A gênese dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Lonne Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalhêdo, Josania Lima Portela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14939
Resumo: O presente artigo objetiva descrever o processo histórico dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFES), numa perspectiva de projeto societário de inclusão social e emancipação do sujeito, a partir da pesquisa bibliográfica aliada a pesquisa documental. Iniciamos com a história da educação profissional no Brasil, passando pela identificação dos princípios constituintes do projeto de integração dos cursos dos IFES e, em seguida, a relação entre a atual reforma do ensino médio e a proposta dos cursos integrados dessas instituições. Constatamos um processo de transformações educacionais caracterizado por avanços e retrocessos, preso à dualidade estrutural firmada historicamente no país e alimentado pelo modo de produção capitalista, sendo a mais recente reforma do ensino médio, fortalecedora do sistema dual de ensino no país.Palavras-chave: Educação profissional. Ensino Médio. Curso integrado.The genesis of technical courses integrated to the high school of Federal Institutes of Education Science and TechnologyABSTRACTThis article aims to describe the historical process of technical courses integrated to high school from the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFES), in a perspective of a social project of social inclusion and emancipation of the subject, based on bibliographic research combined with documentary research. We started with the history of professional education in Brazil, going through the identification of the constituent principles of the IFES courses integration project and, then, the relationship between the current reform of high school and the proposal of the integrated courses of these institutions. We found a process of educational changes characterized by advances and setbacks, tied to the structural duality historically established in the country and fed by the capitalist production method, the most recent reform of high school, strengthening the dual system of education in the country.Keywords: Professional education. High school. Integrated course.La génesis de los cursos técnicos integrados a la escuela secundaria de Institutos Federales de Ciencia y Tecnología de la EducaciónRESUMENEste artículo tiene como objetivo describir el proceso histórico de los cursos técnicos integrados a la escuela secundaria de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología (IFES), en una perspectiva de un proyecto social de inclusión social y emancipación del tema, basado en la investigación bibliográfica combinada con la investigación documental. Comenzamos con la historia de la educación profesional en Brasil, pasando por la identificación de los principios constitutivos del proyecto de integración de cursos IFES y, luego, la relación entre la reforma actual de la escuela secundaria y la propuesta de los cursos integrados de estas instituciones. Encontramos un proceso de cambios educativos caracterizado por avances y retrocesos, ligados a la dualidad estructural establecida históricamente en el país y alimentados por el método de producción capitalista, la reforma más reciente de la escuela secundaria, fortaleciendo el sistema dual de educación en el país.Palabras clave: Educación profesional. Escuela secundaria. Curso integrado.
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