PIBID: Uma contribuição à política de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://periodicos.incubadora.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/2581/3081
http://hdl.handle.net/11449/114892
Resumo: This article aims to present a discussion on the impact of the Institutional Program of Initiation to Teaching (Pibid) on teacher formation policy from the experience of the Universidade Estadual Paulista (Unesp). The Pibid contributes effectively to the relationship between university and basic education school constituting a great advance in the politics of initial and continuing training of teachers. The challenges and the possibilities are many, requiring from its direct participants ongoing dialogue and commitment with public school.
id UNSP_91b30b5baf21aadbff7344cc9784810d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114892
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling PIBID: Uma contribuição à política de formação docentePIBID: A contribution to the policy of teacher educationformação de professoreslicenciaturaPibidThis article aims to present a discussion on the impact of the Institutional Program of Initiation to Teaching (Pibid) on teacher formation policy from the experience of the Universidade Estadual Paulista (Unesp). The Pibid contributes effectively to the relationship between university and basic education school constituting a great advance in the politics of initial and continuing training of teachers. The challenges and the possibilities are many, requiring from its direct participants ongoing dialogue and commitment with public school.O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o impacto do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) na política de formação de professores a partir da experiência da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O Pibid contribui, efetivamente, com a relação entre universidade e escola da Educação Básica se constituindo em forte avanço na política de formação inicial e continuada de professores. São muitos os desafios e possibilidades, exigindo de seus participantes diretos diálogo contínuo e compromisso com a escola pública.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitaário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitaário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]2015-02-24T13:57:34Z2015-02-24T13:57:34Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article220-236application/pdfhttp://periodicos.incubadora.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/2581/3081EntreVer - Revista das Licenciaturas, v. 3, n. 4, p. 220-236, 2013.2237-6674http://hdl.handle.net/11449/114892ISSN22376674-2013-03-04-220-236.pdf51083025314838092394025583164116Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEntreVer - Revista das Licenciaturasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114892Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID: Uma contribuição à política de formação docente
PIBID: A contribution to the policy of teacher education
title PIBID: Uma contribuição à política de formação docente
spellingShingle PIBID: Uma contribuição à política de formação docente
Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
formação de professores
licenciatura
Pibid
title_short PIBID: Uma contribuição à política de formação docente
title_full PIBID: Uma contribuição à política de formação docente
title_fullStr PIBID: Uma contribuição à política de formação docente
title_full_unstemmed PIBID: Uma contribuição à política de formação docente
title_sort PIBID: Uma contribuição à política de formação docente
author Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
author_facet Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]
author_role author
author2 Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
licenciatura
Pibid
topic formação de professores
licenciatura
Pibid
description This article aims to present a discussion on the impact of the Institutional Program of Initiation to Teaching (Pibid) on teacher formation policy from the experience of the Universidade Estadual Paulista (Unesp). The Pibid contributes effectively to the relationship between university and basic education school constituting a great advance in the politics of initial and continuing training of teachers. The challenges and the possibilities are many, requiring from its direct participants ongoing dialogue and commitment with public school.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-02-24T13:57:34Z
2015-02-24T13:57:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.incubadora.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/2581/3081
EntreVer - Revista das Licenciaturas, v. 3, n. 4, p. 220-236, 2013.
2237-6674
http://hdl.handle.net/11449/114892
ISSN22376674-2013-03-04-220-236.pdf
5108302531483809
2394025583164116
url http://periodicos.incubadora.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/2581/3081
http://hdl.handle.net/11449/114892
identifier_str_mv EntreVer - Revista das Licenciaturas, v. 3, n. 4, p. 220-236, 2013.
2237-6674
ISSN22376674-2013-03-04-220-236.pdf
5108302531483809
2394025583164116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv EntreVer - Revista das Licenciaturas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 220-236
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128212313571328