A universidade em ação: ensino, formação e extensão no Festival da Primavera da UEMG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17238 |
Resumo: | Este artigo versa sobre o I Festival da Primavera, realizado no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais, em 2019. Os objetivos são avaliar o evento e promover reflexões para aprimorá-lo, pensando em projetos educacionais inovadores que aperfeiçoem o ensino, a extensão e a pesquisa na docência universitária, além da utilização do conceito principal de Moscovici (2003) para analisar as representações sociais dos participantes. A coleta dos dados ocorreu por questionário on-line, enviado a posteriori aos participantes. Os resultados apontam que o evento é um espaço importante para debates, mas ressaltam pontos a serem melhorados em sua realização.Palavras-chave: Festival Universitário. Comunidade. Extensão.The university in action: education, formation and outreach in The UEMG Spring FestivalABSTRACTThis is an article about the UEMG Springtime Festival, which took place in the Minas Gerais State University in 2019. The goals are to evaluate the event and to promote reflections in order to bolster it, by thinking of educational projects that enhance teaching, outreach and research in scholarship, also using Moscovici’s (2003) main concept to analyze the social representation of participants. The data was collected through an online survey. The results show that the event is an important space for debate, although there is room for improvement in its organization.Keywords: University Festival. Community. Outreach.La universidad en acción: enseñanza, formación y extensión en el Festival de Primavera UEMGRESUMENEste artículo trata sobre el Festival de Primavera celebrado en la Universidad del Estado de Minas Gerais en 2019. Los objetivos son evaluar el evento y promover reflexiones para mejorarlo, pensando enproyectos educativos innovadores que mejoren la docencia, extensión e investigación en la docencia universitaria, además del uso del concepto principal de Moscovici (2003) para analizar las representaciones sociales de los participantes. La recopilación de datos se produjo mediante cuestionario on-line (en línea). Los resultados indican que el evento es unespacio importante para los debates, pero destacan los puntos a mejorar en su realización.Palabras clave: Festival Universitario. Comunidad. Extensión. |
id |
UFMA-3_c014918ba8ea562c924bc49d484149c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17238 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
A universidade em ação: ensino, formação e extensão no Festival da Primavera da UEMGFestival Universitário. Comunidade. ExtensãoEste artigo versa sobre o I Festival da Primavera, realizado no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais, em 2019. Os objetivos são avaliar o evento e promover reflexões para aprimorá-lo, pensando em projetos educacionais inovadores que aperfeiçoem o ensino, a extensão e a pesquisa na docência universitária, além da utilização do conceito principal de Moscovici (2003) para analisar as representações sociais dos participantes. A coleta dos dados ocorreu por questionário on-line, enviado a posteriori aos participantes. Os resultados apontam que o evento é um espaço importante para debates, mas ressaltam pontos a serem melhorados em sua realização.Palavras-chave: Festival Universitário. Comunidade. Extensão.The university in action: education, formation and outreach in The UEMG Spring FestivalABSTRACTThis is an article about the UEMG Springtime Festival, which took place in the Minas Gerais State University in 2019. The goals are to evaluate the event and to promote reflections in order to bolster it, by thinking of educational projects that enhance teaching, outreach and research in scholarship, also using Moscovici’s (2003) main concept to analyze the social representation of participants. The data was collected through an online survey. The results show that the event is an important space for debate, although there is room for improvement in its organization.Keywords: University Festival. Community. Outreach.La universidad en acción: enseñanza, formación y extensión en el Festival de Primavera UEMGRESUMENEste artículo trata sobre el Festival de Primavera celebrado en la Universidad del Estado de Minas Gerais en 2019. Los objetivos son evaluar el evento y promover reflexiones para mejorarlo, pensando enproyectos educativos innovadores que mejoren la docencia, extensión e investigación en la docencia universitaria, además del uso del concepto principal de Moscovici (2003) para analizar las representaciones sociales de los participantes. La recopilación de datos se produjo mediante cuestionario on-line (en línea). Los resultados indican que el evento es unespacio importante para los debates, pero destacan los puntos a mejorar en su realización.Palabras clave: Festival Universitario. Comunidad. Extensión.Universidade Federal do Maranhão2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1723810.18764/2358-4319.v14n2p425-451Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.425-4512358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17238/9322Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaz, Aline ChoucairBrescia, Amanda Tolomelli2021-07-17T16:48:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17238Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2021-07-17T16:48:20Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A universidade em ação: ensino, formação e extensão no Festival da Primavera da UEMG |
title |
A universidade em ação: ensino, formação e extensão no Festival da Primavera da UEMG |
spellingShingle |
A universidade em ação: ensino, formação e extensão no Festival da Primavera da UEMG Vaz, Aline Choucair Festival Universitário. Comunidade. Extensão |
title_short |
A universidade em ação: ensino, formação e extensão no Festival da Primavera da UEMG |
title_full |
A universidade em ação: ensino, formação e extensão no Festival da Primavera da UEMG |
title_fullStr |
A universidade em ação: ensino, formação e extensão no Festival da Primavera da UEMG |
title_full_unstemmed |
A universidade em ação: ensino, formação e extensão no Festival da Primavera da UEMG |
title_sort |
A universidade em ação: ensino, formação e extensão no Festival da Primavera da UEMG |
author |
Vaz, Aline Choucair |
author_facet |
Vaz, Aline Choucair Brescia, Amanda Tolomelli |
author_role |
author |
author2 |
Brescia, Amanda Tolomelli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Aline Choucair Brescia, Amanda Tolomelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Festival Universitário. Comunidade. Extensão |
topic |
Festival Universitário. Comunidade. Extensão |
description |
Este artigo versa sobre o I Festival da Primavera, realizado no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais, em 2019. Os objetivos são avaliar o evento e promover reflexões para aprimorá-lo, pensando em projetos educacionais inovadores que aperfeiçoem o ensino, a extensão e a pesquisa na docência universitária, além da utilização do conceito principal de Moscovici (2003) para analisar as representações sociais dos participantes. A coleta dos dados ocorreu por questionário on-line, enviado a posteriori aos participantes. Os resultados apontam que o evento é um espaço importante para debates, mas ressaltam pontos a serem melhorados em sua realização.Palavras-chave: Festival Universitário. Comunidade. Extensão.The university in action: education, formation and outreach in The UEMG Spring FestivalABSTRACTThis is an article about the UEMG Springtime Festival, which took place in the Minas Gerais State University in 2019. The goals are to evaluate the event and to promote reflections in order to bolster it, by thinking of educational projects that enhance teaching, outreach and research in scholarship, also using Moscovici’s (2003) main concept to analyze the social representation of participants. The data was collected through an online survey. The results show that the event is an important space for debate, although there is room for improvement in its organization.Keywords: University Festival. Community. Outreach.La universidad en acción: enseñanza, formación y extensión en el Festival de Primavera UEMGRESUMENEste artículo trata sobre el Festival de Primavera celebrado en la Universidad del Estado de Minas Gerais en 2019. Los objetivos son evaluar el evento y promover reflexiones para mejorarlo, pensando enproyectos educativos innovadores que mejoren la docencia, extensión e investigación en la docencia universitaria, además del uso del concepto principal de Moscovici (2003) para analizar las representaciones sociales de los participantes. La recopilación de datos se produjo mediante cuestionario on-line (en línea). Los resultados indican que el evento es unespacio importante para los debates, pero destacan los puntos a mejorar en su realización.Palabras clave: Festival Universitario. Comunidad. Extensión. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17238 10.18764/2358-4319.v14n2p425-451 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17238 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v14n2p425-451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17238/9322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.425-451 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711321736871936 |