“Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11484 |
Resumo: | No presente estudo teve-se como objetivo compreender os fatores que levaram pessoas da terceira idade a terem sua escolaridade usurpada e como a sua leitura de mundo contribui para preservar seus saberes e suas memórias com altivez. Como recurso metodológico, utilizou-se uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os participantes foram três idosos integrantes do Centro de Convivência do Idoso de um município da Zona da Mata do Estado de Rondônia. As informações foram coletadas por meio de entrevistas estruturadas e analisadas seguindo as orientações da Análise de Conteúdo. Em relação ao aporte teórico, o presente estudo apoiou-se em autores como Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015), entre outros. A partir dos relatos foi possível identificar cinco categorias temáticas: 1) a pobreza como marcador social determinante ao analfabetismo; 2) a exclusão familiar com a dimensão no convívio e no relacionamento; 3) o analfabetismo como fator determinante para a exclusão social; 4) os sonhos e as experiências de vida como elementos de enfrentamento ao analfabetismo; 5) e o envelhecimento e sua relação com as novas tecnologias. Conclui-se que a exclusão social do idoso acontece de forma velada e que os conhecimentos de mundo adquiridos com o passar da idade não recebem reconhecimento por parte dos familiares e da comunidade em que este se encontra inserido.Palavras-chave: Idoso. Analfabetismo. Exclusão social."If I had studied I wouldn't have suffered so much": knowledge and memories of illiterate elderly peopleAbstractThe purpose with this study was to understand the factors that led people in the elderly people to have their schooling usurped and how their reading of the world contributes to preserving their knowledge and their memories with haughtiness. As a methodological resource, a qualitative approach of the descriptive type was used. The participants were three elderly participants of the Center for the Cohabitation of the Elderly in a municipality of Zona da Mata in the State of Rondônia. The information was collected through structured interviews and analyzed according to the Content Analysis guidelines. As a theoretical contribution, the present study was supported by authors such as Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015) and others. From the reports it was possible to identify five thematic categories: 1) poverty as a social marker that determines illiteracy; 2) family exclusion with the dimension of socializing and relationship; 3) illiteracy as a determining factor for social exclusion; 4) dreams and life experiences as elements of coping with illiteracy; 5) and aging and its relationship with new technologies. It is concluded that the social exclusion of the elderly occurs in a veiled way and the knowledge of the world acquired with the passing of the age has not apprehended by the relatives and the community in which it is inserted.Keywords: Elderly. Illiteracy. Social exclusion. “Si yo tuviera estudiado, no sufriría tanto”: conocimientos y memorias de ancianos analfabetosResumenEn el presente estudio tuvimos como objetivo comprender los factores que hicieron con que personas de la tercera edad tuvieran su escolaridad usurpada y como su lectura de mundo contribuyó para la preservación de sus conocimientos y sus memorias con la cabeza erguida. Como recurso metodológico, se utilizó un abordaje cualitativo del tipo descriptivo. Los participantes fueron tres ancianos integrantes del Centro de Convivencia del Anciano de un municipio de la región llamada Zona da Mata, del Estado de Rondônia. Las informaciones fueron recogidas por medio de entrevistas estructuradas y analizadas de acuerdo con las orientaciones del Análisis de Contenido. Con relación al aporte teórico, este estudio se apoyó en autores como Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015), entre otros. A partir de los relatos fue posible identificar cinco categorías temáticas: 1) la pobreza como marcador social determinante del analfabetismo; 2) la exclusión familiar con la dimensión en la convivencia y en el relacionamiento; 3) el analfabetismo como factor determinante para la exclusión social; 4) sueños y experiencias de vida como elementos de enfrentamiento al analfabetismo; 5) y el envejecimiento y su relación con las nuevas tecnologías. Se concluye que la exclusión social del anciano sucede de manera velada y que los conocimientos de mundo adquiridos con el avance de la edad no son apreciados por la familia ni por la comunidad en que vive el anciano. Palabras clave: Anciano. Analfabetismo. Exclusión social. |
id |
UFMA-3_b763104dae154ad4bcd8ada665111c9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11484 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
“Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetosIdoso. Analfabetismo. Exclusão social.No presente estudo teve-se como objetivo compreender os fatores que levaram pessoas da terceira idade a terem sua escolaridade usurpada e como a sua leitura de mundo contribui para preservar seus saberes e suas memórias com altivez. Como recurso metodológico, utilizou-se uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os participantes foram três idosos integrantes do Centro de Convivência do Idoso de um município da Zona da Mata do Estado de Rondônia. As informações foram coletadas por meio de entrevistas estruturadas e analisadas seguindo as orientações da Análise de Conteúdo. Em relação ao aporte teórico, o presente estudo apoiou-se em autores como Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015), entre outros. A partir dos relatos foi possível identificar cinco categorias temáticas: 1) a pobreza como marcador social determinante ao analfabetismo; 2) a exclusão familiar com a dimensão no convívio e no relacionamento; 3) o analfabetismo como fator determinante para a exclusão social; 4) os sonhos e as experiências de vida como elementos de enfrentamento ao analfabetismo; 5) e o envelhecimento e sua relação com as novas tecnologias. Conclui-se que a exclusão social do idoso acontece de forma velada e que os conhecimentos de mundo adquiridos com o passar da idade não recebem reconhecimento por parte dos familiares e da comunidade em que este se encontra inserido.Palavras-chave: Idoso. Analfabetismo. Exclusão social."If I had studied I wouldn't have suffered so much": knowledge and memories of illiterate elderly peopleAbstractThe purpose with this study was to understand the factors that led people in the elderly people to have their schooling usurped and how their reading of the world contributes to preserving their knowledge and their memories with haughtiness. As a methodological resource, a qualitative approach of the descriptive type was used. The participants were three elderly participants of the Center for the Cohabitation of the Elderly in a municipality of Zona da Mata in the State of Rondônia. The information was collected through structured interviews and analyzed according to the Content Analysis guidelines. As a theoretical contribution, the present study was supported by authors such as Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015) and others. From the reports it was possible to identify five thematic categories: 1) poverty as a social marker that determines illiteracy; 2) family exclusion with the dimension of socializing and relationship; 3) illiteracy as a determining factor for social exclusion; 4) dreams and life experiences as elements of coping with illiteracy; 5) and aging and its relationship with new technologies. It is concluded that the social exclusion of the elderly occurs in a veiled way and the knowledge of the world acquired with the passing of the age has not apprehended by the relatives and the community in which it is inserted.Keywords: Elderly. Illiteracy. Social exclusion. “Si yo tuviera estudiado, no sufriría tanto”: conocimientos y memorias de ancianos analfabetosResumenEn el presente estudio tuvimos como objetivo comprender los factores que hicieron con que personas de la tercera edad tuvieran su escolaridad usurpada y como su lectura de mundo contribuyó para la preservación de sus conocimientos y sus memorias con la cabeza erguida. Como recurso metodológico, se utilizó un abordaje cualitativo del tipo descriptivo. Los participantes fueron tres ancianos integrantes del Centro de Convivencia del Anciano de un municipio de la región llamada Zona da Mata, del Estado de Rondônia. Las informaciones fueron recogidas por medio de entrevistas estructuradas y analizadas de acuerdo con las orientaciones del Análisis de Contenido. Con relación al aporte teórico, este estudio se apoyó en autores como Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015), entre otros. A partir de los relatos fue posible identificar cinco categorías temáticas: 1) la pobreza como marcador social determinante del analfabetismo; 2) la exclusión familiar con la dimensión en la convivencia y en el relacionamiento; 3) el analfabetismo como factor determinante para la exclusión social; 4) sueños y experiencias de vida como elementos de enfrentamiento al analfabetismo; 5) y el envejecimiento y su relación con las nuevas tecnologías. Se concluye que la exclusión social del anciano sucede de manera velada y que los conocimientos de mundo adquiridos con el avance de la edad no son apreciados por la familia ni por la comunidad en que vive el anciano. Palabras clave: Anciano. Analfabetismo. Exclusión social.Universidade Federal do Maranhão2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1148410.18764/2358-4319.v12n2p119-144Revista Educação e Emancipação; v.12, n.2, maio/ago.2019; p. 119-1442358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11484/6523Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Eraldo CarlosLima, Rosilda França2019-11-12T04:17:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11484Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-11-12T04:17:24Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos |
title |
“Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos |
spellingShingle |
“Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos Batista, Eraldo Carlos Idoso. Analfabetismo. Exclusão social. |
title_short |
“Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos |
title_full |
“Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos |
title_fullStr |
“Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos |
title_full_unstemmed |
“Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos |
title_sort |
“Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos |
author |
Batista, Eraldo Carlos |
author_facet |
Batista, Eraldo Carlos Lima, Rosilda França |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Rosilda França |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Eraldo Carlos Lima, Rosilda França |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idoso. Analfabetismo. Exclusão social. |
topic |
Idoso. Analfabetismo. Exclusão social. |
description |
No presente estudo teve-se como objetivo compreender os fatores que levaram pessoas da terceira idade a terem sua escolaridade usurpada e como a sua leitura de mundo contribui para preservar seus saberes e suas memórias com altivez. Como recurso metodológico, utilizou-se uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os participantes foram três idosos integrantes do Centro de Convivência do Idoso de um município da Zona da Mata do Estado de Rondônia. As informações foram coletadas por meio de entrevistas estruturadas e analisadas seguindo as orientações da Análise de Conteúdo. Em relação ao aporte teórico, o presente estudo apoiou-se em autores como Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015), entre outros. A partir dos relatos foi possível identificar cinco categorias temáticas: 1) a pobreza como marcador social determinante ao analfabetismo; 2) a exclusão familiar com a dimensão no convívio e no relacionamento; 3) o analfabetismo como fator determinante para a exclusão social; 4) os sonhos e as experiências de vida como elementos de enfrentamento ao analfabetismo; 5) e o envelhecimento e sua relação com as novas tecnologias. Conclui-se que a exclusão social do idoso acontece de forma velada e que os conhecimentos de mundo adquiridos com o passar da idade não recebem reconhecimento por parte dos familiares e da comunidade em que este se encontra inserido.Palavras-chave: Idoso. Analfabetismo. Exclusão social."If I had studied I wouldn't have suffered so much": knowledge and memories of illiterate elderly peopleAbstractThe purpose with this study was to understand the factors that led people in the elderly people to have their schooling usurped and how their reading of the world contributes to preserving their knowledge and their memories with haughtiness. As a methodological resource, a qualitative approach of the descriptive type was used. The participants were three elderly participants of the Center for the Cohabitation of the Elderly in a municipality of Zona da Mata in the State of Rondônia. The information was collected through structured interviews and analyzed according to the Content Analysis guidelines. As a theoretical contribution, the present study was supported by authors such as Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015) and others. From the reports it was possible to identify five thematic categories: 1) poverty as a social marker that determines illiteracy; 2) family exclusion with the dimension of socializing and relationship; 3) illiteracy as a determining factor for social exclusion; 4) dreams and life experiences as elements of coping with illiteracy; 5) and aging and its relationship with new technologies. It is concluded that the social exclusion of the elderly occurs in a veiled way and the knowledge of the world acquired with the passing of the age has not apprehended by the relatives and the community in which it is inserted.Keywords: Elderly. Illiteracy. Social exclusion. “Si yo tuviera estudiado, no sufriría tanto”: conocimientos y memorias de ancianos analfabetosResumenEn el presente estudio tuvimos como objetivo comprender los factores que hicieron con que personas de la tercera edad tuvieran su escolaridad usurpada y como su lectura de mundo contribuyó para la preservación de sus conocimientos y sus memorias con la cabeza erguida. Como recurso metodológico, se utilizó un abordaje cualitativo del tipo descriptivo. Los participantes fueron tres ancianos integrantes del Centro de Convivencia del Anciano de un municipio de la región llamada Zona da Mata, del Estado de Rondônia. Las informaciones fueron recogidas por medio de entrevistas estructuradas y analizadas de acuerdo con las orientaciones del Análisis de Contenido. Con relación al aporte teórico, este estudio se apoyó en autores como Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015), entre otros. A partir de los relatos fue posible identificar cinco categorías temáticas: 1) la pobreza como marcador social determinante del analfabetismo; 2) la exclusión familiar con la dimensión en la convivencia y en el relacionamiento; 3) el analfabetismo como factor determinante para la exclusión social; 4) sueños y experiencias de vida como elementos de enfrentamiento al analfabetismo; 5) y el envejecimiento y su relación con las nuevas tecnologías. Se concluye que la exclusión social del anciano sucede de manera velada y que los conocimientos de mundo adquiridos con el avance de la edad no son apreciados por la familia ni por la comunidad en que vive el anciano. Palabras clave: Anciano. Analfabetismo. Exclusión social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11484 10.18764/2358-4319.v12n2p119-144 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11484 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v12n2p119-144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11484/6523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.12, n.2, maio/ago.2019; p. 119-144 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711321125552128 |