El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Fábio Caires
Data de Publicação: 2025
Outros Autores: Barbi, Kathy Briones, Capobianco, Nathiara Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23583
Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir o lugar de marginalização sistemática de adolescentes em conflito com a lei, com foco especial em jovens negros (pretos e pardos), no contexto escolar brasileiro. A análise crítica destaca como o processo formativo, ao longo de sua história social, corrobora para a segregação desses estudantes, perpetuando desigualdades sociais e econômicas em consonância com os interesses da sociedade moderna capitalista, tal qual, com a sociedade pautada na lógica do pan-óptico. Ao explorar a dinâmica educacional, ou pelo menos parte dela, o artigo destaca que as práticas pedagógicas, na maioria das vezes, falham em compreender as complexas realidades enfrentadas por esses adolescentes, resultando em estigmatização, discriminação e exclusão. Neste sentido, o fracasso escolar é convertido em uma produção individualista e reducionista, cujo mot se resume tão somente numa quase “classificação das espécies”.  A falta de sensibilidade cultural e a ausência de abordagens pedagógicas de fato inclusivas, exacerbam as disparidades existentes, prejudicando ainda mais a trajetória educacional e social desses jovens em conflito com a lei. Além disso, a análise propõe uma reflexão sobre como as estruturas educacionais podem, inadvertidamente, perpetuar as desigualdades sociais, contribuindo para a manutenção de um sistema que beneficia a sociedade capitalista em detrimento das populações marginalizadas. Este artigo busca não apenas evidenciar as lacunas existentes na esfera escolar, mas também oferecer uma visão crítica que proporcione reflexão e discussão sobre o lugar ocupado pela pedagogia nestes tempos e suas predileções.
id UFMA-3_e16da82b23fb3c773767a923ed5721e1
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/23583
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñasThe color of school failure: the place of the young perpetrators in Brazilian schoolsA cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileiraschool failuresocio-educational measuresocial exclusionfracaso escolarmedida socioeducativaexclusión socialfracasso escolarmedida socioeducativaexclusão socialEste artigo tem por objetivo refletir o lugar de marginalização sistemática de adolescentes em conflito com a lei, com foco especial em jovens negros (pretos e pardos), no contexto escolar brasileiro. A análise crítica destaca como o processo formativo, ao longo de sua história social, corrobora para a segregação desses estudantes, perpetuando desigualdades sociais e econômicas em consonância com os interesses da sociedade moderna capitalista, tal qual, com a sociedade pautada na lógica do pan-óptico. Ao explorar a dinâmica educacional, ou pelo menos parte dela, o artigo destaca que as práticas pedagógicas, na maioria das vezes, falham em compreender as complexas realidades enfrentadas por esses adolescentes, resultando em estigmatização, discriminação e exclusão. Neste sentido, o fracasso escolar é convertido em uma produção individualista e reducionista, cujo mot se resume tão somente numa quase “classificação das espécies”.  A falta de sensibilidade cultural e a ausência de abordagens pedagógicas de fato inclusivas, exacerbam as disparidades existentes, prejudicando ainda mais a trajetória educacional e social desses jovens em conflito com a lei. Além disso, a análise propõe uma reflexão sobre como as estruturas educacionais podem, inadvertidamente, perpetuar as desigualdades sociais, contribuindo para a manutenção de um sistema que beneficia a sociedade capitalista em detrimento das populações marginalizadas. Este artigo busca não apenas evidenciar as lacunas existentes na esfera escolar, mas também oferecer uma visão crítica que proporcione reflexão e discussão sobre o lugar ocupado pela pedagogia nestes tempos e suas predileções.This paper aims to reflect the place of systematic marginalization of adolescents in conflict with the law, with a special focus on young black people (black and mixed race), in the Brazilian school context. The critical analysis highlights how formative process, throughout its social history, contributes to the segregation of these students, perpetuating social and economic inequalities in line with the interests of modern capitalist society, i.e., with a society based on the logic of the panopticon. By exploring educational dynamics, or at least part of it, the article highlights those pedagogical practices that, in most cases, fail to understand the complex realities faced by these adolescents, resulting in stigmatization, discrimination and exclusion. In this sense, school failure is converted into an individualistic and reductionist production, whose motive can be summarized simply as an almost “classification of species”. The lack of cultural sensitivity and the absence of truly inclusive pedagogical approaches exacerbate existing disparities, further harming the educational and social trajectory of these young people in conflict with the law. Furthermore, the analysis proposes a reflection on how educational structures can inadvertently perpetuate social inequalities, contributing to the maintenance of a system that benefits capitalist society to the detriment of marginalized populations. This paper seeks not only to highlight the gaps that exist in the school sphere, but also to offer a critical vision that provides reflection and discussion about the place occupied by pedagogy today and its predilections.Este artículo tiene como objetivo reflejar el lugar de la marginación sistemática de los adolescentes en conflicto con la ley, con especial atención a los jóvenes negros (negros y mestizos), en el contexto escolar brasileño. El análisis crítico destaca cómo lo proceso de la formación, a lo largo de su historia social, contribuye a la segregación de estos estudiantes, perpetuando las desigualdades sociales y económicas en consonancia con los intereses de la sociedad capitalista moderna, es decir, con una sociedad basada en la lógica del panóptico. Al explorar la dinámica educativa, o al menos parte de ella, el artículo destaca que las prácticas pedagógicas, en la mayoría de los casos, no logran comprender las complejas realidades que enfrentan estos adolescentes, lo que resulta en estigmatización, discriminación y exclusión. En este sentido, el fracaso escolar se convierte en una producción individualista y reduccionista, cuyo motivo puede resumirse simplemente en una casi “clasificación de especies”. La falta de sensibilidad cultural y la ausencia de enfoques pedagógicos verdaderamente inclusivos exacerban las disparidades existentes, perjudicando aún más la trayectoria educativa y social de estos jóvenes en conflicto con la ley. Además, el análisis propone una reflexión sobre cómo las estructuras educativas pueden perpetuar inadvertidamente las desigualdades sociales, contribuyendo al mantenimiento de un sistema que beneficia a la sociedad capitalista en detrimento de las poblaciones marginadas. Este artículo busca no sólo resaltar las brechas que existen en el ámbito escolar, sino también ofrecer una visión crítica que proporcione reflexión y discusión sobre el lugar que ocupa la pedagogía en estos tiempos y sus predilecciones.Universidade Federal do Maranhão2025-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2358310.18764/2358-4319v18e23583Revista Educação e Emancipação; v. 18 (2025): (In Progress); e-23583 Education and Emancipation; Vol. 18 (2025): (In Progress); e-23583 2358-4319reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23583/13531Copyright (c) 2025 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Fábio CairesBarbi, Kathy Briones Capobianco, Nathiara Cristina 2025-02-03T16:19:23Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/23583Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2025-02-03T16:19:23Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas
The color of school failure: the place of the young perpetrators in Brazilian schools
A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira
title El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas
spellingShingle El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas
Correia, Fábio Caires
school failure
socio-educational measure
social exclusion
fracaso escolar
medida socioeducativa
exclusión social
fracasso escolar
medida socioeducativa
exclusão social
title_short El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas
title_full El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas
title_fullStr El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas
title_full_unstemmed El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas
title_sort El color del fracaso escolar: el lugar del joven perpetrador de infracciones en las escuelas brasileñas
author Correia, Fábio Caires
author_facet Correia, Fábio Caires
Barbi, Kathy Briones
Capobianco, Nathiara Cristina
author_role author
author2 Barbi, Kathy Briones
Capobianco, Nathiara Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Fábio Caires
Barbi, Kathy Briones
Capobianco, Nathiara Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv school failure
socio-educational measure
social exclusion
fracaso escolar
medida socioeducativa
exclusión social
fracasso escolar
medida socioeducativa
exclusão social
topic school failure
socio-educational measure
social exclusion
fracaso escolar
medida socioeducativa
exclusión social
fracasso escolar
medida socioeducativa
exclusão social
description Este artigo tem por objetivo refletir o lugar de marginalização sistemática de adolescentes em conflito com a lei, com foco especial em jovens negros (pretos e pardos), no contexto escolar brasileiro. A análise crítica destaca como o processo formativo, ao longo de sua história social, corrobora para a segregação desses estudantes, perpetuando desigualdades sociais e econômicas em consonância com os interesses da sociedade moderna capitalista, tal qual, com a sociedade pautada na lógica do pan-óptico. Ao explorar a dinâmica educacional, ou pelo menos parte dela, o artigo destaca que as práticas pedagógicas, na maioria das vezes, falham em compreender as complexas realidades enfrentadas por esses adolescentes, resultando em estigmatização, discriminação e exclusão. Neste sentido, o fracasso escolar é convertido em uma produção individualista e reducionista, cujo mot se resume tão somente numa quase “classificação das espécies”.  A falta de sensibilidade cultural e a ausência de abordagens pedagógicas de fato inclusivas, exacerbam as disparidades existentes, prejudicando ainda mais a trajetória educacional e social desses jovens em conflito com a lei. Além disso, a análise propõe uma reflexão sobre como as estruturas educacionais podem, inadvertidamente, perpetuar as desigualdades sociais, contribuindo para a manutenção de um sistema que beneficia a sociedade capitalista em detrimento das populações marginalizadas. Este artigo busca não apenas evidenciar as lacunas existentes na esfera escolar, mas também oferecer uma visão crítica que proporcione reflexão e discussão sobre o lugar ocupado pela pedagogia nestes tempos e suas predileções.
publishDate 2025
dc.date.none.fl_str_mv 2025-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23583
10.18764/2358-4319v18e23583
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23583
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v18e23583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23583/13531
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2025 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2025 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 18 (2025): (In Progress); e-23583
Education and Emancipation; Vol. 18 (2025): (In Progress); e-23583
2358-4319
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1825939716276486144