A carreira docente nos Institutos Federais em comparação com outras escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Leandro Cássio de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nunes, Claudio Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7393
Resumo: A pesquisa tem como objeto de estudo o trabalho e o plano de carreira dos docentes dos Institutos Federais no Brasil (IFs). A partir da análise comparativa com a realidade docente nacional, objetiva-se refletir sobre as condições do trabalho docente em uma entidade com menos de uma década de existência no país. Como orientação metodológica, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter documental e bibliográfico, nos permitindo alcançar o objetivo proposto. Na sistematização das informações apuradas, foi demonstrado que os docentes dos IFs são estimulados à qualificação (mestrado e doutorado), dispõem de laboratórios, de estruturas para pesquisa e extensão, de cargas horárias de trabalho flexíveis que permitem a eles prepararem suas aulas e terem a vida pessoal tranquila, diferentemente dos professores das redes públicas municipal e estadual.Palavras-chave: Carreira Docente. Formação Docente. Institutos Federais. Condições de trabalho.Teaching career in Federal Institutes in comparison to other public schoolsABSTRACTThis research aims to study the teachers’ work and career plan at Federal Institutes in Brazil (IFs). From the comparative study based on national teaching reality, the purpose is to reflect on the conditions of teaching in an entity within less a decade of existence in our country. As methodological guidance, it was used a descriptive research with documental and bibliographical procedure, which enabled us to achieve the proposed objective. Concerning the systematization of gathered information, it was demonstrated that the teachers at IFs are encouraged to qualification (Masters and PhD), have labs, infrastructure for researches and extension programs, and flexible hourly schedules that allow them to plan their classes and have a quiet personal life, which does not happen with teachers of municipal and state public schools.Keywords: Teaching Career. Teacher Training. Federal Institutes, Working ConditionsCarrera docente en los Institutos Federales comparándoselos con otras escuelas públicasRESUMENLa investigación tiene como objeto de estudio el trabajo y el plan de carrera de los docentes de los Institutos Federales en Brasil (IFs). A partir del análisis comparativo con la realidad docente nacional, se pretende refl exionar sobre las condiciones del trabajo docente en una entidad con menos de una década de existencia en el país. Como orientación metodológica, se realizó una investigación descriptiva de carácter documental y bibliográfi co, permitiendo alcanzar el objetivo propuesto. En la sistematización de las informaciones constatadas, ha sido demostrado que los docentes de los IFs son estimulados a la calificación (maestría y doctorado), disponen de laboratorios, de estructuras para investigación y extensión, de cargas horarias de trabajo flexibles que les permiten preparar sus clases y tener la vida personal tranquila, distinto de los profesores de las redes públicas municipales y estatales.Palabras-clave: Carrera Docente. Formación Docente. Institutos Federales. Condiciones de Trabajo
id UFMA-3_9389d7d4a0162d9460d0be1c6475accf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7393
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A carreira docente nos Institutos Federais em comparação com outras escolas públicasCarreira Docente. Formação Docente. Institutos Federais. Condições de trabalho.A pesquisa tem como objeto de estudo o trabalho e o plano de carreira dos docentes dos Institutos Federais no Brasil (IFs). A partir da análise comparativa com a realidade docente nacional, objetiva-se refletir sobre as condições do trabalho docente em uma entidade com menos de uma década de existência no país. Como orientação metodológica, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter documental e bibliográfico, nos permitindo alcançar o objetivo proposto. Na sistematização das informações apuradas, foi demonstrado que os docentes dos IFs são estimulados à qualificação (mestrado e doutorado), dispõem de laboratórios, de estruturas para pesquisa e extensão, de cargas horárias de trabalho flexíveis que permitem a eles prepararem suas aulas e terem a vida pessoal tranquila, diferentemente dos professores das redes públicas municipal e estadual.Palavras-chave: Carreira Docente. Formação Docente. Institutos Federais. Condições de trabalho.Teaching career in Federal Institutes in comparison to other public schoolsABSTRACTThis research aims to study the teachers’ work and career plan at Federal Institutes in Brazil (IFs). From the comparative study based on national teaching reality, the purpose is to reflect on the conditions of teaching in an entity within less a decade of existence in our country. As methodological guidance, it was used a descriptive research with documental and bibliographical procedure, which enabled us to achieve the proposed objective. Concerning the systematization of gathered information, it was demonstrated that the teachers at IFs are encouraged to qualification (Masters and PhD), have labs, infrastructure for researches and extension programs, and flexible hourly schedules that allow them to plan their classes and have a quiet personal life, which does not happen with teachers of municipal and state public schools.Keywords: Teaching Career. Teacher Training. Federal Institutes, Working ConditionsCarrera docente en los Institutos Federales comparándoselos con otras escuelas públicasRESUMENLa investigación tiene como objeto de estudio el trabajo y el plan de carrera de los docentes de los Institutos Federales en Brasil (IFs). A partir del análisis comparativo con la realidad docente nacional, se pretende refl exionar sobre las condiciones del trabajo docente en una entidad con menos de una década de existencia en el país. Como orientación metodológica, se realizó una investigación descriptiva de carácter documental y bibliográfi co, permitiendo alcanzar el objetivo propuesto. En la sistematización de las informaciones constatadas, ha sido demostrado que los docentes de los IFs son estimulados a la calificación (maestría y doctorado), disponen de laboratorios, de estructuras para investigación y extensión, de cargas horarias de trabajo flexibles que les permiten preparar sus clases y tener la vida personal tranquila, distinto de los profesores de las redes públicas municipales y estatales.Palabras-clave: Carrera Docente. Formación Docente. Institutos Federales. Condiciones de TrabajoUniversidade Federal do Maranhão2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/739310.18764/2358-4319.v10n2p185-204Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 2, maio/ago. 2017; p.185-2042358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7393/4547Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, João Leandro Cássio deNunes, Claudio Pinto2017-08-01T15:42:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7393Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-08-01T15:42:16Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A carreira docente nos Institutos Federais em comparação com outras escolas públicas
title A carreira docente nos Institutos Federais em comparação com outras escolas públicas
spellingShingle A carreira docente nos Institutos Federais em comparação com outras escolas públicas
Oliveira, João Leandro Cássio de
Carreira Docente. Formação Docente. Institutos Federais. Condições de trabalho.
title_short A carreira docente nos Institutos Federais em comparação com outras escolas públicas
title_full A carreira docente nos Institutos Federais em comparação com outras escolas públicas
title_fullStr A carreira docente nos Institutos Federais em comparação com outras escolas públicas
title_full_unstemmed A carreira docente nos Institutos Federais em comparação com outras escolas públicas
title_sort A carreira docente nos Institutos Federais em comparação com outras escolas públicas
author Oliveira, João Leandro Cássio de
author_facet Oliveira, João Leandro Cássio de
Nunes, Claudio Pinto
author_role author
author2 Nunes, Claudio Pinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Leandro Cássio de
Nunes, Claudio Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Carreira Docente. Formação Docente. Institutos Federais. Condições de trabalho.
topic Carreira Docente. Formação Docente. Institutos Federais. Condições de trabalho.
description A pesquisa tem como objeto de estudo o trabalho e o plano de carreira dos docentes dos Institutos Federais no Brasil (IFs). A partir da análise comparativa com a realidade docente nacional, objetiva-se refletir sobre as condições do trabalho docente em uma entidade com menos de uma década de existência no país. Como orientação metodológica, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter documental e bibliográfico, nos permitindo alcançar o objetivo proposto. Na sistematização das informações apuradas, foi demonstrado que os docentes dos IFs são estimulados à qualificação (mestrado e doutorado), dispõem de laboratórios, de estruturas para pesquisa e extensão, de cargas horárias de trabalho flexíveis que permitem a eles prepararem suas aulas e terem a vida pessoal tranquila, diferentemente dos professores das redes públicas municipal e estadual.Palavras-chave: Carreira Docente. Formação Docente. Institutos Federais. Condições de trabalho.Teaching career in Federal Institutes in comparison to other public schoolsABSTRACTThis research aims to study the teachers’ work and career plan at Federal Institutes in Brazil (IFs). From the comparative study based on national teaching reality, the purpose is to reflect on the conditions of teaching in an entity within less a decade of existence in our country. As methodological guidance, it was used a descriptive research with documental and bibliographical procedure, which enabled us to achieve the proposed objective. Concerning the systematization of gathered information, it was demonstrated that the teachers at IFs are encouraged to qualification (Masters and PhD), have labs, infrastructure for researches and extension programs, and flexible hourly schedules that allow them to plan their classes and have a quiet personal life, which does not happen with teachers of municipal and state public schools.Keywords: Teaching Career. Teacher Training. Federal Institutes, Working ConditionsCarrera docente en los Institutos Federales comparándoselos con otras escuelas públicasRESUMENLa investigación tiene como objeto de estudio el trabajo y el plan de carrera de los docentes de los Institutos Federales en Brasil (IFs). A partir del análisis comparativo con la realidad docente nacional, se pretende refl exionar sobre las condiciones del trabajo docente en una entidad con menos de una década de existencia en el país. Como orientación metodológica, se realizó una investigación descriptiva de carácter documental y bibliográfi co, permitiendo alcanzar el objetivo propuesto. En la sistematización de las informaciones constatadas, ha sido demostrado que los docentes de los IFs son estimulados a la calificación (maestría y doctorado), disponen de laboratorios, de estructuras para investigación y extensión, de cargas horarias de trabajo flexibles que les permiten preparar sus clases y tener la vida personal tranquila, distinto de los profesores de las redes públicas municipales y estatales.Palabras-clave: Carrera Docente. Formación Docente. Institutos Federales. Condiciones de Trabajo
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7393
10.18764/2358-4319.v10n2p185-204
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7393
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v10n2p185-204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7393/4547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 2, maio/ago. 2017; p.185-204
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320563515392