Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6978 |
Resumo: | O artigo discute o federalismo brasileiro a partir da matriz teórica self rule plus shared rule, ou seja, o federalismo enquanto pacto. A partir desta matriz teórica defende-se que a política educacional voltada para dinamizar o pacto federativo na área educacional por meio do regime de colaboração por ora denominada de Plano de Ações Articuladas (PAR) constitui-se na realidade um mecanismo de center constraining aos subgovernos nacionais em que a União situa-se como a grande demos constraining do federalismo brasileiro, caracterizando-se um pacto incompleto.Palavras-Chave: Federalismo Cooperativo. Plano de Ações Articuladas. Pacto federativo.Federalism Cooperative and Action Plan Articulated (PAR) – some theoretical approachesABSTRACTThe article discusses the Brazilian federalism from the theoretical matrix self rule plus shared rule, ie federalism while pact. From this theoretical framework it is argued that the educational policy to streamline the federal pact in education through collaboration scheme now called Articulated Action Plan (PAR) constitutes in fact a center constraining mechanism to sub governments national where the Union stands as the great demos constraining the Brazilian federalism, characterizing na incomplete agreement.Keywords: Cooperative Federalism. Plan Linked Shares. Federal pact.Federalismo Cooperativo y Plan de Acciones Articuladas (PAR) – algunos enfoques teóricosRESUMENEl artículo discute el federalismo brasilero a partir de la matriz teórica self rule plus shared rule. O sea el federalismo como pacto. A partir de esta matriz teórica se defiende que la política educacional está encaminada para dinamizar el pacto federativo en el área educacional por medio del régimen de colaboración por ahora denominado Plan de Acciones Articuladas (PAR) se constituye en una realidad, un mecanismo de center constraining a los subgobiernos nacionales donde la unión se sitúa como la grande demos constraining del federalimo brasilero, caracterizándose un pacto incompleto.Palabras Clave: Federalismo cooperativo. Plan de Acciones Articuladas. Pacto federativo. |
id |
UFMA-3_b4380477c029b70d5b483735b011cd3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6978 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricasFederalismo cooperativo. Plano de Ações Articuladas. Pacto federativoO artigo discute o federalismo brasileiro a partir da matriz teórica self rule plus shared rule, ou seja, o federalismo enquanto pacto. A partir desta matriz teórica defende-se que a política educacional voltada para dinamizar o pacto federativo na área educacional por meio do regime de colaboração por ora denominada de Plano de Ações Articuladas (PAR) constitui-se na realidade um mecanismo de center constraining aos subgovernos nacionais em que a União situa-se como a grande demos constraining do federalismo brasileiro, caracterizando-se um pacto incompleto.Palavras-Chave: Federalismo Cooperativo. Plano de Ações Articuladas. Pacto federativo.Federalism Cooperative and Action Plan Articulated (PAR) – some theoretical approachesABSTRACTThe article discusses the Brazilian federalism from the theoretical matrix self rule plus shared rule, ie federalism while pact. From this theoretical framework it is argued that the educational policy to streamline the federal pact in education through collaboration scheme now called Articulated Action Plan (PAR) constitutes in fact a center constraining mechanism to sub governments national where the Union stands as the great demos constraining the Brazilian federalism, characterizing na incomplete agreement.Keywords: Cooperative Federalism. Plan Linked Shares. Federal pact.Federalismo Cooperativo y Plan de Acciones Articuladas (PAR) – algunos enfoques teóricosRESUMENEl artículo discute el federalismo brasilero a partir de la matriz teórica self rule plus shared rule. O sea el federalismo como pacto. A partir de esta matriz teórica se defiende que la política educacional está encaminada para dinamizar el pacto federativo en el área educacional por medio del régimen de colaboración por ahora denominado Plan de Acciones Articuladas (PAR) se constituye en una realidad, un mecanismo de center constraining a los subgobiernos nacionales donde la unión se sitúa como la grande demos constraining del federalimo brasilero, caracterizándose un pacto incompleto.Palabras Clave: Federalismo cooperativo. Plan de Acciones Articuladas. Pacto federativo.Universidade Federal do Maranhão2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/697810.18764/2358-4319.v10n1p208-230Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 1, jan./abr. 2017; p.208-2302358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6978/4399Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Karla Cristina SilvaCastro, Alda Maria Duarte Araújo2017-07-31T21:23:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6978Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-07-31T21:23:05Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas |
title |
Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas |
spellingShingle |
Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas Sousa, Karla Cristina Silva Federalismo cooperativo. Plano de Ações Articuladas. Pacto federativo |
title_short |
Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas |
title_full |
Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas |
title_fullStr |
Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas |
title_full_unstemmed |
Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas |
title_sort |
Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) – algumas aproximações teóricas |
author |
Sousa, Karla Cristina Silva |
author_facet |
Sousa, Karla Cristina Silva Castro, Alda Maria Duarte Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Alda Maria Duarte Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Karla Cristina Silva Castro, Alda Maria Duarte Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Federalismo cooperativo. Plano de Ações Articuladas. Pacto federativo |
topic |
Federalismo cooperativo. Plano de Ações Articuladas. Pacto federativo |
description |
O artigo discute o federalismo brasileiro a partir da matriz teórica self rule plus shared rule, ou seja, o federalismo enquanto pacto. A partir desta matriz teórica defende-se que a política educacional voltada para dinamizar o pacto federativo na área educacional por meio do regime de colaboração por ora denominada de Plano de Ações Articuladas (PAR) constitui-se na realidade um mecanismo de center constraining aos subgovernos nacionais em que a União situa-se como a grande demos constraining do federalismo brasileiro, caracterizando-se um pacto incompleto.Palavras-Chave: Federalismo Cooperativo. Plano de Ações Articuladas. Pacto federativo.Federalism Cooperative and Action Plan Articulated (PAR) – some theoretical approachesABSTRACTThe article discusses the Brazilian federalism from the theoretical matrix self rule plus shared rule, ie federalism while pact. From this theoretical framework it is argued that the educational policy to streamline the federal pact in education through collaboration scheme now called Articulated Action Plan (PAR) constitutes in fact a center constraining mechanism to sub governments national where the Union stands as the great demos constraining the Brazilian federalism, characterizing na incomplete agreement.Keywords: Cooperative Federalism. Plan Linked Shares. Federal pact.Federalismo Cooperativo y Plan de Acciones Articuladas (PAR) – algunos enfoques teóricosRESUMENEl artículo discute el federalismo brasilero a partir de la matriz teórica self rule plus shared rule. O sea el federalismo como pacto. A partir de esta matriz teórica se defiende que la política educacional está encaminada para dinamizar el pacto federativo en el área educacional por medio del régimen de colaboración por ahora denominado Plan de Acciones Articuladas (PAR) se constituye en una realidad, un mecanismo de center constraining a los subgobiernos nacionales donde la unión se sitúa como la grande demos constraining del federalimo brasilero, caracterizándose un pacto incompleto.Palabras Clave: Federalismo cooperativo. Plan de Acciones Articuladas. Pacto federativo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6978 10.18764/2358-4319.v10n1p208-230 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6978 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v10n1p208-230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6978/4399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 1, jan./abr. 2017; p.208-230 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320537300992 |