EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Juliana Roldão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rostas, Márcia Helena Guimarães Sauaia, Isaacsson, Maria Cecília Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6759
Resumo: RESUMOO presente artigo objetiva analisar o cumprimento da proposta de Educação de Jovens e Adultos dentro do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, no Campus Pelotas do Instituto Federal sul-rio-grandense, bem como a avaliação das práticas, adotadas na instituição, durante a formação do estudante. A pesquisa é de cunho qualitativo exploratório, com nuances quantitativas, em relação à análise dos dados obtidos. Foram realizadas entrevistas com duas turmas de Proeja do curso técnico em Execução, Conservação e Restauro de Edificações, nas quais foram analisadas questões como o sentimento e a expectativa desses alunos em relação ao curso e ao ambiente escolar, e se essas expectativas foram atendidas ao longo do período.Palavras-chave: Proeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional.YOUTH AND ADULT EDUCATION ON IFSUL CAMPUS IN PELOTAS: between the proposed and the accomplishedABSTRACTThis article aims to analyze the fulfillment of the proposed Youth and Adult Education within the National Professional Education Program Integration with Basic Education, on the Campus in Pelotas of Instituto Federal sul-rio-grandense, as well as and the evaluation of the practices adopted by the institution, throughout the formation of the student. The research follows a qualitative approach, with quantitative touch in relation to data analysis. There were made interviews with two groups of Proeja from technical course in Execution, Conservation and Restoration of Buildings, in which there were analyzed feelings and expectations of these students towards the course and the school environment, and if those expectations were met over the period of time. Keywords: Proeja. Pedagogical practices. Professional education.EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN EL CAMPUS PELOTAS DEL IFSUL: entre lo propuesto y lo realizadoRESUMENEl presente artículo tiene por objetivo analizar el cumplimiento de propuestas de Educación de Jóvenes y Adultos dentro del Programa Nacional de Integración Profesional con la Educación Básica, en el Campus Pelotas del Instituto Federal sur-rio-grandense, bien como la evaluación de las prácticas, adoptadas en la institución, durante la formación de los estudiantes. La investigación es de modelo cualitativo exploratorio, con matices cuantitativas, en relación al análisis de los datos obtenidos. Fueron realizadas entrevistas con dos clases de Proeja del curso técnico en Ejecución, Conservación y Restauro de Edificaciones, en las cuales fueron analizadas cuestiones como el sentimiento y expectativa de estos alumnos en relación al curso y el ambiente escolar, y si estas expectativas fueron atendidas a lo largo del período.Palabras claves: Proeja. Practicas pedagógicas. Educación Profesional.
id UFMA-3_b2a627c65180b0884644a114cf851239
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6759
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizadoProeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional.RESUMOO presente artigo objetiva analisar o cumprimento da proposta de Educação de Jovens e Adultos dentro do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, no Campus Pelotas do Instituto Federal sul-rio-grandense, bem como a avaliação das práticas, adotadas na instituição, durante a formação do estudante. A pesquisa é de cunho qualitativo exploratório, com nuances quantitativas, em relação à análise dos dados obtidos. Foram realizadas entrevistas com duas turmas de Proeja do curso técnico em Execução, Conservação e Restauro de Edificações, nas quais foram analisadas questões como o sentimento e a expectativa desses alunos em relação ao curso e ao ambiente escolar, e se essas expectativas foram atendidas ao longo do período.Palavras-chave: Proeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional.YOUTH AND ADULT EDUCATION ON IFSUL CAMPUS IN PELOTAS: between the proposed and the accomplishedABSTRACTThis article aims to analyze the fulfillment of the proposed Youth and Adult Education within the National Professional Education Program Integration with Basic Education, on the Campus in Pelotas of Instituto Federal sul-rio-grandense, as well as and the evaluation of the practices adopted by the institution, throughout the formation of the student. The research follows a qualitative approach, with quantitative touch in relation to data analysis. There were made interviews with two groups of Proeja from technical course in Execution, Conservation and Restoration of Buildings, in which there were analyzed feelings and expectations of these students towards the course and the school environment, and if those expectations were met over the period of time. Keywords: Proeja. Pedagogical practices. Professional education.EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN EL CAMPUS PELOTAS DEL IFSUL: entre lo propuesto y lo realizadoRESUMENEl presente artículo tiene por objetivo analizar el cumplimiento de propuestas de Educación de Jóvenes y Adultos dentro del Programa Nacional de Integración Profesional con la Educación Básica, en el Campus Pelotas del Instituto Federal sur-rio-grandense, bien como la evaluación de las prácticas, adoptadas en la institución, durante la formación de los estudiantes. La investigación es de modelo cualitativo exploratorio, con matices cuantitativas, en relación al análisis de los datos obtenidos. Fueron realizadas entrevistas con dos clases de Proeja del curso técnico en Ejecución, Conservación y Restauro de Edificaciones, en las cuales fueron analizadas cuestiones como el sentimiento y expectativa de estos alumnos en relación al curso y el ambiente escolar, y si estas expectativas fueron atendidas a lo largo del período.Palabras claves: Proeja. Practicas pedagógicas. Educación Profesional.Universidade Federal do Maranhão2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/675910.18764/2358-4319.v9n3p133-155Revista Educação e Emancipação; v.9, n.3, Edição Especial 2016; p.133-1552358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6759/4323Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Juliana RoldãoRostas, Márcia Helena Guimarães SauaiaIsaacsson, Maria Cecília Pereira2018-11-05T03:05:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6759Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-11-05T03:05:24Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado
title EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado
spellingShingle EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado
Bittencourt, Juliana Roldão
Proeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional.
title_short EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado
title_full EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado
title_fullStr EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado
title_sort EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado
author Bittencourt, Juliana Roldão
author_facet Bittencourt, Juliana Roldão
Rostas, Márcia Helena Guimarães Sauaia
Isaacsson, Maria Cecília Pereira
author_role author
author2 Rostas, Márcia Helena Guimarães Sauaia
Isaacsson, Maria Cecília Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Juliana Roldão
Rostas, Márcia Helena Guimarães Sauaia
Isaacsson, Maria Cecília Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Proeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional.
topic Proeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional.
description RESUMOO presente artigo objetiva analisar o cumprimento da proposta de Educação de Jovens e Adultos dentro do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, no Campus Pelotas do Instituto Federal sul-rio-grandense, bem como a avaliação das práticas, adotadas na instituição, durante a formação do estudante. A pesquisa é de cunho qualitativo exploratório, com nuances quantitativas, em relação à análise dos dados obtidos. Foram realizadas entrevistas com duas turmas de Proeja do curso técnico em Execução, Conservação e Restauro de Edificações, nas quais foram analisadas questões como o sentimento e a expectativa desses alunos em relação ao curso e ao ambiente escolar, e se essas expectativas foram atendidas ao longo do período.Palavras-chave: Proeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional.YOUTH AND ADULT EDUCATION ON IFSUL CAMPUS IN PELOTAS: between the proposed and the accomplishedABSTRACTThis article aims to analyze the fulfillment of the proposed Youth and Adult Education within the National Professional Education Program Integration with Basic Education, on the Campus in Pelotas of Instituto Federal sul-rio-grandense, as well as and the evaluation of the practices adopted by the institution, throughout the formation of the student. The research follows a qualitative approach, with quantitative touch in relation to data analysis. There were made interviews with two groups of Proeja from technical course in Execution, Conservation and Restoration of Buildings, in which there were analyzed feelings and expectations of these students towards the course and the school environment, and if those expectations were met over the period of time. Keywords: Proeja. Pedagogical practices. Professional education.EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN EL CAMPUS PELOTAS DEL IFSUL: entre lo propuesto y lo realizadoRESUMENEl presente artículo tiene por objetivo analizar el cumplimiento de propuestas de Educación de Jóvenes y Adultos dentro del Programa Nacional de Integración Profesional con la Educación Básica, en el Campus Pelotas del Instituto Federal sur-rio-grandense, bien como la evaluación de las prácticas, adoptadas en la institución, durante la formación de los estudiantes. La investigación es de modelo cualitativo exploratorio, con matices cuantitativas, en relación al análisis de los datos obtenidos. Fueron realizadas entrevistas con dos clases de Proeja del curso técnico en Ejecución, Conservación y Restauro de Edificaciones, en las cuales fueron analizadas cuestiones como el sentimiento y expectativa de estos alumnos en relación al curso y el ambiente escolar, y si estas expectativas fueron atendidas a lo largo del período.Palabras claves: Proeja. Practicas pedagógicas. Educación Profesional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6759
10.18764/2358-4319.v9n3p133-155
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6759
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v9n3p133-155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6759/4323
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.9, n.3, Edição Especial 2016; p.133-155
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320223776768