A BUSCA DA PROFISSIONALIDADE DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marinalva Lopes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moreira, Jefferson da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5900
Resumo: Alinhados ao movimento de profissionalização da docência, apresentamos, neste texto, resultados de uma pesquisa-ação colaborativa, de abordagem qualitativa, realizada numa instituição de Educação Superior pública do interior do Estado da Bahia, cujo objetivo foi conhecer as representações de professores-pesquisadores sobre a profissão docente. Considerados produtores de conhecimento sobre as suas próprias práticas educativas, os docentes têm se implicado nesse processo formativo, de forma espontânea. Os dados tomados como corpus de análise foram coletados em reuniões de formação, que acontecem quinzenalmente, no próprio locus de trabalho dos professores. Contribuições de Tardif (2009), Soares e Cunha (2010), Carbonneau (2006), Bourdoncle (2006), D’Ávila e Soneville (2008) e Rios (2009) deram a principal sustentação teórica para a interpretação dos dados produzidos. Para análise desse material, aproximamo-nos da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2006). A análise dos dados produzidos no primeiro ano desta pesquisa indicam que os professores exercem a profissão intuitivamente, sem o domínio dos conhecimentos didáticos e pedagógicos. Assim, a profissão docente, no ensino superior, vai sendo construída mediante a socialização profissional e a troca de experiência com os pares. Os resultados sinalizam fragilidades na profissionalidade docente dos colaboradores da pesquisa, aspectos que podem estar atrelados a não existência de uma política de formação e desenvolvimento profissional para os docentes da Educação Superior.Todavia, com a participação nesta pesquisa-ação colaborativa, os professores têm tido oportunidade de refletir sobre suas práticas, teorizar sobre elas e experimentar inová-las, o que nos anima a continuar avançando nesse processo de desenvolvimento profissional.Palavras-chave: Profissão Docente. Pesquisa-ação colaborativa. Profissionalidade.ABSTRACTAligned to the teaching professionalization movement, we present in this text, results of a collaborative action research, with a qualitative approach, performed at a public higher education institution in the state of Bahia, Brazil. It aims to a better understandingonthe professors-researchers’ representations about the teaching career. Regarded as producers of knowledge about their own educational practices, professors have been involved spontaneously in this formative process. Data taken for the analysis set was collected in training meetings, which take place at every two weeks, at the professors’ own working locus. Contributions from Tardif; Soares and Cunha; Carbonneau; Bourdoncle; D'Avila and Soneville; Rivers and Enguita, gave the main theoretical framework for the interpretation of the data produced. For the analysis, we approached Bardin’s (1977) content analysis technique. Analyzing the data produced in the first year of this research, we came up with the conclusion that the professor sactintuitively, having no domain of didactics or pedagogy. Thereby, the teaching profession for higher education is being built by professional socialization and exchange of experience among pairs. The results indicate some weakness in the teaching profession, aspects that may be linked to a lack of training policies, and professional development for these professors. However, with the participation in this collaborative action research, professors have had the opportunity to reflect on their own practice, to theorize about it, and to experience innovatingthem. This encourages us to continue moving forward in this process of professional development.Keywords: Teaching Profession. Action research collaborative.Professionalism.RESUMENAlineados con el movimiento de profesionalización docente, presentamos, en este texto, resultados de una investigación - acción colaborativa, de enfoque cualitativo, realizado en una institución de Educación Superior pública en el Estado de Bahía, que tiene como objetivo conocer las representaciones de profesores investigadores sobre la profesión docente. Considerados productores de conocimiento sobre sus propias prácticas educativas, los profesores tienen implicado en este proceso formativo, de forma espontánea. Los datos tomados para análisis se recogieron en reuniones de formación, que tienen lugar a cada quince dias, en el próprio locus de trabajo de los maestros. Contribuciones de  Tardif ( 2009 ), Soares y Cunha ( 2010 ), Carbonneau ( 2006 ), Bourdoncle ( 2006 ), D'Ávila y Soneville ( 2008 ) y Ríos ( 2009 ) dieron el principal soporte teórico para la interpretación de los datos producidos. Para el análisis de este material, nos acercamos a la técnica de análisis de contenido de Bardin (2006). El análisis de los datos producidos en el primer año de esta investigación indican que los maestros ejercen la profesión de manera intuitiva, sin el dominio de los conocimientos didácticos y pedagogicos. Así, la profesión docente, en la enseñanza superior, está siendo construida por la socialización profesional y el cambio de experiencias con sus compañeros. Los resultados indican fragilidad en la profesionalidad docente de colaboradores de la investigación, aspectos que pueden estar vinculados a falta de una política de formación y desarrollo profesional para los profesores de la Enseñanza Superior.Todavía, con la participación en esta investigación - acción colaborativa, los maestros han tido la oportunidad de reflexionar sobre sus prácticas, teorizar a respecto de ellas y experimentar hacer innovaciones, lo que nos anima a seguir avanzando en este proceso de desarrollo profesional.Palabras clave: Profesión Docente. Investigación-acción colaborativa. Profesionalidad.
id UFMA-3_ad136f5da4a9ad5243cb2198d15fc4fc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5900
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A BUSCA DA PROFISSIONALIDADE DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIORProfissão Docente. Pesquisa-ação colaborativa. Profissionalidade.Alinhados ao movimento de profissionalização da docência, apresentamos, neste texto, resultados de uma pesquisa-ação colaborativa, de abordagem qualitativa, realizada numa instituição de Educação Superior pública do interior do Estado da Bahia, cujo objetivo foi conhecer as representações de professores-pesquisadores sobre a profissão docente. Considerados produtores de conhecimento sobre as suas próprias práticas educativas, os docentes têm se implicado nesse processo formativo, de forma espontânea. Os dados tomados como corpus de análise foram coletados em reuniões de formação, que acontecem quinzenalmente, no próprio locus de trabalho dos professores. Contribuições de Tardif (2009), Soares e Cunha (2010), Carbonneau (2006), Bourdoncle (2006), D’Ávila e Soneville (2008) e Rios (2009) deram a principal sustentação teórica para a interpretação dos dados produzidos. Para análise desse material, aproximamo-nos da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2006). A análise dos dados produzidos no primeiro ano desta pesquisa indicam que os professores exercem a profissão intuitivamente, sem o domínio dos conhecimentos didáticos e pedagógicos. Assim, a profissão docente, no ensino superior, vai sendo construída mediante a socialização profissional e a troca de experiência com os pares. Os resultados sinalizam fragilidades na profissionalidade docente dos colaboradores da pesquisa, aspectos que podem estar atrelados a não existência de uma política de formação e desenvolvimento profissional para os docentes da Educação Superior.Todavia, com a participação nesta pesquisa-ação colaborativa, os professores têm tido oportunidade de refletir sobre suas práticas, teorizar sobre elas e experimentar inová-las, o que nos anima a continuar avançando nesse processo de desenvolvimento profissional.Palavras-chave: Profissão Docente. Pesquisa-ação colaborativa. Profissionalidade.ABSTRACTAligned to the teaching professionalization movement, we present in this text, results of a collaborative action research, with a qualitative approach, performed at a public higher education institution in the state of Bahia, Brazil. It aims to a better understandingonthe professors-researchers’ representations about the teaching career. Regarded as producers of knowledge about their own educational practices, professors have been involved spontaneously in this formative process. Data taken for the analysis set was collected in training meetings, which take place at every two weeks, at the professors’ own working locus. Contributions from Tardif; Soares and Cunha; Carbonneau; Bourdoncle; D'Avila and Soneville; Rivers and Enguita, gave the main theoretical framework for the interpretation of the data produced. For the analysis, we approached Bardin’s (1977) content analysis technique. Analyzing the data produced in the first year of this research, we came up with the conclusion that the professor sactintuitively, having no domain of didactics or pedagogy. Thereby, the teaching profession for higher education is being built by professional socialization and exchange of experience among pairs. The results indicate some weakness in the teaching profession, aspects that may be linked to a lack of training policies, and professional development for these professors. However, with the participation in this collaborative action research, professors have had the opportunity to reflect on their own practice, to theorize about it, and to experience innovatingthem. This encourages us to continue moving forward in this process of professional development.Keywords: Teaching Profession. Action research collaborative.Professionalism.RESUMENAlineados con el movimiento de profesionalización docente, presentamos, en este texto, resultados de una investigación - acción colaborativa, de enfoque cualitativo, realizado en una institución de Educación Superior pública en el Estado de Bahía, que tiene como objetivo conocer las representaciones de profesores investigadores sobre la profesión docente. Considerados productores de conocimiento sobre sus propias prácticas educativas, los profesores tienen implicado en este proceso formativo, de forma espontánea. Los datos tomados para análisis se recogieron en reuniones de formación, que tienen lugar a cada quince dias, en el próprio locus de trabajo de los maestros. Contribuciones de  Tardif ( 2009 ), Soares y Cunha ( 2010 ), Carbonneau ( 2006 ), Bourdoncle ( 2006 ), D'Ávila y Soneville ( 2008 ) y Ríos ( 2009 ) dieron el principal soporte teórico para la interpretación de los datos producidos. Para el análisis de este material, nos acercamos a la técnica de análisis de contenido de Bardin (2006). El análisis de los datos producidos en el primer año de esta investigación indican que los maestros ejercen la profesión de manera intuitiva, sin el dominio de los conocimientos didácticos y pedagogicos. Así, la profesión docente, en la enseñanza superior, está siendo construida por la socialización profesional y el cambio de experiencias con sus compañeros. Los resultados indican fragilidad en la profesionalidad docente de colaboradores de la investigación, aspectos que pueden estar vinculados a falta de una política de formación y desarrollo profesional para los profesores de la Enseñanza Superior.Todavía, con la participación en esta investigación - acción colaborativa, los maestros han tido la oportunidad de reflexionar sobre sus prácticas, teorizar a respecto de ellas y experimentar hacer innovaciones, lo que nos anima a seguir avanzando en este proceso de desarrollo profesional.Palabras clave: Profesión Docente. Investigación-acción colaborativa. Profesionalidad.Universidade Federal do Maranhão2016-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/590010.18764/2358-4319.v9n2p203-227Revista Educação e Emancipação; v.9, n.2, jul./dez. 2016; p. 203-2272358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5900/3513Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Marinalva LopesMoreira, Jefferson da Silva2017-06-25T06:05:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5900Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:05:11Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A BUSCA DA PROFISSIONALIDADE DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
title A BUSCA DA PROFISSIONALIDADE DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle A BUSCA DA PROFISSIONALIDADE DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Ribeiro, Marinalva Lopes
Profissão Docente. Pesquisa-ação colaborativa. Profissionalidade.
title_short A BUSCA DA PROFISSIONALIDADE DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
title_full A BUSCA DA PROFISSIONALIDADE DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr A BUSCA DA PROFISSIONALIDADE DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed A BUSCA DA PROFISSIONALIDADE DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
title_sort A BUSCA DA PROFISSIONALIDADE DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
author Ribeiro, Marinalva Lopes
author_facet Ribeiro, Marinalva Lopes
Moreira, Jefferson da Silva
author_role author
author2 Moreira, Jefferson da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marinalva Lopes
Moreira, Jefferson da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão Docente. Pesquisa-ação colaborativa. Profissionalidade.
topic Profissão Docente. Pesquisa-ação colaborativa. Profissionalidade.
description Alinhados ao movimento de profissionalização da docência, apresentamos, neste texto, resultados de uma pesquisa-ação colaborativa, de abordagem qualitativa, realizada numa instituição de Educação Superior pública do interior do Estado da Bahia, cujo objetivo foi conhecer as representações de professores-pesquisadores sobre a profissão docente. Considerados produtores de conhecimento sobre as suas próprias práticas educativas, os docentes têm se implicado nesse processo formativo, de forma espontânea. Os dados tomados como corpus de análise foram coletados em reuniões de formação, que acontecem quinzenalmente, no próprio locus de trabalho dos professores. Contribuições de Tardif (2009), Soares e Cunha (2010), Carbonneau (2006), Bourdoncle (2006), D’Ávila e Soneville (2008) e Rios (2009) deram a principal sustentação teórica para a interpretação dos dados produzidos. Para análise desse material, aproximamo-nos da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2006). A análise dos dados produzidos no primeiro ano desta pesquisa indicam que os professores exercem a profissão intuitivamente, sem o domínio dos conhecimentos didáticos e pedagógicos. Assim, a profissão docente, no ensino superior, vai sendo construída mediante a socialização profissional e a troca de experiência com os pares. Os resultados sinalizam fragilidades na profissionalidade docente dos colaboradores da pesquisa, aspectos que podem estar atrelados a não existência de uma política de formação e desenvolvimento profissional para os docentes da Educação Superior.Todavia, com a participação nesta pesquisa-ação colaborativa, os professores têm tido oportunidade de refletir sobre suas práticas, teorizar sobre elas e experimentar inová-las, o que nos anima a continuar avançando nesse processo de desenvolvimento profissional.Palavras-chave: Profissão Docente. Pesquisa-ação colaborativa. Profissionalidade.ABSTRACTAligned to the teaching professionalization movement, we present in this text, results of a collaborative action research, with a qualitative approach, performed at a public higher education institution in the state of Bahia, Brazil. It aims to a better understandingonthe professors-researchers’ representations about the teaching career. Regarded as producers of knowledge about their own educational practices, professors have been involved spontaneously in this formative process. Data taken for the analysis set was collected in training meetings, which take place at every two weeks, at the professors’ own working locus. Contributions from Tardif; Soares and Cunha; Carbonneau; Bourdoncle; D'Avila and Soneville; Rivers and Enguita, gave the main theoretical framework for the interpretation of the data produced. For the analysis, we approached Bardin’s (1977) content analysis technique. Analyzing the data produced in the first year of this research, we came up with the conclusion that the professor sactintuitively, having no domain of didactics or pedagogy. Thereby, the teaching profession for higher education is being built by professional socialization and exchange of experience among pairs. The results indicate some weakness in the teaching profession, aspects that may be linked to a lack of training policies, and professional development for these professors. However, with the participation in this collaborative action research, professors have had the opportunity to reflect on their own practice, to theorize about it, and to experience innovatingthem. This encourages us to continue moving forward in this process of professional development.Keywords: Teaching Profession. Action research collaborative.Professionalism.RESUMENAlineados con el movimiento de profesionalización docente, presentamos, en este texto, resultados de una investigación - acción colaborativa, de enfoque cualitativo, realizado en una institución de Educación Superior pública en el Estado de Bahía, que tiene como objetivo conocer las representaciones de profesores investigadores sobre la profesión docente. Considerados productores de conocimiento sobre sus propias prácticas educativas, los profesores tienen implicado en este proceso formativo, de forma espontánea. Los datos tomados para análisis se recogieron en reuniones de formación, que tienen lugar a cada quince dias, en el próprio locus de trabajo de los maestros. Contribuciones de  Tardif ( 2009 ), Soares y Cunha ( 2010 ), Carbonneau ( 2006 ), Bourdoncle ( 2006 ), D'Ávila y Soneville ( 2008 ) y Ríos ( 2009 ) dieron el principal soporte teórico para la interpretación de los datos producidos. Para el análisis de este material, nos acercamos a la técnica de análisis de contenido de Bardin (2006). El análisis de los datos producidos en el primer año de esta investigación indican que los maestros ejercen la profesión de manera intuitiva, sin el dominio de los conocimientos didácticos y pedagogicos. Así, la profesión docente, en la enseñanza superior, está siendo construida por la socialización profesional y el cambio de experiencias con sus compañeros. Los resultados indican fragilidad en la profesionalidad docente de colaboradores de la investigación, aspectos que pueden estar vinculados a falta de una política de formación y desarrollo profesional para los profesores de la Enseñanza Superior.Todavía, con la participación en esta investigación - acción colaborativa, los maestros han tido la oportunidad de reflexionar sobre sus prácticas, teorizar a respecto de ellas y experimentar hacer innovaciones, lo que nos anima a seguir avanzando en este proceso de desarrollo profesional.Palabras clave: Profesión Docente. Investigación-acción colaborativa. Profesionalidad.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5900
10.18764/2358-4319.v9n2p203-227
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5900
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v9n2p203-227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5900/3513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.9, n.2, jul./dez. 2016; p. 203-227
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320191270912