Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20401 |
Resumo: | O texto apresenta os resultados de um estudo sobre a alternância pedagógica no contexto da Licenciatura em Educação do Campo da UFPA com base na experiência do Campus de Cametá, no nordeste paraense. Privilegiando-se a Pedagogia da Alternância como estratégia de formação de professores buscou-se compreender em que medida as dinâmicas de Tempo Comunidade (TC) vivenciadas pelos discentes do Polo Igarapé-Miri têm sido assumidas enquanto espaço-tempo formativo na construção de conhecimento. Da análise restaram identificados, por um lado, o potencial político-pedagógico dessas dinâmicas na formação de professores para as escolas do campo, de outro, as contradições e limites que emergem de seu contexto, sobretudo as que dizem respeito à compreensão dos discentes sobre os territórios sociais adotados enquanto ambientes educativos e o consequente engajamento nas ações que esses espaços demandam. |
id |
UFMA-3_97927f638f22f89fd47097df13cfb48c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20401 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPABetween training spaces and spaces: an analysis of the experience of pedagogical alternation in the UFPA Field Education CourseEntre tempos e espaços formativos: uma análise da experiência de alternância pedagógica no curso de Educação do Campo da UFPAeducação do campoalternância pedagógicaformação de professoresEducaçãoeducación ruralalternancia pedagógicaformación de professoresEducaciónrural educationpedagogical alternationteacher trainingEducationO texto apresenta os resultados de um estudo sobre a alternância pedagógica no contexto da Licenciatura em Educação do Campo da UFPA com base na experiência do Campus de Cametá, no nordeste paraense. Privilegiando-se a Pedagogia da Alternância como estratégia de formação de professores buscou-se compreender em que medida as dinâmicas de Tempo Comunidade (TC) vivenciadas pelos discentes do Polo Igarapé-Miri têm sido assumidas enquanto espaço-tempo formativo na construção de conhecimento. Da análise restaram identificados, por um lado, o potencial político-pedagógico dessas dinâmicas na formação de professores para as escolas do campo, de outro, as contradições e limites que emergem de seu contexto, sobretudo as que dizem respeito à compreensão dos discentes sobre os territórios sociais adotados enquanto ambientes educativos e o consequente engajamento nas ações que esses espaços demandam.The text presents the results of a study on the pedagogical alternation in the context of the Degree in Rural Education at UFPA based on the experience of the Cametá Campus, in the northeast of Pará. Privileging Pedagogy of Alternation as a teacher training strategy, we sought to understand the extent to which the dynamics of Time Community (TC) experienced by students at the Igarapé-Miri Pole have been assumed as a formative space-time in the construction of knowledge. The analysis identified, on the one hand, the political-pedagogical potential of these dynamics in the training of teachers for rural schools, on the other hand, the contradictions and limits that emerge from their context, especially those concerning the understanding of students about the social territories adopted as educational environments and the consequent engagement in the actions that these spaces demand.El texto presenta los resultados de un estudio sobre la alternancia pedagógica en el contexto de la Licenciatura en Educación Rural de la UFPA a partir de la experiencia del Campus Cametá, en el noreste de Pará. Centrándonos en la Pedagogía de la Alternancia como estrategia de formación docente, se buscó comprender en qué medida las dinámicas de Comunidad del Tiempo (TC) vividas por los estudiantes del Polo Igarapé-Miri se han asumido como un espacio-tiempo formativo en la construcción del conocimiento. El análisis identificó, por un lado, el potencial político-pedagógico de estas dinámicas en la formación de docentes para las escuelas rurales, por otro lado, las contradicciones y límites que emergen de su contexto, especialmente en lo que concierne a la comprensión de los estudiantes sobre la territorios sociales adoptados como entornos educativos y el consiguiente compromiso en las acciones que estos espacios demandan.Universidade Federal do Maranhão2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2040110.18764/2358-4319v15n2.2022.23Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 2, maio/ago. 20222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20401/11423http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Isaac FonsecaSantos, Keila de Jesus Pantoja dos2022-11-24T19:55:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20401Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-11-24T19:55:20Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA Between training spaces and spaces: an analysis of the experience of pedagogical alternation in the UFPA Field Education Course Entre tempos e espaços formativos: uma análise da experiência de alternância pedagógica no curso de Educação do Campo da UFPA |
title |
Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA |
spellingShingle |
Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA Araújo, Isaac Fonseca educação do campo alternância pedagógica formação de professores Educação educación rural alternancia pedagógica formación de professores Educación rural education pedagogical alternation teacher training Education |
title_short |
Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA |
title_full |
Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA |
title_fullStr |
Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA |
title_full_unstemmed |
Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA |
title_sort |
Entre tiempos y espacios de capacitación: un análisis de la experiencia de alternancia pedagógica en el curso de Educación de Campo de la UFPA |
author |
Araújo, Isaac Fonseca |
author_facet |
Araújo, Isaac Fonseca Santos, Keila de Jesus Pantoja dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Keila de Jesus Pantoja dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Isaac Fonseca Santos, Keila de Jesus Pantoja dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação do campo alternância pedagógica formação de professores Educação educación rural alternancia pedagógica formación de professores Educación rural education pedagogical alternation teacher training Education |
topic |
educação do campo alternância pedagógica formação de professores Educação educación rural alternancia pedagógica formación de professores Educación rural education pedagogical alternation teacher training Education |
description |
O texto apresenta os resultados de um estudo sobre a alternância pedagógica no contexto da Licenciatura em Educação do Campo da UFPA com base na experiência do Campus de Cametá, no nordeste paraense. Privilegiando-se a Pedagogia da Alternância como estratégia de formação de professores buscou-se compreender em que medida as dinâmicas de Tempo Comunidade (TC) vivenciadas pelos discentes do Polo Igarapé-Miri têm sido assumidas enquanto espaço-tempo formativo na construção de conhecimento. Da análise restaram identificados, por um lado, o potencial político-pedagógico dessas dinâmicas na formação de professores para as escolas do campo, de outro, as contradições e limites que emergem de seu contexto, sobretudo as que dizem respeito à compreensão dos discentes sobre os territórios sociais adotados enquanto ambientes educativos e o consequente engajamento nas ações que esses espaços demandam. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20401 10.18764/2358-4319v15n2.2022.23 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20401 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v15n2.2022.23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20401/11423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 2, maio/ago. 2022 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711322280034304 |