El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2025 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23583 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo refletir o lugar de marginalização sistemática de adolescentes em conflito com a lei, com foco especial em jovens negros (pretos e pardos), no contexto escolar brasileiro. A análise crítica destaca como o processo formativo, ao longo de sua história social, corrobora para a segregação desses estudantes, perpetuando desigualdades sociais e econômicas em consonância com os interesses da sociedade moderna capitalista, tal qual, com a sociedade pautada na lógica do pan-óptico. Ao explorar a dinâmica educacional, ou pelo menos parte dela, o artigo destaca que as práticas pedagógicas, na maioria das vezes, falham em compreender as complexas realidades enfrentadas por esses adolescentes, resultando em estigmatização, discriminação e exclusão. Neste sentido, o fracasso escolar é convertido em uma produção individualista e reducionista, cujo mot se resume tão somente numa quase “classificação das espécies”. A falta de sensibilidade cultural e a ausência de abordagens pedagógicas de fato inclusivas, exacerbam as disparidades existentes, prejudicando ainda mais a trajetória educacional e social desses jovens em conflito com a lei. Além disso, a análise propõe uma reflexão sobre como as estruturas educacionais podem, inadvertidamente, perpetuar as desigualdades sociais, contribuindo para a manutenção de um sistema que beneficia a sociedade capitalista em detrimento das populações marginalizadas. Este artigo busca não apenas evidenciar as lacunas existentes na esfera escolar, mas também oferecer uma visão crítica que proporcione reflexão e discussão sobre o lugar ocupado pela pedagogia nestes tempos e suas predileções. |
id |
UFMA-3_e16da82b23fb3c773767a923ed5721e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/23583 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñasThe color of school failure: the place of the young perpetrators in Brazilian schoolsA cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileiraschool failuresocio-educational measuresocial exclusionfracaso escolarmedida socioeducativaexclusión socialfracasso escolarmedida socioeducativaexclusão socialEste artigo tem por objetivo refletir o lugar de marginalização sistemática de adolescentes em conflito com a lei, com foco especial em jovens negros (pretos e pardos), no contexto escolar brasileiro. A análise crítica destaca como o processo formativo, ao longo de sua história social, corrobora para a segregação desses estudantes, perpetuando desigualdades sociais e econômicas em consonância com os interesses da sociedade moderna capitalista, tal qual, com a sociedade pautada na lógica do pan-óptico. Ao explorar a dinâmica educacional, ou pelo menos parte dela, o artigo destaca que as práticas pedagógicas, na maioria das vezes, falham em compreender as complexas realidades enfrentadas por esses adolescentes, resultando em estigmatização, discriminação e exclusão. Neste sentido, o fracasso escolar é convertido em uma produção individualista e reducionista, cujo mot se resume tão somente numa quase “classificação das espécies”. A falta de sensibilidade cultural e a ausência de abordagens pedagógicas de fato inclusivas, exacerbam as disparidades existentes, prejudicando ainda mais a trajetória educacional e social desses jovens em conflito com a lei. Além disso, a análise propõe uma reflexão sobre como as estruturas educacionais podem, inadvertidamente, perpetuar as desigualdades sociais, contribuindo para a manutenção de um sistema que beneficia a sociedade capitalista em detrimento das populações marginalizadas. Este artigo busca não apenas evidenciar as lacunas existentes na esfera escolar, mas também oferecer uma visão crítica que proporcione reflexão e discussão sobre o lugar ocupado pela pedagogia nestes tempos e suas predileções.This paper aims to reflect the place of systematic marginalization of adolescents in conflict with the law, with a special focus on young black people (black and mixed race), in the Brazilian school context. The critical analysis highlights how formative process, throughout its social history, contributes to the segregation of these students, perpetuating social and economic inequalities in line with the interests of modern capitalist society, i.e., with a society based on the logic of the panopticon. By exploring educational dynamics, or at least part of it, the article highlights those pedagogical practices that, in most cases, fail to understand the complex realities faced by these adolescents, resulting in stigmatization, discrimination and exclusion. In this sense, school failure is converted into an individualistic and reductionist production, whose motive can be summarized simply as an almost “classification of species”. The lack of cultural sensitivity and the absence of truly inclusive pedagogical approaches exacerbate existing disparities, further harming the educational and social trajectory of these young people in conflict with the law. Furthermore, the analysis proposes a reflection on how educational structures can inadvertently perpetuate social inequalities, contributing to the maintenance of a system that benefits capitalist society to the detriment of marginalized populations. This paper seeks not only to highlight the gaps that exist in the school sphere, but also to offer a critical vision that provides reflection and discussion about the place occupied by pedagogy today and its predilections.Este artículo tiene como objetivo reflejar el lugar de la marginación sistemática de los adolescentes en conflicto con la ley, con especial atención a los jóvenes negros (negros y mestizos), en el contexto escolar brasileño. El análisis crítico destaca cómo lo proceso de la formación, a lo largo de su historia social, contribuye a la segregación de estos estudiantes, perpetuando las desigualdades sociales y económicas en consonancia con los intereses de la sociedad capitalista moderna, es decir, con una sociedad basada en la lógica del panóptico. Al explorar la dinámica educativa, o al menos parte de ella, el artículo destaca que las prácticas pedagógicas, en la mayoría de los casos, no logran comprender las complejas realidades que enfrentan estos adolescentes, lo que resulta en estigmatización, discriminación y exclusión. En este sentido, el fracaso escolar se convierte en una producción individualista y reduccionista, cuyo motivo puede resumirse simplemente en una casi “clasificación de especies”. La falta de sensibilidad cultural y la ausencia de enfoques pedagógicos verdaderamente inclusivos exacerban las disparidades existentes, perjudicando aún más la trayectoria educativa y social de estos jóvenes en conflicto con la ley. Además, el análisis propone una reflexión sobre cómo las estructuras educativas pueden perpetuar inadvertidamente las desigualdades sociales, contribuyendo al mantenimiento de un sistema que beneficia a la sociedad capitalista en detrimento de las poblaciones marginadas. Este artículo busca no sólo resaltar las brechas que existen en el ámbito escolar, sino también ofrecer una visión crítica que proporcione reflexión y discusión sobre el lugar que ocupa la pedagogía en estos tiempos y sus predilecciones.Universidade Federal do Maranhão2025-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2358310.18764/2358-4319v18e23583Revista Educação e Emancipação; v. 18 (2025): (In Progress); e-23583 Education and Emancipation; Vol. 18 (2025): (In Progress); e-23583 2358-4319reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23583/13531Copyright (c) 2025 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Fábio CairesBarbi, Kathy Briones Capobianco, Nathiara Cristina 2025-02-03T16:19:23Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/23583Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2025-02-03T16:19:23Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas The color of school failure: the place of the young perpetrators in Brazilian schools A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira |
title |
El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas |
spellingShingle |
El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas Correia, Fábio Caires school failure socio-educational measure social exclusion fracaso escolar medida socioeducativa exclusión social fracasso escolar medida socioeducativa exclusão social |
title_short |
El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas |
title_full |
El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas |
title_fullStr |
El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas |
title_full_unstemmed |
El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas |
title_sort |
El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas |
author |
Correia, Fábio Caires |
author_facet |
Correia, Fábio Caires Barbi, Kathy Briones Capobianco, Nathiara Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Barbi, Kathy Briones Capobianco, Nathiara Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Fábio Caires Barbi, Kathy Briones Capobianco, Nathiara Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
school failure socio-educational measure social exclusion fracaso escolar medida socioeducativa exclusión social fracasso escolar medida socioeducativa exclusão social |
topic |
school failure socio-educational measure social exclusion fracaso escolar medida socioeducativa exclusión social fracasso escolar medida socioeducativa exclusão social |
description |
Este artigo tem por objetivo refletir o lugar de marginalização sistemática de adolescentes em conflito com a lei, com foco especial em jovens negros (pretos e pardos), no contexto escolar brasileiro. A análise crítica destaca como o processo formativo, ao longo de sua história social, corrobora para a segregação desses estudantes, perpetuando desigualdades sociais e econômicas em consonância com os interesses da sociedade moderna capitalista, tal qual, com a sociedade pautada na lógica do pan-óptico. Ao explorar a dinâmica educacional, ou pelo menos parte dela, o artigo destaca que as práticas pedagógicas, na maioria das vezes, falham em compreender as complexas realidades enfrentadas por esses adolescentes, resultando em estigmatização, discriminação e exclusão. Neste sentido, o fracasso escolar é convertido em uma produção individualista e reducionista, cujo mot se resume tão somente numa quase “classificação das espécies”. A falta de sensibilidade cultural e a ausência de abordagens pedagógicas de fato inclusivas, exacerbam as disparidades existentes, prejudicando ainda mais a trajetória educacional e social desses jovens em conflito com a lei. Além disso, a análise propõe uma reflexão sobre como as estruturas educacionais podem, inadvertidamente, perpetuar as desigualdades sociais, contribuindo para a manutenção de um sistema que beneficia a sociedade capitalista em detrimento das populações marginalizadas. Este artigo busca não apenas evidenciar as lacunas existentes na esfera escolar, mas também oferecer uma visão crítica que proporcione reflexão e discussão sobre o lugar ocupado pela pedagogia nestes tempos e suas predileções. |
publishDate |
2025 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2025-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23583 10.18764/2358-4319v18e23583 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23583 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v18e23583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23583/13531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2025 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2025 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 18 (2025): (In Progress); e-23583 Education and Emancipation; Vol. 18 (2025): (In Progress); e-23583 2358-4319 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1825939716276486144 |