Education Plan. Democratic management. Educational Policy.Elección para directores y directoras de las escuelas municipales de Ponta Grossa – Paraná: Análisis de la estrategia 19.2 del Plan Municipal de EducaciónRESUMENEste trabajo tiene el objetivo de analizar los procesos de elección de directores y directoras realizados en el municipio de Ponta Grossa - PG en el periodo de 2001 hasta 2017, para identificar los cambios instauradas después de la aprobación del Plan Municipal de Educación - PME/PG (2015-2025). Especial despegue se hace de la estrategia 19.2, que trata del nombramiento de directores y directoras de acuerdo con criterios de mérito y participación. Para ello, una investigación documental fue realizada, con referencia en el Plan Nacional de Educación - PNE (2014-2024), el Plan Municipal de Educación del municipio mencionado anteriormente, así como en documentos del municipio después de la aprobación del PME ya mencionado. La conclusión es que la estrategia 19.2 del PME/PG (2015-2025) se ha efectivado en el municipio analizado desde 2001, cuando un acuerdo entre el Instituto Ayrton Senna y la Secretaria Municipal de Educación empezó a exigir, de los candidatos a la función de dirección de escuela, frecuencia en un curso y sumisión a proceso evaluativo. Tal constatación lleva a preguntar sobre el grado de influencia de ese Instituto, así como de otras organizaciones del tercer sector en la definición de metas y estrategias de los planes educacionales en Brasil.Palabras clave: Planes de Educación. Gestión democrática. Política educacional.Universidade Federal do Maranhão2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1651610.18764/2358-4319.v14n1p215-236Revista Educação e Emancipação; v.14, n.1, jan./abr. 2021; p.215-2362358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16516/8878Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSakata, Kelly Letícia da SilvaScaff, Elisângela Alves da Silva2021-04-07T19:49:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16516Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2021-04-07T19:49:56Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Eleição para diretores e diretoras das escolas municipais de Ponta Grossa – Paraná: Análise da estratégia 19.2 do Plano Municipal de Educação
title Eleição para diretores e diretoras das escolas municipais de Ponta Grossa – Paraná: Análise da estratégia 19.2 do Plano Municipal de Educação
spellingShingle Eleição para diretores e diretoras das escolas municipais de Ponta Grossa – Paraná: Análise da estratégia 19.2 do Plano Municipal de Educação
Sakata, Kelly Letícia da Silva
Planos de Educação
Gestão democrática
Política educacional
title_short Eleição para diretores e diretoras das escolas municipais de Ponta Grossa – Paraná: Análise da estratégia 19.2 do Plano Municipal de Educação
title_full Eleição para diretores e diretoras das escolas municipais de Ponta Grossa – Paraná: Análise da estratégia 19.2 do Plano Municipal de Educação
title_fullStr Eleição para diretores e diretoras das escolas municipais de Ponta Grossa – Paraná: Análise da estratégia 19.2 do Plano Municipal de Educação
title_full_unstemmed Eleição para diretores e diretoras das escolas municipais de Ponta Grossa – Paraná: Análise da estratégia 19.2 do Plano Municipal de Educação
title_sort Eleição para diretores e diretoras das escolas municipais de Ponta Grossa – Paraná: Análise da estratégia 19.2 do Plano Municipal de Educação
author Sakata, Kelly Letícia da Silva
author_facet Sakata, Kelly Letícia da Silva
Scaff, Elisângela Alves da Silva
author_role author
author2 Scaff, Elisângela Alves da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sakata, Kelly Letícia da Silva
Scaff, Elisângela Alves da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Planos de Educação
Gestão democrática
Política educacional
topic Planos de Educação
Gestão democrática
Política educacional
description O presente texto objetiva analisar os processos de eleição de diretores e diretoras realizados no município de Ponta Grossa - PG no período de 2001 a 2017, com vistas a identificar as mudanças instauradas após a aprovação do Plano Municipal de Educação - PME/PG (2015-2025). Especial destaque é dado à estratégia 19.2, que trata da nomeação de diretores e diretoras de acordo com critérios de mérito e participação. Para tanto, foi desenvolvida pesquisa documental, tendo como referência o Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024), o Plano Municipal de Educação do município supracitado, bem como documentos oriundos do município após a aprovação do referido PME. A conclusão é que a estratégia 19.2 do PME/PG (2015-2025) efetivou-se no município em análise desde 2001, quando, em convênio com o Instituto Ayrton Senna, a Secretaria Municipal de Educação passou a exigir, dos candidatos à função de direção de escola, a frequência em um curso e submissão a processo avaliativo. Tal constatação leva a inquirir sobre o grau de terceiro setor na definição de metas e estratégias dos planos educacionais no Brasil.Palavras-chave: Planos de Educação. Gestão democrática. Política educacional.Election for principals in municipal schools of Ponta Grossa – Paraná: Analysis of the strategy 19.2 of the Municipal Education PlanABSTRACT This work has as aim at analyzing the election processes for principals carried out in the municipality of Ponta Grossa - PG in the period from 2001 to 2017, in pursuance of identify changes established after the approval of the Municipal Education Plan - PME/PG (2015-2025). Special highlight is given to the strategy 19.2, which deals with the appointment of principals according to merit and participation criteria. Thereunto, a documental research was developed, based on the National Education Plan - NEP (2014-2024), the Municipal Education Plan of Ponta Grossa (PME - PG in Portuguese acronym), as well as documents from the municipality after the Municipal Education Plan already mentioned. The conclusion shows that the strategy 19.2 of the PME - PG (2015-2025) was effective in the municipality analyzed since 2001, when an agreement with Instituto Ayrton Senna and the Municipal Secretary of Education started to require attendance and assessment process from candidates to the principal position. Such findings lead to enquire on the influence degree of the Institute, as well as other organizations from the third sector on the definition of goals and strategies of educational plans in Brazil.Keywords: Education Plan. Democratic management. Educational Policy.Elección para directores y directoras de las escuelas municipales de Ponta Grossa – Paraná: Análisis de la estrategia 19.2 del Plan Municipal de EducaciónRESUMENEste trabajo tiene el objetivo de analizar los procesos de elección de directores y directoras realizados en el municipio de Ponta Grossa - PG en el periodo de 2001 hasta 2017, para identificar los cambios instauradas después de la aprobación del Plan Municipal de Educación - PME/PG (2015-2025). Especial despegue se hace de la estrategia 19.2, que trata del nombramiento de directores y directoras de acuerdo con criterios de mérito y participación. Para ello, una investigación documental fue realizada, con referencia en el Plan Nacional de Educación - PNE (2014-2024), el Plan Municipal de Educación del municipio mencionado anteriormente, así como en documentos del municipio después de la aprobación del PME ya mencionado. La conclusión es que la estrategia 19.2 del PME/PG (2015-2025) se ha efectivado en el municipio analizado desde 2001, cuando un acuerdo entre el Instituto Ayrton Senna y la Secretaria Municipal de Educación empezó a exigir, de los candidatos a la función de dirección de escuela, frecuencia en un curso y sumisión a proceso evaluativo. Tal constatación lleva a preguntar sobre el grado de influencia de ese Instituto, así como de otras organizaciones del tercer sector en la definición de metas y estrategias de los planes educacionales en Brasil.Palabras clave: Planes de Educación. Gestión democrática. Política educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16516
10.18764/2358-4319.v14n1p215-236
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16516
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v14n1p215-236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16516/8878
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.14, n.1, jan./abr. 2021; p.215-236
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321657180160