EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6759 |
Resumo: | RESUMOO presente artigo objetiva analisar o cumprimento da proposta de Educação de Jovens e Adultos dentro do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, no Campus Pelotas do Instituto Federal sul-rio-grandense, bem como a avaliação das práticas, adotadas na instituição, durante a formação do estudante. A pesquisa é de cunho qualitativo exploratório, com nuances quantitativas, em relação à análise dos dados obtidos. Foram realizadas entrevistas com duas turmas de Proeja do curso técnico em Execução, Conservação e Restauro de Edificações, nas quais foram analisadas questões como o sentimento e a expectativa desses alunos em relação ao curso e ao ambiente escolar, e se essas expectativas foram atendidas ao longo do período.Palavras-chave: Proeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional.YOUTH AND ADULT EDUCATION ON IFSUL CAMPUS IN PELOTAS: between the proposed and the accomplishedABSTRACTThis article aims to analyze the fulfillment of the proposed Youth and Adult Education within the National Professional Education Program Integration with Basic Education, on the Campus in Pelotas of Instituto Federal sul-rio-grandense, as well as and the evaluation of the practices adopted by the institution, throughout the formation of the student. The research follows a qualitative approach, with quantitative touch in relation to data analysis. There were made interviews with two groups of Proeja from technical course in Execution, Conservation and Restoration of Buildings, in which there were analyzed feelings and expectations of these students towards the course and the school environment, and if those expectations were met over the period of time. Keywords: Proeja. Pedagogical practices. Professional education.EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN EL CAMPUS PELOTAS DEL IFSUL: entre lo propuesto y lo realizadoRESUMENEl presente artículo tiene por objetivo analizar el cumplimiento de propuestas de Educación de Jóvenes y Adultos dentro del Programa Nacional de Integración Profesional con la Educación Básica, en el Campus Pelotas del Instituto Federal sur-rio-grandense, bien como la evaluación de las prácticas, adoptadas en la institución, durante la formación de los estudiantes. La investigación es de modelo cualitativo exploratorio, con matices cuantitativas, en relación al análisis de los datos obtenidos. Fueron realizadas entrevistas con dos clases de Proeja del curso técnico en Ejecución, Conservación y Restauro de Edificaciones, en las cuales fueron analizadas cuestiones como el sentimiento y expectativa de estos alumnos en relación al curso y el ambiente escolar, y si estas expectativas fueron atendidas a lo largo del período.Palabras claves: Proeja. Practicas pedagógicas. Educación Profesional. |
id |
UFMA-3_b2a627c65180b0884644a114cf851239 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6759 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizadoProeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional.RESUMOO presente artigo objetiva analisar o cumprimento da proposta de Educação de Jovens e Adultos dentro do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, no Campus Pelotas do Instituto Federal sul-rio-grandense, bem como a avaliação das práticas, adotadas na instituição, durante a formação do estudante. A pesquisa é de cunho qualitativo exploratório, com nuances quantitativas, em relação à análise dos dados obtidos. Foram realizadas entrevistas com duas turmas de Proeja do curso técnico em Execução, Conservação e Restauro de Edificações, nas quais foram analisadas questões como o sentimento e a expectativa desses alunos em relação ao curso e ao ambiente escolar, e se essas expectativas foram atendidas ao longo do período.Palavras-chave: Proeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional.YOUTH AND ADULT EDUCATION ON IFSUL CAMPUS IN PELOTAS: between the proposed and the accomplishedABSTRACTThis article aims to analyze the fulfillment of the proposed Youth and Adult Education within the National Professional Education Program Integration with Basic Education, on the Campus in Pelotas of Instituto Federal sul-rio-grandense, as well as and the evaluation of the practices adopted by the institution, throughout the formation of the student. The research follows a qualitative approach, with quantitative touch in relation to data analysis. There were made interviews with two groups of Proeja from technical course in Execution, Conservation and Restoration of Buildings, in which there were analyzed feelings and expectations of these students towards the course and the school environment, and if those expectations were met over the period of time. Keywords: Proeja. Pedagogical practices. Professional education.EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN EL CAMPUS PELOTAS DEL IFSUL: entre lo propuesto y lo realizadoRESUMENEl presente artículo tiene por objetivo analizar el cumplimiento de propuestas de Educación de Jóvenes y Adultos dentro del Programa Nacional de Integración Profesional con la Educación Básica, en el Campus Pelotas del Instituto Federal sur-rio-grandense, bien como la evaluación de las prácticas, adoptadas en la institución, durante la formación de los estudiantes. La investigación es de modelo cualitativo exploratorio, con matices cuantitativas, en relación al análisis de los datos obtenidos. Fueron realizadas entrevistas con dos clases de Proeja del curso técnico en Ejecución, Conservación y Restauro de Edificaciones, en las cuales fueron analizadas cuestiones como el sentimiento y expectativa de estos alumnos en relación al curso y el ambiente escolar, y si estas expectativas fueron atendidas a lo largo del período.Palabras claves: Proeja. Practicas pedagógicas. Educación Profesional.Universidade Federal do Maranhão2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/675910.18764/2358-4319.v9n3p133-155Revista Educação e Emancipação; v.9, n.3, Edição Especial 2016; p.133-1552358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6759/4323Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Juliana RoldãoRostas, Márcia Helena Guimarães SauaiaIsaacsson, Maria Cecília Pereira2018-11-05T03:05:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6759Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-11-05T03:05:24Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado |
title |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado Bittencourt, Juliana Roldão Proeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional. |
title_short |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado |
title_full |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado |
title_sort |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado |
author |
Bittencourt, Juliana Roldão |
author_facet |
Bittencourt, Juliana Roldão Rostas, Márcia Helena Guimarães Sauaia Isaacsson, Maria Cecília Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Rostas, Márcia Helena Guimarães Sauaia Isaacsson, Maria Cecília Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt, Juliana Roldão Rostas, Márcia Helena Guimarães Sauaia Isaacsson, Maria Cecília Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional. |
topic |
Proeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional. |
description |
RESUMOO presente artigo objetiva analisar o cumprimento da proposta de Educação de Jovens e Adultos dentro do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, no Campus Pelotas do Instituto Federal sul-rio-grandense, bem como a avaliação das práticas, adotadas na instituição, durante a formação do estudante. A pesquisa é de cunho qualitativo exploratório, com nuances quantitativas, em relação à análise dos dados obtidos. Foram realizadas entrevistas com duas turmas de Proeja do curso técnico em Execução, Conservação e Restauro de Edificações, nas quais foram analisadas questões como o sentimento e a expectativa desses alunos em relação ao curso e ao ambiente escolar, e se essas expectativas foram atendidas ao longo do período.Palavras-chave: Proeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional.YOUTH AND ADULT EDUCATION ON IFSUL CAMPUS IN PELOTAS: between the proposed and the accomplishedABSTRACTThis article aims to analyze the fulfillment of the proposed Youth and Adult Education within the National Professional Education Program Integration with Basic Education, on the Campus in Pelotas of Instituto Federal sul-rio-grandense, as well as and the evaluation of the practices adopted by the institution, throughout the formation of the student. The research follows a qualitative approach, with quantitative touch in relation to data analysis. There were made interviews with two groups of Proeja from technical course in Execution, Conservation and Restoration of Buildings, in which there were analyzed feelings and expectations of these students towards the course and the school environment, and if those expectations were met over the period of time. Keywords: Proeja. Pedagogical practices. Professional education.EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN EL CAMPUS PELOTAS DEL IFSUL: entre lo propuesto y lo realizadoRESUMENEl presente artículo tiene por objetivo analizar el cumplimiento de propuestas de Educación de Jóvenes y Adultos dentro del Programa Nacional de Integración Profesional con la Educación Básica, en el Campus Pelotas del Instituto Federal sur-rio-grandense, bien como la evaluación de las prácticas, adoptadas en la institución, durante la formación de los estudiantes. La investigación es de modelo cualitativo exploratorio, con matices cuantitativas, en relación al análisis de los datos obtenidos. Fueron realizadas entrevistas con dos clases de Proeja del curso técnico en Ejecución, Conservación y Restauro de Edificaciones, en las cuales fueron analizadas cuestiones como el sentimiento y expectativa de estos alumnos en relación al curso y el ambiente escolar, y si estas expectativas fueron atendidas a lo largo del período.Palabras claves: Proeja. Practicas pedagógicas. Educación Profesional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6759 10.18764/2358-4319.v9n3p133-155 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6759 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v9n3p133-155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6759/4323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.9, n.3, Edição Especial 2016; p.133-155 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320223776768 |