Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas

Bibliographic Details
Main Author: Sousa, Karla Cristina Silva
Publication Date: 2017
Other Authors: Castro, Alda Maria Duarte Araújo
Format: Article
Language: por
Source: Revista Educação e Emancipação
Download full: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6978
Summary: O artigo discute o federalismo brasileiro a partir da matriz teórica self rule plus shared rule, ou seja, o federalismo enquanto pacto. A partir desta matriz teórica defende-se que a política educacional voltada para dinamizar o pacto federativo na área educacional por meio do regime de colaboração por ora denominada de Plano de Ações Articuladas (PAR) constitui-se na realidade um mecanismo de center constraining aos subgovernos nacionais em que a União situa-se como a grande demos constraining do federalismo brasileiro, caracterizando-se um pacto incompleto.Palavras-Chave: Federalismo Cooperativo. Plano de Ações Articuladas. Pacto federativo.Federalism Cooperative and Action Plan Articulated (PAR) – some theoretical approachesABSTRACTThe article discusses the Brazilian federalism from the theoretical matrix self rule plus shared rule, ie federalism while pact. From this theoretical framework it is argued that the educational policy to streamline the federal pact in education through collaboration scheme now called Articulated Action Plan (PAR) constitutes in fact a center constraining mechanism to sub governments national where the Union stands as the great demos constraining the Brazilian federalism, characterizing na incomplete agreement.Keywords: Cooperative Federalism. Plan Linked Shares. Federal pact.Federalismo Cooperativo y Plan de Acciones Articuladas (PAR) – algunos enfoques teóricosRESUMENEl artículo discute el federalismo brasilero a partir de la matriz teórica self rule plus shared rule. O sea el federalismo como pacto. A partir de esta matriz teórica se defiende que la política educacional está encaminada para dinamizar el pacto federativo en el área educacional por medio del régimen de colaboración por ahora denominado Plan de Acciones Articuladas (PAR) se constituye en una realidad, un mecanismo de center constraining a los subgobiernos nacionales donde la unión se sitúa como la grande demos constraining del federalimo brasilero, caracterizándose un pacto incompleto.Palabras Clave: Federalismo cooperativo. Plan de Acciones Articuladas. Pacto federativo.
id UFMA-3_b4380477c029b70d5b483735b011cd3e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6978
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricasFederalismo cooperativo. Plano de Ações Articuladas. Pacto federativoO artigo discute o federalismo brasileiro a partir da matriz teórica self rule plus shared rule, ou seja, o federalismo enquanto pacto. A partir desta matriz teórica defende-se que a política educacional voltada para dinamizar o pacto federativo na área educacional por meio do regime de colaboração por ora denominada de Plano de Ações Articuladas (PAR) constitui-se na realidade um mecanismo de center constraining aos subgovernos nacionais em que a União situa-se como a grande demos constraining do federalismo brasileiro, caracterizando-se um pacto incompleto.Palavras-Chave: Federalismo Cooperativo. Plano de Ações Articuladas. Pacto federativo.Federalism Cooperative and Action Plan Articulated (PAR) – some theoretical approachesABSTRACTThe article discusses the Brazilian federalism from the theoretical matrix self rule plus shared rule, ie federalism while pact. From this theoretical framework it is argued that the educational policy to streamline the federal pact in education through collaboration scheme now called Articulated Action Plan (PAR) constitutes in fact a center constraining mechanism to sub governments national where the Union stands as the great demos constraining the Brazilian federalism, characterizing na incomplete agreement.Keywords: Cooperative Federalism. Plan Linked Shares. Federal pact.Federalismo Cooperativo y Plan de Acciones Articuladas (PAR) – algunos enfoques teóricosRESUMENEl artículo discute el federalismo brasilero a partir de la matriz teórica self rule plus shared rule. O sea el federalismo como pacto. A partir de esta matriz teórica se defiende que la política educacional está encaminada para dinamizar el pacto federativo en el área educacional por medio del régimen de colaboración por ahora denominado Plan de Acciones Articuladas (PAR) se constituye en una realidad, un mecanismo de center constraining a los subgobiernos nacionales donde la unión se sitúa como la grande demos constraining del federalimo brasilero, caracterizándose un pacto incompleto.Palabras Clave: Federalismo cooperativo. Plan de Acciones Articuladas. Pacto federativo.Universidade Federal do Maranhão2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/697810.18764/2358-4319.v10n1p208-230Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 1, jan./abr. 2017; p.208-2302358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6978/4399Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Karla Cristina SilvaCastro, Alda Maria Duarte Araújo2017-07-31T21:23:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6978Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-07-31T21:23:05Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas
title Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas
spellingShingle Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas
Sousa, Karla Cristina Silva
Federalismo cooperativo. Plano de Ações Articuladas. Pacto federativo
title_short Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas
title_full Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas
title_fullStr Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas
title_full_unstemmed Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas
title_sort Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas
author Sousa, Karla Cristina Silva
author_facet Sousa, Karla Cristina Silva
Castro, Alda Maria Duarte Araújo
author_role author
author2 Castro, Alda Maria Duarte Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Karla Cristina Silva
Castro, Alda Maria Duarte Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Federalismo cooperativo. Plano de Ações Articuladas. Pacto federativo
topic Federalismo cooperativo. Plano de Ações Articuladas. Pacto federativo
description O artigo discute o federalismo brasileiro a partir da matriz teórica self rule plus shared rule, ou seja, o federalismo enquanto pacto. A partir desta matriz teórica defende-se que a política educacional voltada para dinamizar o pacto federativo na área educacional por meio do regime de colaboração por ora denominada de Plano de Ações Articuladas (PAR) constitui-se na realidade um mecanismo de center constraining aos subgovernos nacionais em que a União situa-se como a grande demos constraining do federalismo brasileiro, caracterizando-se um pacto incompleto.Palavras-Chave: Federalismo Cooperativo. Plano de Ações Articuladas. Pacto federativo.Federalism Cooperative and Action Plan Articulated (PAR) – some theoretical approachesABSTRACTThe article discusses the Brazilian federalism from the theoretical matrix self rule plus shared rule, ie federalism while pact. From this theoretical framework it is argued that the educational policy to streamline the federal pact in education through collaboration scheme now called Articulated Action Plan (PAR) constitutes in fact a center constraining mechanism to sub governments national where the Union stands as the great demos constraining the Brazilian federalism, characterizing na incomplete agreement.Keywords: Cooperative Federalism. Plan Linked Shares. Federal pact.Federalismo Cooperativo y Plan de Acciones Articuladas (PAR) – algunos enfoques teóricosRESUMENEl artículo discute el federalismo brasilero a partir de la matriz teórica self rule plus shared rule. O sea el federalismo como pacto. A partir de esta matriz teórica se defiende que la política educacional está encaminada para dinamizar el pacto federativo en el área educacional por medio del régimen de colaboración por ahora denominado Plan de Acciones Articuladas (PAR) se constituye en una realidad, un mecanismo de center constraining a los subgobiernos nacionales donde la unión se sitúa como la grande demos constraining del federalimo brasilero, caracterizándose un pacto incompleto.Palabras Clave: Federalismo cooperativo. Plan de Acciones Articuladas. Pacto federativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6978
10.18764/2358-4319.v10n1p208-230
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6978
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v10n1p208-230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6978/4399
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 1, jan./abr. 2017; p.208-230
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320537300992