Política de Formação Docente: da implementação do PIBID como incentivo à prática docente à aproximação universidade e escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Francinara Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vasconcelos, Clênya Ruth Alves, Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4217
Resumo: Este artigo discute a política de formação docente, tendo como recorte o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, implantado no Brasil desde 2007, visando minimizar o distanciamento entre a Universidade e a escola. Pauta-se em estudo bibliográfico e documental, baseando-se em autores que analisam temáticas da formação docente e na legislação, entre eles, Gatti (2011), Tancredi (2013), Saviani (2014), Nóvoa (1999), Mizukami (2002), destaca-se ainda o relatório da CAPES e o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024) no que concerne à formação docente. Compreende-se que o programa de iniciação à docência vem se firmando como política pública, por estar contribuindo significativamente para a formação inicial dos futuros docentes, e tem conseguido promover a articulação entre teoria e prática, por meio da aproximação Universidade e Escola, preenchendo lacunas existentes na formação docente brasileira. Palavras-chave: Política de formação docente. PIBID. Currículo.ABSTRACT This paper discusses teacher training policy based on the Initiation Scholarship Program for Teaching - PIBID, implemented in Brazil since 2007, to minimize the gap between the university and the school. It is guided by bibliographical and documentary study, based on authors that analyze issues of teacher education and legislation, among them, Gatti (2011), Tancredi (2013), Saviani (2014), Nóvoa (1999), Mizukami (2002), it also highlights the National Education Plan - PNE (2014-2024) with regard to teacher training. It is understood that the teaching initiation program has established itself as public policy, because it contributes significantly to the initial training of future teachers, and it has been able to promote the link between theory and practice, by approximating University and School, filling in gaps  in the Brazilian teacher education. Keywords: Teacher training policy. PIBID. Curriculum.RESUMEN Este artículo discute la política de formación docente teniendo como recorte el Programa de Becas de Iniciación a la Docencia - PIBID, implementado en Brasil desde 2007, buscando minimizar el distanciamiento entre la Universidad y la escuela. Se guía en estudio bibliográfico y documental,  basandose en autores que analizan temáticas de formación docente y  en la legislación, entre ellos Gatti (2011), Saviani (2014), Nóvoa (1999), Mizukami (2002), se destaca aún el informe de la CAPES y el Plan Nacional de Educación - PNE (2014-2024) en lo que concierne a la formación docente. Se entiende que el programa de iniciación a la docencia se ha establecido como una política pública, por estar contribuyendo significativamente a la formación inicial  de los futuros docentes, y ha conseguido promover la articulación entre teoría y práctica, por medio de la aproximación Universidad y Escuela, llenando las lagunas existentes en la formación docente brasileña. Palabras clave: Política de formación docente. PIBID. Curículum.
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