A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no litoral sul da Bahia: realidade e desafios no ano continuum 2020/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Janille da Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Cátia Regina Conceição dos, Santos, Arlete Ramos dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18213
Resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada na Rede Estadual de Educação da Bahia, com o recorte para as escolas situadas no Território de Identidades Litoral Sul (NTE 05). Tem como foco principal apresentar um panorama dessa modalidade dentro do ano continuum 2020/2021 no que tange à sua oferta, formas de organização e fluxo escolar, além de investigar quais recursos tecnológicos e estratégias pedagógicas estão sendo executadas no Ensino Remoto. A metodologia está baseada na pesquisa qualitativa – descritiva, em que utiliza a análise bibliográfica e documental como coleta de dados, que foram interpretados “à luz” da técnica de análise de conteúdo de Minayo (2000) e de referências de teóricos como Freire (1996) e Arruda (2020). Os resultados têm mostrado que a EJA precisa intensificar esforços para a realização da busca ativa e proposições de estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias digitais e/ou analógicas que possibilitem manter o vínculo com seus/suas alunos (as) e proporcionem a aprendizagem significativa para a construção de sua cidadania.Palavras-chave: EJA; Ensino remoto; Recursos.Youth and Adult Education (EJA) in the south coast of Bahia: reality and challenges in the year 2020/2021 continuumABSTRACTThis article presents reflections on Youth and Adult Education (EJA) offered in the State Education Network of Bahia, with a focus on schools located in the Territory of Identities Litoral Sul (NTE-05). Its main focus is to present an overview of this modality within the year 2020/2021 with regard to its offer, forms of organization and school flow, in addition to investigating which technological resources and pedagogical strategies are being implemented in Remote Education. The methodology is based on qualitative - descriptive research, using bibliographic and documentary analysis as data collection, which were interpreted “in the light” of Minayo's (2000) content analysis technique and theoretical references such as Freire (1996) and ARRUDA (2020). The results have shown that EJA needs to intensify efforts to carry out the active search and propositions of pedagogical strategies mediated by digital and / or analog technologies that make it possible to maintain the bond with its students and provide meaningful learning for the child. building their citizenship.Keywords: EJA; Remote teaching; Resources.Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en la costa sur de Bahia: realidad y desafíos en el continuo año 2020/2021RESUMENEste artículo presenta reflexiones sobre la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) que se ofrece en la Red de Educación del Estado de Bahía, con un enfoque en las escuelas ubicadas en el Territorio de Identidad Litoral Sul (NTE-05). Su principal enfoque es presentar un panorama de esta modalidad dentro del año continuo 2020/2021 en cuanto a su oferta, formas de organización y flujo escolar, además de indagar qué recursos tecnológicos y estrategias pedagógicas se están implementando en Educación Remota. La metodología se basa en una investigación cualitativo-descriptiva, que utiliza el análisis bibliográfico y documental como recolección de datos, los cuales fueron interpretados "a la luz" de la técnica de análisis de contenido de Minayo (2000) y referencias teóricas como Freire (1996) y ARRUDA (2020) ). Los resultados han demostrado que EJA necesita intensificar los esfuerzos para llevar a cabo la búsqueda activa y propuestas de estrategias pedagógicas mediadas por tecnologías digitales y / o analógicas que permitan mantener el vínculo con sus estudiantes y brindar aprendizajes significativos para la construcción de su ciudadanía.  Palabras clave: EJA; Enseñanza remota; Recursos.
id UFMA-3_e8c1f74e30ea1722ccbd29e86f6b0b39
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18213
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no litoral sul da Bahia: realidade e desafios no ano continuum 2020/2021EJAEnsino remotoRecursosEste artigo apresenta reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada na Rede Estadual de Educação da Bahia, com o recorte para as escolas situadas no Território de Identidades Litoral Sul (NTE 05). Tem como foco principal apresentar um panorama dessa modalidade dentro do ano continuum 2020/2021 no que tange à sua oferta, formas de organização e fluxo escolar, além de investigar quais recursos tecnológicos e estratégias pedagógicas estão sendo executadas no Ensino Remoto. A metodologia está baseada na pesquisa qualitativa – descritiva, em que utiliza a análise bibliográfica e documental como coleta de dados, que foram interpretados “à luz” da técnica de análise de conteúdo de Minayo (2000) e de referências de teóricos como Freire (1996) e Arruda (2020). Os resultados têm mostrado que a EJA precisa intensificar esforços para a realização da busca ativa e proposições de estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias digitais e/ou analógicas que possibilitem manter o vínculo com seus/suas alunos (as) e proporcionem a aprendizagem significativa para a construção de sua cidadania.Palavras-chave: EJA; Ensino remoto; Recursos.Youth and Adult Education (EJA) in the south coast of Bahia: reality and challenges in the year 2020/2021 continuumABSTRACTThis article presents reflections on Youth and Adult Education (EJA) offered in the State Education Network of Bahia, with a focus on schools located in the Territory of Identities Litoral Sul (NTE-05). Its main focus is to present an overview of this modality within the year 2020/2021 with regard to its offer, forms of organization and school flow, in addition to investigating which technological resources and pedagogical strategies are being implemented in Remote Education. The methodology is based on qualitative - descriptive research, using bibliographic and documentary analysis as data collection, which were interpreted “in the light” of Minayo's (2000) content analysis technique and theoretical references such as Freire (1996) and ARRUDA (2020). The results have shown that EJA needs to intensify efforts to carry out the active search and propositions of pedagogical strategies mediated by digital and / or analog technologies that make it possible to maintain the bond with its students and provide meaningful learning for the child. building their citizenship.Keywords: EJA; Remote teaching; Resources.Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en la costa sur de Bahia: realidad y desafíos en el continuo año 2020/2021RESUMENEste artículo presenta reflexiones sobre la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) que se ofrece en la Red de Educación del Estado de Bahía, con un enfoque en las escuelas ubicadas en el Territorio de Identidad Litoral Sul (NTE-05). Su principal enfoque es presentar un panorama de esta modalidad dentro del año continuo 2020/2021 en cuanto a su oferta, formas de organización y flujo escolar, además de indagar qué recursos tecnológicos y estrategias pedagógicas se están implementando en Educación Remota. La metodología se basa en una investigación cualitativo-descriptiva, que utiliza el análisis bibliográfico y documental como recolección de datos, los cuales fueron interpretados "a la luz" de la técnica de análisis de contenido de Minayo (2000) y referencias teóricas como Freire (1996) y ARRUDA (2020) ). Los resultados han demostrado que EJA necesita intensificar los esfuerzos para llevar a cabo la búsqueda activa y propuestas de estrategias pedagógicas mediadas por tecnologías digitales y / o analógicas que permitan mantener el vínculo con sus estudiantes y brindar aprendizajes significativos para la construcción de su ciudadanía.  Palabras clave: EJA; Enseñanza remota; Recursos.Universidade Federal do Maranhão2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1821310.18764/2358-4319.v14n3p497-522Revista Educação e Emancipação; v.14, n.3, DOSSIÊ TEMÁTICO, set./dez. 2021; p.497-5222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18213/9826Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Janille da CostaSantos, Cátia Regina Conceição dosSantos, Arlete Ramos dos2021-12-29T13:21:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18213Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2021-12-29T13:21:48Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no litoral sul da Bahia: realidade e desafios no ano continuum 2020/2021
title A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no litoral sul da Bahia: realidade e desafios no ano continuum 2020/2021
spellingShingle A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no litoral sul da Bahia: realidade e desafios no ano continuum 2020/2021
Pinto, Janille da Costa
EJA
Ensino remoto
Recursos
title_short A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no litoral sul da Bahia: realidade e desafios no ano continuum 2020/2021
title_full A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no litoral sul da Bahia: realidade e desafios no ano continuum 2020/2021
title_fullStr A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no litoral sul da Bahia: realidade e desafios no ano continuum 2020/2021
title_full_unstemmed A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no litoral sul da Bahia: realidade e desafios no ano continuum 2020/2021
title_sort A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no litoral sul da Bahia: realidade e desafios no ano continuum 2020/2021
author Pinto, Janille da Costa
author_facet Pinto, Janille da Costa
Santos, Cátia Regina Conceição dos
Santos, Arlete Ramos dos
author_role author
author2 Santos, Cátia Regina Conceição dos
Santos, Arlete Ramos dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Janille da Costa
Santos, Cátia Regina Conceição dos
Santos, Arlete Ramos dos
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Ensino remoto
Recursos
topic EJA
Ensino remoto
Recursos
description Este artigo apresenta reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada na Rede Estadual de Educação da Bahia, com o recorte para as escolas situadas no Território de Identidades Litoral Sul (NTE 05). Tem como foco principal apresentar um panorama dessa modalidade dentro do ano continuum 2020/2021 no que tange à sua oferta, formas de organização e fluxo escolar, além de investigar quais recursos tecnológicos e estratégias pedagógicas estão sendo executadas no Ensino Remoto. A metodologia está baseada na pesquisa qualitativa – descritiva, em que utiliza a análise bibliográfica e documental como coleta de dados, que foram interpretados “à luz” da técnica de análise de conteúdo de Minayo (2000) e de referências de teóricos como Freire (1996) e Arruda (2020). Os resultados têm mostrado que a EJA precisa intensificar esforços para a realização da busca ativa e proposições de estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias digitais e/ou analógicas que possibilitem manter o vínculo com seus/suas alunos (as) e proporcionem a aprendizagem significativa para a construção de sua cidadania.Palavras-chave: EJA; Ensino remoto; Recursos.Youth and Adult Education (EJA) in the south coast of Bahia: reality and challenges in the year 2020/2021 continuumABSTRACTThis article presents reflections on Youth and Adult Education (EJA) offered in the State Education Network of Bahia, with a focus on schools located in the Territory of Identities Litoral Sul (NTE-05). Its main focus is to present an overview of this modality within the year 2020/2021 with regard to its offer, forms of organization and school flow, in addition to investigating which technological resources and pedagogical strategies are being implemented in Remote Education. The methodology is based on qualitative - descriptive research, using bibliographic and documentary analysis as data collection, which were interpreted “in the light” of Minayo's (2000) content analysis technique and theoretical references such as Freire (1996) and ARRUDA (2020). The results have shown that EJA needs to intensify efforts to carry out the active search and propositions of pedagogical strategies mediated by digital and / or analog technologies that make it possible to maintain the bond with its students and provide meaningful learning for the child. building their citizenship.Keywords: EJA; Remote teaching; Resources.Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en la costa sur de Bahia: realidad y desafíos en el continuo año 2020/2021RESUMENEste artículo presenta reflexiones sobre la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) que se ofrece en la Red de Educación del Estado de Bahía, con un enfoque en las escuelas ubicadas en el Territorio de Identidad Litoral Sul (NTE-05). Su principal enfoque es presentar un panorama de esta modalidad dentro del año continuo 2020/2021 en cuanto a su oferta, formas de organización y flujo escolar, además de indagar qué recursos tecnológicos y estrategias pedagógicas se están implementando en Educación Remota. La metodología se basa en una investigación cualitativo-descriptiva, que utiliza el análisis bibliográfico y documental como recolección de datos, los cuales fueron interpretados "a la luz" de la técnica de análisis de contenido de Minayo (2000) y referencias teóricas como Freire (1996) y ARRUDA (2020) ). Los resultados han demostrado que EJA necesita intensificar los esfuerzos para llevar a cabo la búsqueda activa y propuestas de estrategias pedagógicas mediadas por tecnologías digitales y / o analógicas que permitan mantener el vínculo con sus estudiantes y brindar aprendizajes significativos para la construcción de su ciudadanía.  Palabras clave: EJA; Enseñanza remota; Recursos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18213
10.18764/2358-4319.v14n3p497-522
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18213
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v14n3p497-522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18213/9826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.14, n.3, DOSSIÊ TEMÁTICO, set./dez. 2021; p.497-522
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321832292352