Trajetória alternativa: mulheres quilombolas explorando o PROINQ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nascimento, Cynthia Cristina do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21525
Resumo: This article aims to reflect on some aspects related to the removal of Quilombola women participating in the Quilombola Inclusion Program (PROINQ) at the university. For this, we approach the implications of coloniality in the educational system. This is a qualitative study, based on bibliographical research substantiated in Quijano (2005), Gomes (2011), Lugones (2014) among others, and documentary research based on institutional reports. As a result, this study is expected to trigger a significant debate around the issues that affect the trajectory of Quilombola women in higher education, contributing to a sensitive look at the needs of this group and the reconfiguration of educational practices and policies.
id UFMA-3_cdc93d7c711bdaa74607056da38d2caa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21525
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Trajetória alternativa: mulheres quilombolas explorando o PROINQTrayectoria alternativa: mujer quilombola explorando PROINQAlternative trajectory: quilombola woman exploring PROINQcolonialityquilombola WomanPROINQcolonialidademulher quilombolaPROINQcolonialidademujer quilombolaPROINQThis article aims to reflect on some aspects related to the removal of Quilombola women participating in the Quilombola Inclusion Program (PROINQ) at the university. For this, we approach the implications of coloniality in the educational system. This is a qualitative study, based on bibliographical research substantiated in Quijano (2005), Gomes (2011), Lugones (2014) among others, and documentary research based on institutional reports. As a result, this study is expected to trigger a significant debate around the issues that affect the trajectory of Quilombola women in higher education, contributing to a sensitive look at the needs of this group and the reconfiguration of educational practices and policies.Este artigo tem como objetivo refletir a respeito de alguns aspectos que corroboram o afastamento das mulheres quilombolas participantes do Programa de Inclusão de Estudantes Quilombolas (PROINQ) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para isso, abordam-se as implicações da colonialidade no sistema educacional. Embora, tenham ocorrido modificações, ao longo do tempo, a pedagogia dominante ainda é marcada por práticas excludentes e conservadoras que perpetuam a colonialidade. Trata-se de um estudo qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica substanciada em Quijano (2005), Gomes (2011), Lugones (2014), dentre outros, e documental baseada em relatórios institucionais. Como resultado, espera-se que este estudo desencadeie um debate significativo em torno das questões que afetam a trajetória das mulheres quilombolas, no ensino superior, contribuindo para um olhar sensível às necessidades desse grupo e a reconfiguração de práticas e políticas educacionais.Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre algunos aspectos relacionados con el alejamiento de las mujeres quilombolas participantes del Programa de Inclusión Quilombola (PROINQ) en la universidad. Para ello, abordamos las implicaciones de la colonialidad en el sistema educativo. Se trata de un estudio cualitativo, basado en investigación bibliográfica fundamentada en Quijano (2005), Gomes (2011), Lugones (2014) entre otros, e investigación documental basada en informes institucionales. Como resultado, se espera que este estudio desencadene un debate significativo en torno a las cuestiones que inciden en la trayectoria de las mujeres quilombolas en la educación superior, contribuyendo a una mirada sensible a las necesidades de este grupo y a la reconfiguración de las prácticas y políticas educativas.    Universidade Federal do Maranhão2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2152510.18764/2358-4319v16n3.2023.65Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023; 741-7672358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21525/12140Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Maria AparecidaNascimento, Cynthia Cristina do 2023-11-20T21:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21525Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-11-20T21:20:13Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória alternativa: mulheres quilombolas explorando o PROINQ
Trayectoria alternativa: mujer quilombola explorando PROINQ
Alternative trajectory: quilombola woman exploring PROINQ
title Trajetória alternativa: mulheres quilombolas explorando o PROINQ
spellingShingle Trajetória alternativa: mulheres quilombolas explorando o PROINQ
Rezende, Maria Aparecida
coloniality
quilombola Woman
PROINQ
colonialidade
mulher quilombola
PROINQ
colonialidade
mujer quilombola
PROINQ
title_short Trajetória alternativa: mulheres quilombolas explorando o PROINQ
title_full Trajetória alternativa: mulheres quilombolas explorando o PROINQ
title_fullStr Trajetória alternativa: mulheres quilombolas explorando o PROINQ
title_full_unstemmed Trajetória alternativa: mulheres quilombolas explorando o PROINQ
title_sort Trajetória alternativa: mulheres quilombolas explorando o PROINQ
author Rezende, Maria Aparecida
author_facet Rezende, Maria Aparecida
Nascimento, Cynthia Cristina do
author_role author
author2 Nascimento, Cynthia Cristina do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Maria Aparecida
Nascimento, Cynthia Cristina do
dc.subject.por.fl_str_mv coloniality
quilombola Woman
PROINQ
colonialidade
mulher quilombola
PROINQ
colonialidade
mujer quilombola
PROINQ
topic coloniality
quilombola Woman
PROINQ
colonialidade
mulher quilombola
PROINQ
colonialidade
mujer quilombola
PROINQ
description This article aims to reflect on some aspects related to the removal of Quilombola women participating in the Quilombola Inclusion Program (PROINQ) at the university. For this, we approach the implications of coloniality in the educational system. This is a qualitative study, based on bibliographical research substantiated in Quijano (2005), Gomes (2011), Lugones (2014) among others, and documentary research based on institutional reports. As a result, this study is expected to trigger a significant debate around the issues that affect the trajectory of Quilombola women in higher education, contributing to a sensitive look at the needs of this group and the reconfiguration of educational practices and policies.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21525
10.18764/2358-4319v16n3.2023.65
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21525
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v16n3.2023.65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21525/12140
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023; 741-767
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711322477166592