Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Isaac Fonseca
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Keila de Jesus Pantoja dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20401
Resumo: O texto apresenta os resultados de um estudo sobre a alternância pedagógica no contexto da Licenciatura em Educação do Campo da UFPA com base na experiência do Campus de Cametá, no nordeste paraense. Privilegiando-se a Pedagogia da Alternância como estratégia de formação de professores buscou-se compreender em que medida as dinâmicas de Tempo Comunidade (TC) vivenciadas pelos discentes do Polo Igarapé-Miri têm sido assumidas enquanto espaço-tempo formativo na construção de conhecimento. Da análise restaram identificados, por um lado, o potencial político-pedagógico dessas dinâmicas na formação de professores para as escolas do campo, de outro, as contradições e limites que emergem de seu contexto, sobretudo as que dizem respeito à compreensão dos discentes sobre os territórios sociais adotados enquanto ambientes educativos e o consequente engajamento nas ações que esses espaços demandam.
id UFMA-3_97927f638f22f89fd47097df13cfb48c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20401
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPABetween training spaces and spaces: an analysis of the experience of pedagogical alternation in the UFPA Field Education CourseEntre tempos e espaços formativos: uma análise da experiência de alternância pedagógica no curso de Educação do Campo da UFPAeducação do campoalternância pedagógicaformação de professoresEducaçãoeducación ruralalternancia pedagógicaformación de professoresEducaciónrural educationpedagogical alternationteacher trainingEducationO texto apresenta os resultados de um estudo sobre a alternância pedagógica no contexto da Licenciatura em Educação do Campo da UFPA com base na experiência do Campus de Cametá, no nordeste paraense. Privilegiando-se a Pedagogia da Alternância como estratégia de formação de professores buscou-se compreender em que medida as dinâmicas de Tempo Comunidade (TC) vivenciadas pelos discentes do Polo Igarapé-Miri têm sido assumidas enquanto espaço-tempo formativo na construção de conhecimento. Da análise restaram identificados, por um lado, o potencial político-pedagógico dessas dinâmicas na formação de professores para as escolas do campo, de outro, as contradições e limites que emergem de seu contexto, sobretudo as que dizem respeito à compreensão dos discentes sobre os territórios sociais adotados enquanto ambientes educativos e o consequente engajamento nas ações que esses espaços demandam.The text presents the results of a study on the pedagogical alternation in the context of the Degree in Rural Education at UFPA based on the experience of the Cametá Campus, in the northeast of Pará. Privileging Pedagogy of Alternation as a teacher training strategy, we sought to understand the extent to which the dynamics of Time Community (TC) experienced by students at the Igarapé-Miri Pole have been assumed as a formative space-time in the construction of knowledge. The analysis identified, on the one hand, the political-pedagogical potential of these dynamics in the training of teachers for rural schools, on the other hand, the contradictions and limits that emerge from their context, especially those concerning the understanding of students about the social territories adopted as educational environments and the consequent engagement in the actions that these spaces demand.El texto presenta los resultados de un estudio sobre la alternancia pedagógica en el contexto de la Licenciatura en Educación Rural de la UFPA a partir de la experiencia del Campus Cametá, en el noreste de Pará. Centrándonos en la Pedagogía de la Alternancia como estrategia de formación docente, se buscó comprender en qué medida las dinámicas de Comunidad del Tiempo (TC) vividas por los estudiantes del Polo Igarapé-Miri se han asumido como un espacio-tiempo formativo en la construcción del conocimiento. El análisis identificó, por un lado, el potencial político-pedagógico de estas dinámicas en la formación de docentes para las escuelas rurales, por otro lado, las contradicciones y límites que emergen de su contexto, especialmente en lo que concierne a la comprensión de los estudiantes sobre la territorios sociales adoptados como entornos educativos y el consiguiente compromiso en las acciones que estos espacios demandan.Universidade Federal do Maranhão2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2040110.18764/2358-4319v15n2.2022.23Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 2, maio/ago. 20222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20401/11423http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Isaac FonsecaSantos, Keila de Jesus Pantoja dos2022-11-24T19:55:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20401Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-11-24T19:55:20Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA
Between training spaces and spaces: an analysis of the experience of pedagogical alternation in the UFPA Field Education Course
Entre tempos e espaços formativos: uma análise da experiência de alternância pedagógica no curso de Educação do Campo da UFPA
title Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA
spellingShingle Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA
Araújo, Isaac Fonseca
educação do campo
alternância pedagógica
formação de professores
Educação
educación rural
alternancia pedagógica
formación de professores
Educación
rural education
pedagogical alternation
teacher training
Education
title_short Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA
title_full Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA
title_fullStr Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA
title_full_unstemmed Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA
title_sort Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA
author Araújo, Isaac Fonseca
author_facet Araújo, Isaac Fonseca
Santos, Keila de Jesus Pantoja dos
author_role author
author2 Santos, Keila de Jesus Pantoja dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Isaac Fonseca
Santos, Keila de Jesus Pantoja dos
dc.subject.por.fl_str_mv educação do campo
alternância pedagógica
formação de professores
Educação
educación rural
alternancia pedagógica
formación de professores
Educación
rural education
pedagogical alternation
teacher training
Education
topic educação do campo
alternância pedagógica
formação de professores
Educação
educación rural
alternancia pedagógica
formación de professores
Educación
rural education
pedagogical alternation
teacher training
Education
description O texto apresenta os resultados de um estudo sobre a alternância pedagógica no contexto da Licenciatura em Educação do Campo da UFPA com base na experiência do Campus de Cametá, no nordeste paraense. Privilegiando-se a Pedagogia da Alternância como estratégia de formação de professores buscou-se compreender em que medida as dinâmicas de Tempo Comunidade (TC) vivenciadas pelos discentes do Polo Igarapé-Miri têm sido assumidas enquanto espaço-tempo formativo na construção de conhecimento. Da análise restaram identificados, por um lado, o potencial político-pedagógico dessas dinâmicas na formação de professores para as escolas do campo, de outro, as contradições e limites que emergem de seu contexto, sobretudo as que dizem respeito à compreensão dos discentes sobre os territórios sociais adotados enquanto ambientes educativos e o consequente engajamento nas ações que esses espaços demandam.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20401
10.18764/2358-4319v15n2.2022.23
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20401
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v15n2.2022.23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20401/11423
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 2, maio/ago. 2022
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711322280034304